NO INICIO DO BLOG

10 de março de 2014

Temas de redação concurso caixa - CESPE


TEMAS CESPE



“Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, porque abrirá ele mão dessa liberdade, porque abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a fruição do mesmo é muito incerta e está constantemente exposta à invasão de terceiros porque, sendo todos reis tanto quanto ele, todo homem igual a ele, e na maior parte pouco observadores da equidade e da justiça, a fruição da propriedade que possui nesse estado é muito insegura, muito arriscada. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da propriedade e dos bens a que chamo de 'propriedade'”.
John Locke
“A participação política é uma necessidade da natureza humana. Para todos os seres humanos, é indispensável a vida em sociedade, e para que esta seja possível torna-se necessária uma organização, ou seja, é preciso que exista uma ordem na qual as pessoas possam viver e conviver”.
Dalmo de Abreu Dallari
O processo de libertação não ocorre de forma linear. Ao longo da História, todas as instituições são capturadas dentro dos interesses e da lógica das classes dominantes.
Cristovam Buarque

Considerando os fragmentos acima, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do seguinte tema:
LIBERDADE: CONQUISTA INDIVIDUAL E COLETIVA.
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
 Relação entre liberdade e propriedade;
 Democracia como liberdade política;
 As instituições estatais e a democracia.


As principais causas das mortes violentas entre os homens



  • Violência (11,4%) — Essa “doença” inclui assassinato, tentativa de assassinato e outros tipos de agressão. Em outros termos, todo tipo de agressão intencional que não tenha sido causado pela própria vítima ou como parte de algum tipo de guerra. Estima-se que, no Brasil e região, o álcool seja responsável por 45% da mortalidade por assassinato em homens a partir dos 15 anos de idade, e 15% em crianças. O consumo de drogas ilícitas também tem uma contribuição, mas parece que trabalhar no tráfico é ainda pior. De acordo com o ex-secretário de segurança do Espírito Santocerca de 70% dos assassinatos [no estado] são resultados de disputas territoriais envolvendo o tráfico de drogas.
  • Acidentes de trânsito (4,9%) — Estima-se que o álcool seja responsável por 60% das mortes por acidentes de trânsito nos homens entre 30 e 44 anos de idade no Brasil e região. Essa proporção ainda é de 56% entre os 15 e os 29 anos de idade, e vai caindo nos extremos da vida sem deixar de ser relevante: 18% para os menores de 15 anos de idade, e 30% para os maiores de 70 anos de idade. (Isso sem contar com as pessoas que sobrevivem aos acidentes mas ficam incapacitadas.) Vale lembrar que pedestre, ciclista e motociclista que bebem também aumentam o risco de se envolverem num acidente, e que quem não bebe pode morrer ou ficar incapacitado por causa de alguém que bebeu.
Baseado no texto acima, redija um texto dissertativo-argumentativo , de até trinta linhas sobre o seguinte tema: A violência que abrevia a vida.

Em seu texto aborde necessariamente os seguintes aspectos: 
*fatores determinantes para a violência;
*efeitos da violência para a sociedade;

*políticas públicas para combater a violência;
_________________________________________________________________________________



 A Carta de Princípios de Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil, de 2003, diz o seguinte:
A postura de responsabilidade socioambiental do Banco do Brasil tem como premissa a crença na viabilidade de se conciliar o atendimento aos interesses dos seus acionistas com o desenvolvimento de negócios social e ecologicamente sustentáveis, mediante o estabelecimento de relações eticamente responsáveis com seus diversos públicos de interesse, interna e externamente.
Assim como uma empresa segue esses princípios, os brasileiros também devem buscar seu desenvolvimento pessoal, preservando os bens naturais e estando conscientes de seu papel na sociedade, ao exercer plenamente sua cidadania.
Considerando esses princípios, elabore um texto dissertativo-argumentativo, abordando o seguinte tema:
Na atualidade, muito pode ser feito pelo cidadão na construção de um Brasil bom para todos.
________________________________________________________________________________

Consumir: já faz tempo que, nos mais diferentes espaços do planeta, esse verbo tem sido associado à busca da felicidade. No Brasil não é diferente. A mídia vende sonhos e cria indivíduos consumistas, com um marketing feroz voltado para as mais diferentes idades. Isso se traduz não apenas na propaganda propriamente dita, mas até na estrutura e organização das lojas, estrategicamente planejadas para induzir ao consumo. Ter (principalmente produtos de marcas consagradas) pode criar a sensação de status e de pertencimento a um grupo mais desenvolvido. Juntamente com os produtos, adquire-se a ilusão de felicidade. Para completar, os bancos oferecem crédito a jovens ainda sem uma consciência financeira e o índice de pessoas endividadas cresce cada vez mais. É possível escapar dessas armadilhas da sociedade de consumo? Como romper esse círculo vicioso? Como preparar, especialmente o jovem, para se tornar um consumidor mais consciente?

Com base no que está escrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: "COMO SE TORNAR UM CONSUMIDOR CONSCIENTE?"
________________________________________________________________________________

Em março de 2008, na abertura do Fórum Brasil-México, o presidente Luís Inácio Lula da Silva disse que o Brasil resolveu ser um país capitalista moderno, e que "não há como ser um país capitalista sem que se tenha crédito". De fato, a oferta de crédito no Brasil vem aumentando de forma notável. O Banco Central prevê que esse volume ficará entre 20% e 25% maior neste ano, o suficiente para elevar o montante de empréstimos para 40% do PIB. O panorama é animador, mas também traz temores. Também em março, o Ministério da Fazenda manifestou preocupação com a tendência de alta da inflação, reflexo do maior consumo – uma das conseqüências da fartura de crédito. Entenda como ocorreu a expansão do crédito na economia, e saiba quais são seus principais benefícios e riscos.


Baseado no texto acima, redija um texto dissertativo 

argumentativo, de até 30 linhas, sobre o seguinte tema: 

"Os benefícios e riscos, para a economia,do aumento da 

oferta de crédito".

Nenhum comentário: