NO INICIO DO BLOG

17 de março de 2014

Correção de um texto


Eu particularmente não gostei da sua redação. Há inúmeros erros de pontuação de adjunto adverbial deslocado, estão faltando vírgulas, há vírgulas em locais inadequados e pontos faltando. Vou especificar cada um deles:

O álcool, substância que passou a existir na idade média através da agricultura e cerâmica da época, passou a ser consumido por seus fabricantes após sua fermentação natural(fermentação de quem? O álcool é o produto de uma fermentação. Da até para entender que os fabricantes são fermentados para produzir o álcool...),(um ponto final ao invés dessa vírgula ficaria melhor) que com o passar dos anos veio sendo aprimorado e modificado por quem fazia e ingeria tal bebida. Esse fenômeno ganhou grande apreço por todo mundo começando com o consumo do vinho,(da) cevada, entre outros.

Entretanto, o álcool (,)uma bebida considerada psicotrópica(,) passou a ser um problema para a sociedade, pois sua ingestão de natural, passou a ser viciosa, principalmente para aqueles que(,) ao passar do tempo(,) perderão(perderam. com -ão indica futuro não passado) para tal prática sua dignidade, família, alguns chegando a um estágio deprimente emocional e social. pate desnecessária.

Por conseguinte, com o incentivo da mídia com(repetitivo) propagandas apoiando o consumo da bebida alcoólica, a venda autorizada para maiores de dezoito anos, favoreceu seu consumo para que se tornasse normal e aceitável(o que se tornou normal e aceitável? Gramaticalmente todo o resto antes do "favoreceu" é adjunto adverbial, não sujeito da frase... Essa frase está sem sujeito e, consequentemente, sem sentido), o que o estado não esperava era um número alarmante de alcoólatras espalhados por todo País.

Para amenizar tal problema, o estado criou o programa "alcoólicos anônimos", onde(ssa conunção só é usada para um lugar concreto. Como ele não existe ela está mal colocada) essas pessoas dependentes receberiam tratamento. Contudo, não houve diminuição de alcoólatras, pelo contrário(,) como o cigarro, o álcool passou a fazer parte da vida do brasileiro, aumentando o risco de desenvolver doenças(,)[essa vírgula separa objeto do verbo e isso não deve ser feito de maneira nenhuma!] como diabetes, pressão alta e cirrose(,)[coloque um ponto aqui] a ultima, a principal causa de mortes causada pela bebida.(desnecessário)

Entretanto(Esse conectivo adversativo para iniciar a conclusão ficou ruim. Coloque um conclusivo. Portanto, Em suma, Logo...), não adianta centros de tratamentos, sem tratar o estado, a sociedade e a mídia de uma forma geral(,)[coloque um ponto aqui] o que amenizará o problema com o álcool é a conscientização populacional de que(,) a ingestão desta bebida(,) seja medicinal ou(se você usou o "seja" antes use de novo. Algumas bancas não aceitam usar: seja isso ou aquilo. Precisa ser seja isso, seja aquilo, beleza?) casual é perigosa(,) em grande dose e tempo de consumo(,)[coloque um ponto aqui][strike] resta então uma auto avaliação do consumo desenfreado desta substância alcoólica.


Sei que o post ficou grande, mas foi necessário. 

Você não atendeu bem à tipologia textual da dissertação com Introdução (falando qual a sua tese e seus argumentos), Desenvolvimento (aqui você desenvolve seu argumento) e Conclusão (neste você da um resumo do que foi falado e, caso seja para o ENEM, uma proposta de solução com aplicabilidade). Quanto à estrutura terias sérios problemas.

Não posso ficar fazendo essas grandes correções... Não poderei fazer outra neste estilo para você, mas da para pegar muita coisa nela para suas próximas redações! Aproveite esses vermelhos para ficar atenta e tentar não repetir isso na próxima. Assim você chegará a escrever boas redações!

Nenhum comentário: