Fui e voltei da capital no mesmo dia.Situação corriqueira essa descrita nessa frase, não é mesmo? Mas a frase não está correta de acordo com a Gramática. Em situações informais de comunicação, em que o objetivo é que as mensagens sejam entendidas pelos receptores, a frase não apresentaria problemas, porém, quando a norma culta é exigida pelo grau de formalidade da situação, ela precisa ser reconstruída. O desvio que o enunciado inicial apresenta em relação à Gramática Normativa (aquela que estabelece as regras da norma culta) tem a ver com regência. Segundo as Gramáticas, regência é a relação entre um termo regente (p.ex.: o verbo) e outro termo que o complementa (p.ex.: o objeto), estabelecida por meio de uma preposição. Assim, para que alguns termos façam sentido nos enunciados em que são empregados, eles precisam de complementos (complemento nominal, no caso de se ligar a um substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio ou objeto direto, no caso de se ligar a um verbo sem preposição e objeto indireto, quando se liga por meio de preposição; ou ainda um adjunto adverbial, que estabelece em que circunstância ocorre a ação do verbo). No caso em epígrafe (‘lá em cima’ ![]() Dessa forma, caso fôssemos reformular tal enunciado, ele seria expresso da seguinte forma: Fui à capital e voltei de lá no mesmo dia.O mesmo tipo de desvio ocorres nestas frases (igualmente muito corriqueiras):
Entramos em algum lugar e saímos de algum lugar – ambos intransitivos, mas com regências diferentes. Reformulando tais enunciados, eles seriam expressos da seguinte forma:
Na companhia desta tia ficara Rosa, enquanto o cônego ia e vinha de Lisboa.Para o gramático Domingos Paschoal Cegalla, “parece perfeitamente lícita essa sintaxe, desde que não comprometa a clareza da frase e lhe transmita mais vigor”, entretanto, quando pensamos em redações de exames e concursos, é mais seguro manter a obediência às regras da norma culta. |
NO INICIO DO BLOG
25 de setembro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário