NO INICIO DO BLOG

18 de abril de 2010

Não diga "mais melhor" nem "menos pior"

Quem nunca teve dúvida na hora de usar"melhor"ou "melhores","pior"ou "piores"? Essa confusão é comum e deve-se ao fato de essas palavras serem formações irregulares dos graus comparativo e superlativo relativo de superioridade tanto dos adjetivos"bom" e "mau", que têm no plural, como dos advérbios"bem" e "mal", que são invariáveis. Daí as formas "melhores" e "piores" no plural, serem apenas flexões dos adjetivos"bom" e"mau."
Para compararmos dois elementos que tenham em comum o fato de serem "bons"ou "maus", dizemos , respectivamente, que um é melhor ou pior que o outro. Ao dizermos, por exemplo, que um texto é melhor que o outro, pressupomos que os dois sejam bons.
Mas, se um é pior que o outro, é sinal de que os dois são maus. As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras. No grau comparativo de adjetivos , eles têm plural. Assim,"Alguns textos são melhores ou piores que outros."
Mas no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis. " As crianças se comportam melhor ou pior que os adultos.
É preciso observar no contexto se "melhor" e "pior"são adjetivos ou advérbios, o que não é difícil. O adjetivo caracteriza um substantivo, o advérbio modifica um verbo. Se forem equivalentes a "mais bom"e a "mais mau","melhor" e "pior" serão adjetivos e admitirão plural no lugar de "mais bom"e de "mais mal","melhor" e "pior"serão invariaveis.
Embora em geral não se usem as expressões"mais bom" e"mais mau" há um caso em que elas exprimem exatamente o que se pretende. Isso ocorre quando se comparam dois atributos de um mesmo ser. ASSIM - Ele é mais bom que bonito. Embora fosse horrível era mais mau que feio.
As formas "mais bem" e "mais mal"também são usadas, mas somente diante de particípios. Vejam -"Seu quarto é mais bem ou mais mal DECORADO que o meu."
Sabendo que "melhor" e "pior" são comparativos relativos de superioridade, entendem-se por redundantes construções como "mais melhor" e " mais pior." - Revisando para o vestibular.

Nenhum comentário: