NO INICIO DO BLOG

14 de setembro de 2017

PROVA DE REDAÇÃO POLÍCIA FEDERAL

Em primeiro lugar, a prova foi uma grande surpresa para nossos futuros agentes federais. Muitos esperavam uma prova de conhecimentos específicos (aquela que costuma abordar uma análise de caso que deve ser fundamentada pelo aluno, geralmente com conhecimentos acerca do CP, CPP, do Estatuto do Desarmamento; enfim que demonstre que o candidato sabe discutir leis e conhecimentos voltados a assuntos direcionados de um edital).
Mas nada disso foi cobrado, a banca Cespe surpreendeu com uma prova que mais parece de ENEM, isso mesmo, uma prova aos moldes do que se cobra, atualmente, para alunos ingressarem nas universidades federais, ou seja, com um tema de atualidades. Nas recentes aulas em vídeo de meu curso de redação, eu havia abordado esse tópico de questões de atualidades que poderiam ser cobradas em redações de concursos; é aquele negócio: quem avisa amigo é. E outra: espero que os concurseiros valorizem mais as aulas de atualidades, elas estão ajudando bastante nas provas discursivas. Tenho certeza de que seus professores devem ter tocado nesse assunto nas aulas, é algo muito relevante e que cedo ou tarde iria ser cobrado...
Tirando a surpresa que deve ter feito muito cabra macho chorar (de ódio ou de nervosismo mesmo) vamos fazer um comentário do que se poderia discutir nessa prova, ok? Ah, e só lembrando, essa linha de raciocínio foi a mesma utilizada na prova da Polícia Legislativa (Cespe) aplicada em abril deste ano, uma pancada seca na mente de muitos concurseiros que provavelmente não esperavam que fosse cobrado algo a respeito da Ucrânia, isso mesmo! Pior ainda era saber que o primeiro aspecto que cobraram em tal concurso foi: divisão interna da Ucrânia. Uma prova para quem manda bem em geografia, ou melhor, geopolítica. E se eu fosse você, concurseiro, dominaria mais essa disciplina, ela ainda vai dar muito trabalho nas provas que estão por vir...
Bem, saindo da Ucrânia e voltando para o Brasil e para a prova da PF, quero lhe informar que geopolítica teve replay, dessa vez tratando da questão do terrorismo mundial. A prova pediu o seguinte:
A CIVILIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA E O TERRORISMO
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
o 11 de Setembro de 2001 e a nova escalada terrorista;[valor: 4,00 pontos];
o Estado Islâmico: intolerância e agressividade;[valor: 4,00 pontos];
a reação mundial ao terrorismo. [valor: 4,00 pontos].
É, pessoal, para quem não estava por dentro do assunto ficou muito difícil trabalhar. A estrutura da dissertação seria o mais fácil, ou seja, fazer o bloco de parágrafos seria o de menos, mas rechear com um bom conteúdo a ponto de obter 4 pontos de cada, bem, aí são outros quinhentos... Veja só o que poderia ser discutido no texto:
1º parágrafo:o candidato daria uma geral a respeito do terrorismo: uma nova ameaça mundial, o inimigo invisível que ataca de modo inesperado. (parágrafo mais fácil, de introdução, de apresentação do assunto geral)
2º parágrafo:um parágrafo de retrospectiva histórica: nesse momento, o aluno poderia falar do famoso 11 de setembro de 2001, o fato em si: Osama Bin Laden e a Al Qaeda. Nesse mesmo parágrafo, o candidato iria fazer uma ressalva de que a escalada do terror continua, novos alvos estão surgindo e isso tem relação direta com o Islamismo. (começa o desenvolvimento do texto)
3º parágrafo:já que foi falado de Islamismo no parágrafo anterior, nesse caberia provar o grau de intolerância em torno desse estado, e se o aluno estivesse bem informado poderia falar do Estado Islâmico (ISIS). Caberia também uma crítica ao que tal estado vem promovendo e tudo por conta de uma exacerbada intolerância religiosa: um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana. José Saramago chegou a criticar esse ódio infundado afirmando:"De algo sempre haveremos de morrer, mas já se perdeu a conta aos seres humanos mortos das piores maneiras que seres humanos foram capazes de inventar. Uma delas, a mais criminosa, a mais absurda, a que mais ofende a simples razão, é aquela que, desde o princípio dos tempos e das civilizações, tem mandado matar em nome de Deus".(ainda de desenvolvimento, acredito que esse seria o parágrafo mais difícil de detalhar nessa prova).
4º parágrafo:momento de concluir o texto, o fechamento da redação. Se o candidato percebeu, esse último tópico tanto daria para dizer o que já foi realizado como reação mundial ao terrorismo, como também poderia deixar sugestões do que ainda poderia ser feito, apontando soluções para a questão. Não sei se você acompanhou os noticiários recentes (mais precisamente de setembro), mas o secretário de Segurança Interna dos EUA, Jeh Johnson, afirmou: "O perigo está evoluindo, mas hoje é de um tipo diferente, com outras características. Não é mais a Al Qaeda de 2001, é uma ameaça mais descentralizada e mais complexa", disse Johnson, citando a milícia radical Estado Islâmico (EI), mas também os braços da Al Qaeda na Península Arábica, no Magreb [noroeste da África] islâmico, o Al Shabab na Somália e a Frente al-Nusra na Síria. Extremista ou por que não dizer realista, ele ainda disse: "Apesar de não termos conhecimento de qualquer plano de ataque do EI ao território dos EUA, sabemos que o ele está preparado para matar americanos inocentes que encontrarem pelo fato de eles serem americanos."Segundo o secretário, o que se tem a fazer agora é se preparar para evitar o elemento surpresa. Nesse sentido, o aluno deveria falar do serviço de inteligência dos EUA, o que vem fazendo para evitar novos atentados. Entre as ações mais recentes, pode ser citada a dura fiscalização em aeroportos, sobretudo com destino ao país e o monitoramento de americanos suspeitos que podem se juntar aos rebeldes na Síria ou no Iraque. Ainda poderia ser citado o trabalho do Conselho de Segurança da Casa Branca e outras agências do governo norte-americano no sentido de criar uma nova doutrina militar, (o princípio é de o da ação "preventiva" em qualquer parte do mundo, contra grupos suspeitos de planejar ações terroristas e/ou países que planejam ajudar grupos terroristas). O Conselho de Segurança da ONU, inclusive, vem aplicando inúmeras sanções contra estados que davam guarida ou prestavam ajuda a terroristas. Caso o aluno quisesse dar uma pitada a mais de leitura de mundo e de conhecimento do assunto, poderia ressaltar os riscos que ainda envolvem a polêmica do terrorismo biológico. Isso é mais do que tema de filme norte-americano, essa ameaça é real e é preciso estar preparado para enfrentá-la, mas como? É onde entra a Organização Mundial de Saúde (OMS) ajudando a se precaver contra possíveis e futuras moléstias dessa natureza.
Bem, aí estão os possíveis 4 parágrafos de um assunto muito bom de falar, de criticar e até de apontar soluções. Acredito que um candidato que pretende ser um agente da PF teria uma obrigação sim de pensar acerca dessa questão. Nosso país não enfrenta esse inimigo, é verdade, mas isso não impede de pensarmos nessa questão que atormenta outros países. Madri já vivenciou essa questão (atentado ao metrô que levou a óbito em 11 de março de 2004 191 pessoas).Ano passado, houve o atentado terrorista na maratona de Boston. (três pessoas morreram e 282 ficaram feridas durante a tradicional maratona promovida pela cidade americana). Enfim, não sabemos quem será a próxima vítima. É esperar para que as nações estejam devidamente preparadas.

Nenhum comentário: