NO INICIO DO BLOG

4 de setembro de 2017

TEMA DE REDAÇÃO CONCURSO POLÍCIA CIVIL

Um assunto recorrente na sociedade contemporânea é a proposta de tema para sua próxima redação: "Justiça com as próprias mãos: efeitos na sociedade"


Justiça com as próprias mãos: efeitos na sociedade 
Desta vez, a violência urbana e as suas formas de combate serão temáticas para seu próximo texto.
Esses são assuntos que percorrem cotidianamente os canais de notícias e dividem opiniões”.
Alguns casos famosos de linchamentos cometidos por grupos de pessoas, grupos esses, grandes ou pequenos, mas que tinham como motivação a vingança da violência ou abuso cometidos por determinada pessoa ilustraram páginas de jornais, canais de notícias na internet e viraram imagens fáceis nos noticiários.

A violência urbana, seja ela em qual nível for, sendo combatida pelas próprias mãos da sociedade tem suas causas e consequências.
O desafio desse tema de redação é enxergar o por quê e até que ponto esses conflitos sociais são recorrentes no Brasil.
Descobrir as causas dessas manifestações de ódio. Entender se a motivação dessa violência urbana é justiça ou vingança. Até que ponto a onda de intolerância pode trazer efeitos irreversíveis à sociedade.
A seguir, apresentamos textos para que você se apoie e possa produzir a sua redação baseada na temática discorrida neste post:

Texto Motivador

Texto I
Diariamente os telejornais de todo o país noticiam uma avalanche de crimes, que fazem as vítimas e/ou parentes, desesperadamente, suplicarem: “eu quero justiça”! A dor é ainda maior, porque eles têm a triste certeza de que não serão atendidos.
O descrédito com o Poder Judiciário no Brasil traz como consequência o aumento no número dos justiceiros. Pois, se o Estado não me oferece justiça, farei com as próprias mãos. Isso é o que toma assento no inconsciente coletivo das pessoas vitimadas pela violência generalizada. Isso decerto não aconteceria se vigente fosse, de fato, o Contrato Social.
Para nossa tristeza, esses justiceiros fazem nosso país cada vez mais vil que varonil.

Texto II
2017-05-03


Texto III
O Brasil tem pelo menos um caso de linchamento por dia. Nas últimas seis décadas estima-se que um milhão de pessoas tenha participado de algum caso de violência coletiva no país.
O número é do sociólogo José de Souza Martins, autor de um livro e um dos maiores especialistas sobre o tema no Brasil.
Com tantos casos, os linchamentos não podem mais ser vistos como momentos excepcionais. A recorrência do fenômeno faz com que ele possa ser considerado um componente da realidade social brasileira.

Redija um texto dissertativo-argumentativo no qual abordará o seguinte tema:
Justiça com as próprias mãos: efeitos na sociedade

Grande parte das provas de redação para concursos em geral cobra que o candidato disserte sobre temas atuais.
Sendo assim, estar em dia com as informações, atualizado com os acontecimentos e seus desdobramentos somados ao conhecimento de mundo podem ser grandes aliados de quem está prestes a fazer uma prova que tenha como uma de suas etapas, uma redação.
Um texto bem articulado, bem escrito e que obedeça todas as regras e esteja dentro dos critérios de correção pode elevar a nota do candidato e, muitas vezes, pode salvar uma boa classificação em determinado concurso.
As regras básicas cobradas em redações do tipo dissertação são bem comuns, diferenciando-se muito pouco em algumas bancas.
Em algumas vezes, o edital pede que o candidato crie um texto no estilo dissertação – argumentação.
A princípio, o candidato deve ter em mente que estar atualizado, dominar as regras gramaticais e de pontuação,parte estrutural de um texto, conhecer os elementos de coesão e coerência. Sem contar que é imprescindível saber discorrer muito bem sobre um assunto será determinante para o sucesso da redação!

Nenhum comentário: