NO INICIO DO BLOG

11 de março de 2014

USO DOS PORQUÊS - ALUNOS DO RUYZÃO


Por que
É um advérbio de causa. Vem acompanhado pela palavra razão (subentendida). Equivale também a pelo qual, o motivo pelo qual, a razão pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais. Exemplos:
  • A senhora pode me dizer por que repreendeu o meu filho? - o motivo pelo qual -
  • O caminho por que (pelo qual) passo é sombrio.



Por que você faltou?
Aqui o por é preposição e o que, pronome relativo. Início de frases interrogativas.






Por quê
É um advérbio, por isso nunca admite plural. Aparece sempre em final de frase.
 Por que está acentuado? - Porque quando está no final da interrogação, torna-se tônico. Por isso vem acentuado. Exemplos:
  • Condenada por quê?
  • Quando ela me contou a história, eu ri e ri muito, não sei bem por quê.
  • Ele a maltratou, mas não sei por quê. (=qual a causa?)
  • Eles a maltrataram. Sabem por quê? (=motivo)
  • Foi fácil compreender por quê. (=motivo)


Porque 
Corresponde a uma explicação, equivalendo a pois. Também pode ser substituído por para que. Exemplos:
  • Fui repreendida pelo guarda porque joguei papel no chão.
  • Jonas não fez a prova porque estava com febre.


Porquê
Palavra substantivada. Corresponde a um substantivo. Portanto, admite plural. Sempre acompanhada de artigo ou de pronomes. Exemplos:
  • Quando ela me contou a história, eu ri e ri muito, e o porquê eu sei bem.
  • Ele a maltratou, mas não sei o porquê.
  • Eles a maltrataram. Sabem o porquê?
  • Foi fácil compreender este porquê de tanta indagação.







  • 1.
    I. Afinal, chegou o momento porque tanto esperei.
    II. Não sei o porquê de seu entusiasmo.
    III. Você está feliz assim, por quê?
    IV. Sou feliz, porque me ouves.
    V. Então por quê não falas claramente
    I, II e III certas.
    II, III e IV certas.
    I, II e V certas.
    2.
    I. O porquê de sua demissão está muito claro.
    II. Por que não me telefonou?
    III. Não me telefonou, por quê?
    IV. O motivo porque lhe falei tudo aquilo não interessa.
    V. Irei viajar, porque me estou em férias.
    Todas corretas.
    Todas corretas, menos a IV.
    I, III e IV corretas.
    3. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases apresentadas:
    ______ me tratas tão mal?
    ______ não gosto de você.
    E não gostas de mim, _______?
    Nem eu sei o _______.
    Por que - Porque - por que - por quê
    Por que - Porque - por quê - porquê
    Porque - Por que - porque - por quê
    4. Selecione a alternativa que completa corretamente a frase:
    Eu não sei _______ ele fez ______ fez. _______ mesmo não me envolvo nesse assunto.
    porque - o quê - Por isso
    por que - o que - Porisso
    por que - o que - Por isso
    5. "A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado, porque está na hora."
    Observe o uso de porque na frase acima. Agora, analise as seguintes:
    I. Porque deixar de lado uma causa porque lutamos há tanto tempo?
    II. Ninguém sabe o porquê de nossa luta.
    III. Ele vivia tranqüilamente, porque tinha uma grande herança.
    IV. O governo não deve mudar, por quê?
    V. Pergunto por que você é tão irresponsável.
    VI. Vivo feliz, porque amo minha esposa.
    Assinale a única alternativa correta:
    As frases I e III são as únicas corretas.
    As frases I, III e V são corretas.
    Na frase II, o porquê é um substantivo.
    6.
    Indaguei ______ o aluno não trouxe a apostila.
    Ele disse que não trouxe, _______ a perdeu.
    A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
    Por que - porque
    porque - porque
    por que - por que
    7. Assinale o item correto quanto ao uso do porquê:
    Ele ganhou o prêmio porquê foi o melhor.
    Vamos agora resolver o por quê desta questão.
    Você não compareceu à aula ontem por quê?
    8. Assinale a frase gramaticalmente correta.
    Não sei por que brigamos.
    Ele não o procurou por que estava doente.
    Porque não procura sua amiga?
    9.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas:
    I. Ele não escreveu para você, ________?
    II. Ninguém me explicou o _______ de sua indiferença.
    III. Quero saber ______ não estuda mais.
    IV. ________ é sonhador, o jovem cultiva ideais.
    por quê - porquê - por que - porque
    por que - porque - porque - por que
    por quê - porquê - porque - por que
    10. Assinale a alternativa que substitui adequadamente a palavra destacada na frase:
    "A viagem foi demasiadamente cansativa, pois tivemos que passar por estradas esburacadas e poeirentas".
    por que
    porque
    por quê
    GABARITO:

    1B
    2B
    3B
    4C
    5C
    6B
    7C
    8A
    9A
    10B

    Nenhum comentário: