NO INICIO DO BLOG

22 de setembro de 2017

CONCURSEIROS, VAMOS LÁ !!

EXERCÍCIOS – CESPE – CRASE
1)   Por ser opcional o emprego do sinal indicativo de crase no termo regido por “frente” no trecho O resultado mais remoto — mas nem por isso desprezível — é deixar a população indefesa frente a aventuras políticas, sua inserção preservaria a correção gramatical do texto. PF CESPE

2)    
“Nos últimos anos, entretanto, estão sendo desenvolvidos métodos analíticos mais precisos para avaliar a influência dos fatores econômicos, epidemiológicos e sociológicos associados às raízes sociais da violência urbana: pobreza, impunidade, acesso a armamento, narcotráfico, intolerância social, ruptura de laços familiares, imigração, corrupção de autoridades ou descrédito na justiça”

Sobre o trecho acima, julgue o item a seguir.

O emprego do sinal indicativo de crase em “às raízes” justifica-se pela regência de “associados” e pela presença de artigo; o sinal deveria ser eliminado caso a preposição viesse sem o artigo. PF CESPE

         A respeito da Crase, julgue os fragmentos de texto abaixo.

3)   Todo o grupo fazia frente a frente de batalha do exército adversário.
4)   As aulas deste curso serão ministradas de segunda à sexta e das 14 as 18h.
5)   João Paulo 2º, com a acuidade de sua inteligência e a abrangência e profundidade de sua vivência, cultura e saber, clamou com forte carisma, como verdadeiro herdeiro dos profetas bíblicos, a perenidade.
6)   O hedonismo e o utilitarismo induzem à relativização do respeito à vida humana, em especial a dos mais frágeis e indefesos.
7)   Está em exame na Casa Civil anteprojeto de lei que instituirá um sistema de incentivo à redução dos acidentes e de punição das empresas que submetem seus trabalhadores à risco.
8)   Uma empresa que esteja abaixo da média nacional de acidentes, por exemplo, pode vir à pagar menos.
9)   O menino Carlos e seus irmãos, criados por um lavrador, todos os dias caminham doze quilômetros para ir à escola e de lá voltar; Wilson — um dos irmãos — que já tinha assistido à televisão nas redondezas afirmou que preferiria adquirir uma égua a um aparelho de TV.

A história da penetração, do povoamento e da ocupação econômica do vasto interior brasileiro está intimamente vinculada à abertura e à expansão das rotas terrestres e fluviais que varreram o território nos quatro séculos da colonização.

Sobre o trecho acima, julgue o item.
10) O emprego do sinal indicativo de crase em “à abertura” e em “à expansão” deve-se ao fato de esses termos admitirem o artigo feminino e o verbo vincular nessa acepção exigir complementação com a preposição a.

11) 
A diferença é que, em São Paulo, os veículos andam, em média, a 24 quilômetros por hora. No exterior, bons sistemas de metrô, trens e engenharia de tráfego permitem que eles rodem a 32 quilômetros por hora, em média.

Sobre o trecho acima, julgue o item abaixo

Uma outra maneira de escrever as expressões “a 24 quilômetros por hora” e “a 32 quilômetros por hora”, respectivamente, seria “à velocidade de 24 km por hora” e “à velocidade de 32 km por hora”.

12) Atende-se à norma gramatical: caso uma dificuldade se interponha na sociedade brasileira, editam-se leis e baixam-se decretos, visando-se à solução do problema.
13) Atende-se à norma gramatical: o autor menciona um aspecto agravante do problema apontado no parágrafo anterior e inclui crítica à quantidade de constituições promulgadas no Brasil e aqueles que se beneficiam, em seu ofício, do contexto legislativo descrito.
14) No trecho “Filmes novos? Primeiro, temos de pagar aquele que já mostramos 20 vezes”, o emprego do acento indicativo da crase em “aquele” é facultativo, visto que o verbo pagar rege complemento com ou sem a preposição a.

15) Atende-se à norma gramatical: Caminhamos devagar até à entrada do estabelecimento.

Nenhum comentário: