NO INICIO DO BLOG

7 de novembro de 2014

Temas de redação ENEM - 2014 - e o que pode ou não ser feito antes e durante a prova - sucesso, meninada!!!!

Na continuação de nossa série sobre possíveis temas de redação para o Enem 2014, hoje teremos como assunto a cultura. Primeiramente, é necessário se lembrar da diferença de assunto e tema. Veja nosso artigo com essa explicação aqui.
Agora, confira nossa lista com possíveis temas dentro do assunto “Cultura”. Aproveite-os como dicas de estudo e propostas de redação.

1) Culturas minoritárias no Brasil: o desafio de entender o diferente

Nesse tema, poderiam surgir textos de apoio que abordassem as culturas indígenas e afro-brasileiras, dentre outras minoritárias, sendo possível direcionar a proposta para questões de alimentação, vestimenta, estrutura familiar, crença religiosa, etc. Como proposta de intervenção, seria necessário desenvolver uma ação viável para aumentar a compreensão e a tolerância ao diferente da maioria.

2) A atual situação cultural brasileira: imbecilização ou pluralismo?

Por um lado, a mídia televisiva proporciona uma cultura cada vez menos crítica e formadora e mais de entretenimento. Exemplos disso são programas de reality show e de auditório e as telenovelas. Por outro lado, há uma cultura emergente pouco compreendida e aceita, por exemplo, grafiteiros e rappers. A simultaneidade de diversos aspectos culturais na atualidade poderia ser um bom estopim para uma argumentação. Mas cuidado! Em temas mais polêmicos, sempre tenha muita atenção em não escrever nada que fira os direitos humanos.

3) O poder das leis em mudar a cultura brasileira

Se as leis têm ou não o poder de mudar a cultura é o posicionamento que seria exigido do estudante na escrita dessa proposta. Inegavelmente, a população, ao cumprir uma lei, está mudando seus hábitos. Mas seria a cultura algo mais forte do que os hábitos? Os costumes dos brasileiros e novas leis criadas, como Lei Seca e Lei da Palmada, poderiam ser confrontados em uma argumentação a fim de refletir a interferência das leis na rotina brasileira.

4) A leitura como aspecto cultural: importância e alternativas

Índices mostrando a frequência de leitura de um brasileiro, os tipos literários mais lnecessárioidos e a relação entre leitura e formação escolar são exemplos de dados que poderiam estar presentes na coletânea de uma proposta de redação com esse tema. Além disso, a redação deveria abordar a importância da leitura como: o aumento de vocabulário, formação crítica e novos aprendizados. Outro aspecto necessário seria demonstrar alternativas de utilização da leitura para aumento cultural, por exemplo, incentivo a visitas em bibliotecas.

Está chegando a hora! Amanhã terá início o Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 para você e milhões de candidatos do Brasil inteiro. Não há mais tempo para focar nos estudos, afinal não é possível compensar um ano todo de preparação em algumas horas.
Entretanto, além de relaxar a mente e o corpo, nestes últimos instantes você deve separar um tempinho para entender as regras do Enem e assim evitar problemas inesperados por falta de informação ou conhecimento do funcionamento do exame.
Fique tranquilo que, como sempre, o Portal infoEnem vai facilitar sua vida. Nas linhas abaixo você verá tudo o que é permitido e não é permitido ao candidato, bem como alguns de seus deveres. Confira:

O que é obrigatório levar nas provas

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de outra cor de tinta inclusive impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta.
  • Documento de identificação original com foto, lembrando que não serão aceitos cópias de documentos.

O que é proibido levar nas provas

  • Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações;
  • Aparelhos eletrônicos como: calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie, receptores ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Utilizar acessórios com óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);
  • Armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte.

O que é permitido levar nos dias das provas

Esclarecemos que as indicações deste tópico são opcionais, isto é, fica a critério do candidato portá-las ou não;
  • O participante poderá levar para a sala de provas alimentos (chocolate, barras de cereais, salgadinhos etc.) e bebidas como água, refrigerante, suco e energético;
  • Nossa recomendação é para que leve alimentos leves e de consumo prático. Realizar uma prova de 4 a 5 horas sem ingestão de nenhum alimento não é ideal.

O que pode eliminar o candidato

  • Atraso! O Inep é bem objetivo ao informar que os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Independentemente do motivo, atrasos não serão aceitos. Apesar do Edital do Enem 2014 permitir que um inscrito que não realizou a prova num dia participe do outro, perder metade da nota compromete completamente as pretensões de qualquer participante. Para saber o horário de início das provas em seu estado, já considerando as diferenças de fuso-horário e o horário de verão.
  • Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.
  • Portar qualquer um dos objetos ou vestir quaisquer dos acessórios indicados no tópico “O que é proibido levar nas provas”;
  • Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início da aplicação;
  • Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante;
Agora que você já sabe as principais regras do Enem 2014, providencie tudo o que precisa para chegar na prova tranquilo e dar o seu melhor.

Nenhum comentário: