Código da questão: Q1676Ca
(Ferreira de Moura - 2012 - SEPLAG) “ [...] se a China, o maior poluidor do planeta, não moverse da sua posição, não haverá avanço de sequer de uma polegada [...]” . As palavras grifadas no trecho exercem a função sintática de:
Vocativo.
Aposto.
Adjunto adnominal.
Complemento nominal.
Código da questão: Q1111Ca Considere as frases: As escolas devem proibir frituras e refrigerantes não vendendo frituras e refrigerantes em suas cantinas. A escola pode ensinar hábitos alimentares saudáveis, mas a família também deve incorporar esses hábitos alimentares saudáveis . Para evitar a repetição de palavras, assinale a alternativa em que os pronomes, além de estarem adequadamente colocados na frase, substituem, correta e respectivamente, os termos em destaque nas frases.
vendendo-os ... incorporar-lhes
os vendendo ... incorporá-los
vendendo-os ... incorporá-los
lhes vendendo ... lhes incorporar
vendendo-lhes ... os incorporar
Código da questão: Q994Ca Caminheiro que passas pela estrada Seguindo pelo rumo do sertão, Quando vires a cruz abandonada, Deixa-a em paz dormir na solidão. (Castro Alves) O verso Deixa-a em paz dormir na solidão tem forma inaceitável para a norma culta em:
Deixa em paz dormir na solidão.
Deixa a cruz em paz dormir na solidão
Deixa que ela durma em paz na solidão
Deixa-a dormindo em paz na solidão
Deixa-lhe dormir em paz na solidão
Código da questão: Q995Ca Caminheiro que passas pela estrada Seguindo pelo rumo do sertão, Quando vires a cruz abandonada, Deixa-a em paz dormir na solidão. (Castro Alves)Reescrevendo o terceiro verso, ocorreu problema de regência na opção
Quando estiveres perto da cruz abandonada
Quando fores à cruz abandonada
Quando olhares a cruz abandonada
Quando chegares a cruz abandonada
Quando encontrares a cruz abandonada
Código da questão: Q1117Ca Considere as afirmações sobre a tirinha.
I. A mãe de Mônica compreendeu a frase da filha em sentido próprio.
II. O exagero presente na atitude da mãe de Mônica contribui para a comicidade do texto.
III. Mônica e Magali encararam com naturalidade o que ocorreu na cozinha.
IV. Na expressão pra almoçar percebe-se a ideia de finalidade.
É correto o que se afirma em
I, apenas
IV, apenas
II e III, apenas
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV
Código da questão: Q1108Ca Assinale a alternativa cujas palavras completam, correta e respectivamente, a frase a seguir: _______________________entrevistada, a aluna mostrou ter compreendido o que são hábitos alimentares saudáveis ________________ evita comer pastéis, ____________________ reconhece que eles têm muita gordura.
Quando ... visto que ... portanto
Quando ... visto que ... pois
Depois de ... pois ... mas
Depois de ... pois ... portanto
Conforme ... porém ... pois
Código da questão: Q990Ca Vivia longe dos homens, só se dava bem com os animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro, cambaio, torto e feio. Às vezes utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos exclamações e onomatopeias. Na verdade, falava pouco. Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas (Graciliano Ramos, Vidas secas).O que há de efetivo na forma de articular as palavras para a personagem de Graciliano Ramos?
A tentativa de falar palavras difíceis e o impedimento em função da complexidade significativa.
A dificuldade de sobrevivência num mundo hostil e distante de outras criaturas humanas
A referência a um contexto rural, entremeada por prenúncios de uma linguagem arcaica
A comunicação entre homem e bicho que impossibilitava a aproximação com outros indivíduos humanos.
A economia linguística e a precisão na maneira de comunicar-se com outros indivíduos afins e com os animais.
Código da questão: Q991Ca Vivia longe dos homens, só se dava bem com os animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro, cambaio, torto e feio. Às vezes utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos exclamações e onomatopeias. Na verdade, falava pouco. Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas (Graciliano Ramos, Vidas secas).O período Vivia longe dos homens, só se dava bem com os animais mudaria de sentido se fosse escrito:
Vivia longe dos homens, todavia se dava bem com os animais
Vivia longe dos homens. Dava-se bem com os animais
Por viver longe dos homens, dava-se bem com os animais
Vivia longe dos homens, portanto era adaptado à vida com os animais.
Vivendo longe dos homens, dava-se bem com os animais
Código da questão: Q1678Ca
(Ferreira de Moura - 2012 - SEPLAG) Observe o trecho: “ No aspecto diplomático, os chineses vem fazendo o que bem entendem e é um dos países que mais investem nas economias pobres.” De acordo com o Novo Acordo Ortográfico firmado entre os países lusófonos em 29 de setembro de 2008 e em vigor desde 1º de janeiro de 2009, que estabeleceu novas regras para a nova ortografia, podese afirmar em relação à ausência do acento circunflexo no verbo que está:
Correto, pois os acentos diferenciais foram abolidos.
Incorreto, pois mesmo com a abolição de alguns acentos diferenciais, a distinção entre terceira pessoa do singular e terceira do plural de verbos homófonos e homógrafos ainda é marcada pelo acento circunflexo.
Em conformidade apenas com as regras antigas, segundo as quais não se marcava a distinção entre plural e singular de palavras idênticas.
Adequado, pois se tornou facultativo o uso.
Código da questão: Q1792Ca
(Ceperj - 2012 - Degase) “É forçoso reconhecer que razão assiste ao magistrado.” A frase acima exemplifi ca um uso mais formal da língua, escolhido pelo autor deste texto, que foi originalmente publicado em uma seção voltada para questões de Direito e Justiça de um jornal. No contexto da frase, o signifi cado do verbo “assistir” é:
comparecer
acompanhar
faltar
caber
permanecer
Nenhum comentário:
Postar um comentário