NO INICIO DO BLOG

5 de abril de 2010

Tema de redação 2010

"Quando se refere "o jeitinho brasileiro", o efeito de sentido produzido não é exatamente o mesmo do "levar vantagem em tudo". Com o "jeitinho", o grau de adesão parece ser maior, há mesmo uma simpática tolerância e uma aceitação consentida para com esse modo de ser que identifica e distingue o brasileiro. Uma leitura que pode ser feita do clichê é que ele funciona como mecanismo compensatório para o brasileiro, frente a tanta adversidade. Afinal, não se pode esquecer de que "Deus é brasileiro", donde o prêmio de consolação." Leandro Ferreira. A antiética da vantagem e do jeitinho na terra em que Deus é brasileiro. (O funcionamento discursivo do clichê no processo de constituição da brasilidade).
Produza um texto dissertativo apresentando e defendendo seu ponto de vista sobre o seguinte questionamento
O clichê " jeitinho brasileiro" é uma marca de identidade positiva para o Brasil?

Um comentário:

Anônimo disse...

O jeitinho brasileiro não é uma marca positiva para o pais, isso só mostra que aqui as pessoas são muito gananciosas e que elas aproveitam da primeira oportunidade para obter exito para si, sem pensar se isso vai afetar ou não a vida do outro. Não respeitando assim os direito do outro, pois todos sabem que os nossos direitos acabam quando começam os direitos do outro!.