Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro; faltam, portanto, poucos meses! O período de inscrições terminou e agora o candidato precisa se preocupar com algo fundamental para o seu sucesso no Exame: o que estudar para cada disciplina! Quais são as competências e habilidades exigida na prova de Linguagens e Códigos? Quais são os pontos mais recorrentes nas questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira?
Competências e habilidades referentes ao que se espera do candidato durante a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (grande área da disciplina Língua Portuguesa, de acordo com o previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Veja algumas delas:
Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
Competência de área 8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
Interpretação de texto
Ao contrário do que muita gente pensa, interpretar um texto não tem nada a ver com opinar sobre o texto ou – o que é pior –adivinhar o que o autor quis dizer! Uma boa leitura interpretativa está relacionada ao que, de fato, está expresso no texto e ao contexto de sua produção. Devemos pensar sobre os seguintes aspectos:
- Contexto histórico-literário. Considere a escola literária (Se o texto dado for literário, obviamente!).
- Gêneros textuais e modalidades discursivas. Cada Gênero textual tem a sua estrutura e perceber isso influencia a leitura e o entendimento do texto.
- Vocabulário utilizado. Aqui cabe observar se o texto é predominantemente denotativo ou conotativo; isto é, a escrita é objetiva ou predominam expressões que remetem a diversos significados?
(ENEM 2013)
Texto I
Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco, começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. […] Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam.
(CASTRO, s. A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: L&PM, 1996. (fragmento))
Texto II
(PORTINARI. Descobrimento do Brasil. 1956. Óleo sobre tela. 199X169 cm.
Pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro, a carta de Pero Vaz de Caminha e a obra de Portinari retratam a chegada dos portugueses ao Brasil. Da leitura dos textos, constata-se que
(A) a carta de Pero Vaz de Caminha representa uma das primeiras manifestações artísticas dos portugueses em terras brasileiras e preocupa-se apenas com a estética literária.
(B) a tela de Portinari retrata indígenas nus com corpos pintados, cuja grande satisfação é a afirmação da arte acadêmica brasileira e a contestação de uma linguagem moderna.
(C) a carta, com testemunho histórico-político, mostra o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a pintura destaca, em primeiro plano a inquietação dos nativos.
(D) as duas produções, embora usem linguagem diferentes — verbal e não verbal—, cumprem a mesma função social e artística.
(E) a pintura e a carta de Pero Vaz de Caminha são manifestações de grupos étnicos diferentes, produzidas em um mesmo momento histórico, retratando a colonização.
Gabarito e comentário: LETRA C. Esta é uma questão interpretativa que não exige muito do candidato. Os dois textos apresentam os pontos de vista do colonizador e do colonizado. O primeiro descreve , em primeira pessoa, o momento do desembarque dos navegadores portugueses no litoral brasileiro; o segundo sugere a reação dos indígenas ao verem a aproximação das naus. Note a expressão corporal dos indivíduos retratados no texto II: de frente para o mar e apontando para os navios.
Modernismo
De 1998 a 2013, o ENEM conteve cerca de 30 questões referentes a este movimento literário e não estamos contando as outras disciplinas, que também utilizam textos de autores como Carlos D. de Andrade e João Cabral de Melo Neto. Por que a preferência da banca por esse período de nossa literatura? O Modernismo surgiu como um movimento de oposição a escolas literárias como o Romantismo, o Parnasianismo e o Simbolismo; portanto, para seu entendimento, é necessário conhecer seus antecedentes literários e observar características estéticas e temas propostos.
“Poética”, de Manuel Bandeira, é quase um manifesto do movimento modernista brasileiro de 1922. No poema, o autor elabora críticas e propostas que representam o pensamento estético predominante na época.
Poética
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e
[manifestações de apreço ao Sr. diretor.
Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o
[cunho vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
[…]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
(BANDEIRA, Manuel. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1974)
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e
[manifestações de apreço ao Sr. diretor.
Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o
[cunho vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
[…]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
(BANDEIRA, Manuel. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1974)
Com base na leitura do poema, podemos afirmar corretamente que o poeta:
(A) critica o lirismo louco do movimento modernista.
(B) critica todo e qualquer lirismo na literatura.
(C) propõe o retorno ao lirismo do movimento clássico.
(D) propõe o retorno ao lirismo do movimento romântico.
(E) propõe a criação de um novo lirismo.
(B) critica todo e qualquer lirismo na literatura.
(C) propõe o retorno ao lirismo do movimento clássico.
(D) propõe o retorno ao lirismo do movimento romântico.
(E) propõe a criação de um novo lirismo.
Gabarito e comentário: LETRA E. O Modernismo propunha experimentação estética, a exemplo do que fora feito durante as Vanguardas Europeias. “Lirismo comedido” e “lirismo funcionário público” remetem à quebra de paradigmas na elaboração do texto poético.
Gramática
Gramática é um termo genérico para fazer referência àquilo que aparece nos editais como norma culta da língua portuguesa: fonética, morfologia, sintaxe e semântica. Tradicionalmente, o Exame não privilegia questões como classificação de orações ou abordagens semelhantes, mas veja abaixo o que aconteceu na prova de 2013:
(ENEM 2013)
Nessa charge, o recurso morfossintático que colabora para o efeito de humor está indicado pelo
(A) emprego de uma oração adversativa, que orienta para a quebra de expectativa no final.
(B) uso de conjunção aditiva, que cria uma relação de causa e efeito entre as ações.
(C) retomada do substantivo “mãe”, que desfaz a ambiguidade dos sentidos a ele atribuídos.
(D) utilização da forma pronominal “la”, que reflete um tratamento formal em relação à mãe.
(E) repetição da forma verbal “é”, que reforça a relação de adição existente entre as orações.
Gabarito e comentário: LETRA A. O enunciado expõe a importância das conjunções coordenativas para a construção dos sentidos do texto; é, ao mesmo tempo, uma questão sobre sintaxe e coesão textual. O candidato precisa lembrar de que as coordenativas (conjunções ou orações) introduzem a ideia de contraste. O texto inicial do quadrinho (“A preguiça é a mãe de todos os vícios…”) sugere que o personagem faria alguma reflexão sobre o ócio e, consequentemente, teria alguma atitude contrária à preguiça. O que acontece, no entanto, como quebra de expectativa é a sua obediência a uma outra questão cultural: as mães devem ser obedecidas.
Variação linguística
(ENEM 2006)
No romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o vaqueiro Fabiano encontra-se com o patrão para receber o salário. Eis parte da cena:
Não se conformou: devia haver engano. (…)Com certeza havia um erro no papel do branco. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mão beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria?
O patrão zangou-se, repeliu a insolência, achou bom que o vaqueiro fosse procurar serviço noutra fazenda.
Aí Fabiano baixou a pancada e amunhecou. Bem, bem. Não era preciso barulho não.
(Graciliano Ramos. Vidas Secas. 91. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.)
No fragmento transcrito, o padrão formal da linguagem convive com marcas de regionalismo e de coloquialismo no vocabulário. Pertence à variedade do padrão formal da linguagem o seguinte trecho:
(A) “e Fabiano perdeu os estribos”
(B) “entregando o que era dele de mão beijada”
(C) “não se conformou: devia haver engano”
(D) “Aí Fabiano baixou a pancada e amunhecou”
(E) ““Passar a vida inteira assim no toco”
Gabarito e comentário: LETRA C. Ao compararmos o trecho “Não se conformou: devia haver engano” aos demais escolhidos pela banca, observamos a ausência de expressões informais que aparecem nas outras alternativas, como “toco”, “mão beijada”, “amunhecou”.
Funções da linguagem
Embora, não seja muito frequente na história do Exame, a prova aplicada em 2009 continha seis questões sobre o assunto. Para identificar a função de um texto, podemos dizer que é preciso pensar na seguinte pergunta: qual o objetivo deste texto? É bom lembrar, ainda, que a cada função da linguagem corresponde um elemento da comunicação. Confira neste link.
(ENEM 2010)
Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo principal é
(A) influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
(B) defender a importância do conhecimento da informática pela população de baixo poder aquisitivo.
(C) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.
(D) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
(E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente do que a máquina, mesmo a mais moderna
(B) defender a importância do conhecimento da informática pela população de baixo poder aquisitivo.
(C) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.
(D) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
(E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente do que a máquina, mesmo a mais moderna
Gabarito e comentário: LETRA A. A função apelativa da linguagem predomina no texto. Ela se caracteriza pelo apelo ao destinatário. Sua marca gramatical mais evidente é o uso do verbo no imperativo.
Fique atento! Não se esqueça de que estes são os assuntos mais comuns na prova de Língua Portuguesa do ENEM. Dedique-se a eles, mas não deixe de estudar outros pontos!
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