NO INICIO DO BLOG

31 de março de 2014

Por quê?????????????????????????????


Que tal aprendermos como usar um pouquinho dos porquês? Vamos lá!

1) porquê - significa que ele é substantivo. Ele vai aparecer com um determinante antes, por exemplo, um artigo.
Ex: Agora consigo entender o porquê de essa palavra ter acento.

2) por que - essa dica é boa. Usem esse porquê quando depois dele, na frase, estiver subentendida a palavra "motivo" ou "razão". Pode ser usado em frases interrogativas ou não.

Ex: Por que você não veio?
(Observem com a dica: Por que (motivo) você não veio?)

Ex: Não sei por que ela não veio.
(Observem com a dica: Não sei por que (motivo) ela não veio.)

Viram só como dá certo?

3) porque - de fato, geralmente é usado em respostas, mas o mais importante é vocês associarem que o valor semântico dele é explicativo ou causal.
Ex: Não vim porque estava trabalhando.

4) Agora essa é para os fortes!!!!!!
Já leram algo do tipo: "Vou estudar porque eu passe."
Parece até que eu fiquei louca ou que digitei algo errado, não é?
Mas aí está o "tchan" da questão. Essa frase está corretíssima.
O "porque" também pode ter valor de finalidade.
Aí o aluno pensa: "Ai, meu Deus, como vou saber?". Simples: Basta substituir o "porque" pela locução final "para que", afinal, esse valor é de finalidade, então, o sentido será o mesmo. Vamos testar?

"Vou estudar para que eu passe.

Nenhum comentário: