NO INICIO DO BLOG

11 de maio de 2016

Divisão silábica


 A divisão silábica (silabação) deve ser feita a partir da soletração, ou seja, apresentando o som total das letras que formam cada sílaba, cada uma de uma vez. Usa-se o hífen para marcar a separação silábica.

Regras para a silabação:

1) Não se separam os dígrafos ch, lh, nh, qu, gu:

cho-ca-lho,
qui-nhão,
gui-sa-do.

2) Separam-se os dígrafos rr, ss, sc, sç, xc e xs:

ex-ces-so,
flo-res-cer,
car-ro-ça,
des-ço,
ex-su-dar.

3) Separam-se as vogais idênticas (aa, ee, ii, oo, uu) e os grupos consonantais cc e .

ca-a-tin-ga,
re-es-tru-tu-rar,
ni-i-lis-mo,
vo-o,
du-un-vi-ra-to,
oc-ci-pi-tal,
fric-ção.

Obs.: Segundo o "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa", de Antônio Geraldo da Cunha, publicado pela Editora Nova Fronteira, as vogais idênticas "ee" e "uu" tanto podem ser separadas quanto permanecer na mesma sílaba:

compre-en-der ou com-preen-der,
du-un-vi-ra-to ou duun-vi-ra-to

4) Há vocábulos em que ocorrem os encontros ae, ai, ao, au, ea, ei, eo, eu, ia, ie, io, iu, oa, oe, oi, ua, ue, ui e uo, que são pronunciados ora como hiato, ora como ditongo. Veja alguns exemplos:

ca-e-ta-no ou cae-ta-no;
en-ra-i-zar ou en-rai-zar;
ca-os ou caos;
a-ba-u-la-do ou a-bau-la-do;
cór-ne-a ou cór-nea;
re-in-ven-tar ou rein-ven-tar;
es-pon-tâ-ne-o ou es-pon-tâ-neo;
re-u-nir ou reu-nir;
co-lô-ni-a ou co-lô-nia;
cá-ri-e ou cá-rie;
ri-o ou rio;
di-u-tur-no ou diu-tur-no;
co-a-dor ou coa-dor;
po-ei-ra ou poei-ra;
Co-im-bra ou Coim-bra;
nu-an-ça ou nuan-ça;
tê-nu-e ou tê-nue;
su-i-ci-da ou sui-ci-da;
su-or ou suor.

Que fique claro que isso não ocorre em todos os vocábulos em que há tais encontros. Há aqueles em que claramente ocorre hiato, como em di-a e su-a, e aqueles em que claramente ocorre ditongo, como em cai-xa e pei-to; 


5) des, dis, trans, sub, sob...

Nunca uma sílaba terminará em consoante se a seguinte se iniciar por vogal. A consoante sempre se ligará à vogal subsequente:

su-ben-ten-di-do, sub-tí-tu-lo,
tran-sal-pi-no, trans-pan-ta-nei-ra,
hi-pe-ra-mi-go,  hi-per-mer-ca-do,
su-bal-ter-no, sub-mun-do

6) aia, eia, oia, uia, aie, eie, oie, uie, aio, eio, oio, uio, uiu
Esses grupos sempre se formam assim: ditongo decrescente + vogal ou tritongo + vogal, ou seja, as duas ou três primeiras letras, incluso o “i”, ficam na mesma sílaba enquanto a última se separa delas. O mesmo acontece se no lugar o i houver u, como no nome próprio Cauê.

sa-mam-bai-a,
fei-a,
joi-a,
im-bui-a,
ba-lai-o,
mei-o,
se-quoi-a,
tui-ui-ú,
Cau-ê

7) Palavras terminadas em ea, eo, ia, ie, io, ua, ue, uo com a sílaba anterior acentuada: tanto pode ocorrer paroxítona terminada em ditongo crescente quanto proparoxítona. Essa regra só ocorre para a pronúncia da palavra, uma vez que, não se deve separar as sílabas de maneira que deixe uma vogal sozinha no final da linha ou no início dela:

co-le-tâ-nea 
ins-tan-tâ-neo 
pá-tria 
cá-rie 
ar-má-rio 
tá-bua 
tê-nue 
vá-cuo 

Translineação

Translineação é a mudança, na escrita, de uma linha para outra, ficando parte da palavra no final da linha superior e parte no início da linha inferior.

Regras para a translineação:

1) Não é aconselhável deixar apenas uma letra pertencente a uma palavra no início ou no final de linha. Por exemplo, em translineações são inadequadas as seguintes separações: pesso-a, a-í, samambai-a, a-meixa, e-tíope, ortografi-a, cári-e. Não se quer dizer aqui que essas separações silábicas sejam erradas; é uma simples questão de elegância de estilo.

2) Não se deve, em final ou início de linha, quando a separação for efetivada, formar-se palavra estranha ao contexto. Não se quer dizer aqui que essas separações silábicas sejam erradas; é uma simples questão de elegância de estilo. Por exemplo: em translineações são inadequadas as seguintes separações:

presi-dente, pois houve a formação de palavra estranha ao contexto: dente.
samam-baia, pois houve a formação de palavra estranha ao contexto: baia.

4) Conforme a última reforma ortográfica, na translineação de palavras com hífen, se a partição coincidir com o hífen, este deve ser repetido na linha seguinte. Por exemplo:
................................................................... pombo-
-correio..

Nenhum comentário: