NO INICIO DO BLOG

12 de novembro de 2014

Nossas vidas em 2034

São Paulo, 06 de novembro de 2034.
Sempre ouvi dizer que a vida passava rápido, mas confesso que ela superou minha expectativas. Parece ontem que vivíamos sem smartphone, que doenças como Alzheimer eram um mistério e que a impressora 3D era um objeto de luxo apenas para os mais privilegiados. Hoje estamos num momento em que a tecnologia se mostra completamente integrada ao nosso cotidiano.
Não existe mais distinção entre as nossas mobílias e gadgets, todos são integrados e reconfiguráveis. Além disso, eles foram pensados modularmente, ou seja, dependendo da ocasião, nossos móveis transformam-se e misturam-se com aparelhos eletrônicos, tudo em nome do real aproveitamento de espaço e da otimização do tempo de manipulação dos mesmos.
Futuro1
Coisas que no passado pareciam super complexas, hoje fazem parte da realidade da maioria das pessoas. Um exemplo são os sistemas de iluminação inteligentes, que de acordo com a música tocada no apartamento ou com os movimentos da casa, mudam a intensidade da iluminação, apenas se baseando numa análise de dados que identifica quais ocasiões combinam mais com cada tipo de iluminação.
Outra coisa boa que surgiu na nossa vida foram embalagens que aumentam o tempo de duração dos produtos na geladeira. Hoje em dia a gente não se depara mais com aquele pé de brócolis estragando ou aqueles tomates que compramos em excesso. Tudo dura muito mais.
Futuro2
Por falar em comida, depois de passarmos anos pensando em como otimizar a agricultura, hoje em dia conseguimos ter acesso a alimentos de alta qualidade sem agrotóxicos. Já existem várias fazendas de LED high tech espalhadas pelo mundo, capazes de produzir toneladas de comida por dia, gastando menos água e sem precisar de insumos químicos.
Futuro3
Outro grande aspecto que se mostra totalmente integrado à nossa rotina são as ferramentas DIY (Do It Yourself), onde muitas coisas que precisávamos fazer ou comprar pronto (deixando tudo mais caro e pouco sustentável) agora são acessíveis através de kits e ferramentas tecnológicas que derrubam a barreira da indústria com os produtos. Essa revolução surgiu com o advento das impressoras 3D, que são capazes de criar tudo o que queremos on-demand. Hoje em dia, construímos tudo com essas impressoras, até mesmo casas casas que ficam prontas em 24h.
Futuro4
Essas mudanças chegaram na indústria também: com a capacidade de substituir uma peça em metal ou cerâmica na hora com impressoras 3D, o processo de produção ficou muito mais eficiente. Hoje em dia nas fábricas, equipamentos e pessoas estão completamente conectadas através da internet industrial, que integra toda a cadeia produtiva, trazendo soluções antes mesmo dos problemas acontecerem.
Se no passado as formas de conseguir energia eram caras e pouco acessíveis, hoje em dia a nossa energia é produzia de diversos tipos. Ela vem do petróleo, do sol, do mar, do lixo, se tornando muito mais acessível à população do mundo todo.
A nossa vida melhorou muito também na área da saúde. Por meio da tecnologia de mapeamento de sinais elétricos do cérebro, vários mistérios sobre o corpo humano foram solucionados, permitindo a criação de soluções muito mais eficazes para problemas de saúde. Hoje em dia, por exemplo, pessoas que sofreram traumas ou doenças graves podem recuperar com facilidade suas funções perdidas, como movimento de algum membro que havia sido perdido, recuperação de memória após acidentes graves, devolução da visão para pessoas que nasceram com a visão comprometida ou que a perderam em algum episódio da vida, cura de doenças como Alzheimer e Mal de Parkinson, etc.
Futuro5
É, o tempo passou, mas posso te garantir que o futuro é bom, muito bom. Talvez melhor do que pudéssemos imaginar lá no remoto ano de 2014. As novas tecnologias estão cumprindo seu papel de facilitar nosso dia a dia, e fazer com que nem percebamos que estamos a usando, pois tudo está integrado de forma orgânica, adaptada, funcional e inteligente. Nosso futuro é cada vez mais sentir (e usufruir) a tecnologia do que percebê-la, pois tudo acontece naturalmente.
Então se pudesse dar uma dica para o passado, seria: aproveite sua juventude. Cuide do planeta. E se prepare para usufruir das maravilhas que irão surgir nos próximos anos. A vida em 2014 era boa, mas a vida agora é muito melhor. As cidades do futuro já são uma realidade aqui em 2034. A gente até manda um dos nossos Postais do Futuro de lembrança pra você.
Postcard-Rio

Nenhum comentário: