NO INICIO DO BLOG

16 de março de 2014

Detalhes fantásticos


De onde vêm os termos "carioca" e "gaúcho"?




Os termos brasileiros que definem origens regionais sem fazer referência direta à região nasceram por diferentes motivos. O mais comum é a influência de outras línguas que conviveram com o português ao longo da história do país, como o tupi e o espanhol platino - falado na região do rio Prata, divisa entre Argentina e Uruguai. Mas existem outras razões. Até mesmo hábitos alimentares e fardas militares ajudaram a dar nomes curiosos para cidadãos dos lugares citados abaixo. Confira:
Barriga-verde
Faz parte da tradição cultural de Santa Catarina dizer que as pessoas nascidas no estado são chamados de barrigas-verdes por causa do hábito de beber erva-mate. Para os historiadores, porém, o nome vem do colete verde usado pelos soldados de um batalhão de fuzileiros catarinenses, criado pelo brigadeiro Silva Pais no século XIX.
 
 
Gaúcho
A origem da palavra é incerta. Ela existe também na língua espanhola e supõe-se que tenha nascido na região platina, entre o Uruguai e a Argentina, para designar os habitantes das zonas rurais que se dedicavam à criação de gado nos pampas. Os moradores do Rio Grande do Sul teriam herdado o apelido pela proximidade com os dois países.
Carioca
O termo vem de duas palavras tupi: kara’iwa ("homem branco") e oka ("casa"), que, juntas, significam "casa do homem branco". Os índios passaram a usar a expressão logo após a fundação do Rio de Janeiro, para se referir à cidade. Como apelido para os moradores, o termo só começou a ser usado a partir do século XVIII.
 
 
Capixaba
Quem nasce no estado do Espírito Santo recebe esse nome por influência da língua tupi, na qual kapixaba significa "terra de plantação". O motivo é que havia, na região, muitas roças que abasteciam de alimento as tribos indígenas locais.
Soteropolitano
É incrível, mas o nome de quem nasce na capital baiana vem do grego! Nessa língua, soter significa "protetor" ou "salvador", enquanto polis quer dizer "cidade".
 
 
Potiguar
O termo para quem nasceu no Rio Grande do Norte, assim como suas variantes "pitiguar" e "pitiguara", também vem da língua indígena tupi. A palavra original Poti’war significa "aquele que come camarão", crustáceo encontrado com fartura no litoral do estado.








Topônimos de influência da língua tupi





Você sabia que o Brasil é a única ex-colônia portuguesa que não fala com sotaque português? E que isso deve-se à influência da língua tupi? Observe alguns substantivos de origem tupi presentes em nosso idioma e seus respectivos significados:

Andaraí: água do morcego
Anhangabaú: buraco do diabo
Aracaju: tempo de caju
Carioca: casa de branco
Curitiba: muito pinhão, pinheiral
Goiás: gente da mesma raça
Ipanema: água suja
Jacarepaguá: lago do jacaré
Mogi-Mirim: riacho das cobras
Pará: mar
Paraguai: rio do papagaio
Paraíba: rio ruivo ou encachoeirado
Paraná: rio afluente
Pirapora: peixe que salta
Pindorama: país das palmeiras
Sergipe: rio dos siris
Tijuca: barro mola 
Note que esses nomes toponímicos descrevem e definem lugares, cidades, praças, ruas, indivíduos e inclusive produtos, estando continuamente presentes no dia a dia do brasileiro. Trata-se de apenas algumas das inúmeras palavras do idioma tupi que fazem parte do nosso vocabulário há muitos anos; porém, seus significados são desconhecidos pela maioria da população.
Sabe-se que os padres jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega dedicaram-se aos estudos e codificação da língua tupi-guarani, seus usos, costumes, história e origem antropológica. De fato, embora muitos brasileiros desconheçam os significados dos vocábulos de origem tupi existentes na língua portuguesa, é inegável que essa nação teve grande influência na construção de nossa identidade cultural e linguística.

Ajudinha!

ÀS VEZES O FACEBOOK ME DÁ UMA MÃOZINHA!!!!


Palavra NOITE




Em muitos idiomas europeus, a palavra NOITE é formada pela letra
N + o número 8 na respectiva língua.

A letra N é o símbolo matemático de infinito e o 8 deitado também
simboliza infinito, ou seja, noite significa,
em todas as línguas, a união do infinito!!!

Português: noite = n + oito
Inglês: night = n + eight
Alemão: nacht = n + acht
Espanhol: noche = n + ocho
Francês: nuit = n + huit
Italiano: notte = n + otto 

O nosso corpo é 10!


Um cílio dura de 90 a 150 dias até cair. Cada olho tem em torno de 200 cílios.


Um alimento leva de quatro a oito segundos para chegar da boca ao estômago, onde pode permanecer por até 4 horas.


Cada sílaba que o homem pronuncia põe em movimento 72 músculos do corpo. Para sorrir, ele usa 14 músculos. Para beijar, 29.

O nariz pode perceber até 6.850 cheiros diferentes.


O corpo de um nenê recém-nascido tem 300 ossos. Em um adulto, esse número baixa  para 206. Isso ocorre porque, ao longo da vida, alguns ossos se fundem e formam um só.


O desenvolvimento do esqueleto humano se completa aos 22 anos. No macaco, ele vai até os 12 anos.



Um adulto elimina três litros de água todos os dias, por meio da urina, do suor e da respiração.
A água constitui 70% do corpo humano. Ela é responsável por metade do nosso peso. Dentro dele, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais, lubrifica tecidos e articulações e conduz glicose e oxigênio para o interior das células, além de regular a temperatura.


O coração bate 72 vezes por minuto. Isso quer dizer que ele dá mais de 100 mil batidas por dia, 3, 12 milhões por mês, 38 milhões por ano e em torno de 2,5 bilhões de pulsações ao longo da vida.


As unhas crescem um centímetro a cada 28 dias. O crescimento é mais acelerado na mão direita. As unhas das mãos crescem, aproximadamente, quatro vezes mais rápido do que as dos pés.


A pele é o maior órgão do corpo humano. Em um adulto médio, ela tem dois metros quadrados de extensão. Sua espessura varia de 0,5 a 6 milímetros, dependendo da área em que se encontra. A pele corresponde a 16% do peso total do corpo e funciona como uma capa que protege os órgãos humanos.(in:jornal ZH de 12/11/2011)

  

Nota de Falecimento




Morreu na noite de ontem, na saída de um restaurante, o Romantismo. Ele estava com 1.348 anos. Romantismo era uma maneira atenciosa com que as pessoas se tratavam mutuamente, visando despertar no outro conforto e segurança. Durante anos, Romantismo fez muito sucesso, mas nos últimos tempos sofria concorrência de Grosseria e Estupidez. Esta última, um estrondoso sucesso na internet. (in Kzuka) 

Em que país estamos?

Cena Urbana

O carrinho lotado estaciona na caixa do súper.
Porto Alegre, meio da semana, nove e 15 da manhã.
O trio tem funções definidas e nomes em letras grandes no crachá.
MAICON ajuda a descarregar.
KEROLAIN registra os preços.
WILLIAM empacota tudo na outra ponta do balcão.
- Posso pagar em reais ou vocês só aceitam dólares? – pergunta o cliente fazendo graça.
Os três se olham:
- Que língua esse cara tá falando?

Nenhum comentário: