NO INICIO DO BLOG

1 de março de 2014

Dicas de como realizar a prova do concurso caixa CESPE

RedaçãoOutro macete dado pelos professores foi sobre a redação. É preciso que o aluno, assim que abrir a prova, analise logo o tema proposto para ir desenvolvendo aos poucos, além deixar um tempo reservado para a execução da mesma.

A parte objetiva você tem no roteiro, mais ou menos, o que vai cair, mas a redação não tem isso, só diz que vai ser em cima de tópicos relevantes. As pessoas costumam apostar no óbvio, o que é um erro. O tema da redação é sempre dentro de um conteúdo específico, só que não é uma questão aberta a qual você escreve sobre tudo que você leu, precisa fazer uma relação com um assunto da atualidade. É uma dissertação, é preciso argumentar em cima do assunto. Lógico que tem a parte teórica, mas tem que existir a sua impressão com relação ao conteúdo. As pessoas confundem, aí dão aquela resposta decorada, do livro parafraseando o autor da informação, quando a ideia é aproveitar o assunto e fazer a relação de forma argumentativa para mostrar que realmente entendeu o conteúdo.

Escrever. As pessoas acreditam que só vão fazer a redação no dia, porque flui na hora. Só que, quanto mais você escreve, mais você tem facilidade de desenvolver seus argumentos. Assim que abrir a prova, faça um rascunho e vá para a prova objetiva, pois existe uma quantidade de horas para fazer a prova e é necessário já ter uma base de como fazer a redação. Às vezes, quando você está lendo o conteúdo, você lembra e consegue desenvolver um pensamento, mas na redação é você que tem que resolver. Dedique uma hora, pelo menos, para fazer a redação e preocupe-se também com a questão gramatical, porque a revisão é muito apegada a isso. As pessoas se preocupam com o que escrever e se esquecem de como escrever. Reveja sua caligrafia, ortografia, tem que estar tudo gramaticalmente correto.

Por fim, a necessidade de estudar provas de concursos anteriores para entender o estilo de prova da instituição realizadora, aos concurseiros responder primeiro as disciplinas de maior peso.

Vai estar com a mente mais tranquila para não arriscar em outras. Essa prova não avalia quem sabe mais, avalia quem vacila menos. Atenção é muito importante. Se você não entendeu a pergunta, leia duas vezes, mas não leia a terceira, porque isso te trava. Procure começar pelas disciplinas que você tem mais afinidade, sem deixar de dar importância ao peso, isso vai fazer com que você responda o resto mais tranquilo. Só não leia rápido, sob pressão, pois com isso não se consegue desenvolver nada
.

Nenhum comentário: