NO INICIO DO BLOG

16 de março de 2014

Verbos - verbos

Verbo Defectivo




É um tipo de verbo cuja conjugação não é completa, principalmente no presente do Indicativo.
Tente conjugar o verbo FALIR no presente. Ou o EXPLODIR. Ou CHOVER. Viu como não dá?
Todos os verbos que indicam fenômenos da natureza, mais ABOLIR, COLORIR, REAVER, RUIR, etc.

Coisas da Língua Portuguesa!!! 

Verbo Anômalo




É um verbo que apresenta grandes, profundas irregularidades nos radicais.
Exemplos dele são os verbos.



Eu sou, eu fui, eu era, eu irei, se eu fosse, quando eu for...
OBS-Alguns tempos verbais se confundem e só saberei qual é o empregado, pelo contexto.
Se eu fosse a Porto Alegre......
Se eu fosse político..... 

Locução Verbal



É a combinação de um verbo conjugado em qualquer tempo e em qualquer pessoa, mais uma forma nominal.
A locução equivale a UM só verbo.
Deverei passar no Enem.
Amanhã precisarei ir à Universidade. 

Intervim ou interveio?



Intervir é derivado de VIR, portanto:
eu vim                       eu intervim
tu vieste                            tu intervieste
ele veio                                    ele interveio

Na dúvida, conjugue só o verbo VIR e depois acrescente o prefixo.

Verbo Requerer


Este verbo é irregular e NÃO segue o modelo do QUERER.
 A sílaba   QUE  muda para QUEI  na 1ª pessoa do presente do Indicativo:

REQUEIRO - QUERO

Nenhum comentário: