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12 de novembro de 2014

Vestibular - UFSM - carta aberta

   


Carta Aberta Exemplos. Selecionamos algumas redações no modelo de Carta Aberta para o Vestibular com notas acima da média, ou seja, são redações que passaram pela banca da Unicamp e tiraram nota 10.
Você vai perceber que a carta aberta não é um bicho de sete cabeças e que a estrutura é bem simples. 

Carta Aberta Exemplos

Tema Pedido Pela Unicamp 2014
Em virtude dos problemas de trânsito, uma associação de moradores de uma grande cidade se mobilizou, buscou informações em textos e documentos variados e optou por elaborar uma carta aberta. Você, como membro da associação, ficou responsável por redigir a carta a ser divulgada nas redes sociais. Essa carta tem o objetivo de reivindicar, junto às autoridades municipais, ações consistentes para a melhoria da mobilidade urbana na sua cidade. Para estruturar a sua argumentação, utilize também informações apresentadas nos trechos abaixo, que foram lidos pelos membros da associação.
Atenção: assine a carta usando apenas as iniciais do remetente.
Exemplo 1 Redação – Modelo de Carta Aberta (Nota Alta)
Belo Horizonte, 10 de Novembro de 2013 Carta aberta à prefeitura de Belo Horizonte
Venho, por meio desta carta, apresentar reivindicações da Associação de Moradores de Belo Horizonte concernentes à mobilidade em nossa cidade.
Diante de congestionamentos cada vez maiores, do atraso provocado pelo trânsito de veículos em horários de ápice e do consequente estresse que acomete os belo-horizontinos diariamente, quando precisam se locomover, nossa Associação se comprometeu a estudar as principais causas e elaborar as melhores propostas para a melhoria da mobilidade em nossa cidade. Chegamos portanto, à conclusão de que o principal problema do trânsito de Belo Horizonte é a dimensão exorbitante de sua frota de veículos, quando analisa-se o que a infraestrutura da cidade é capaz de suportar. Com base nisso, criamos propostas de intervenção que visam reduzir a frota de automóveis, dinamizar a locomoção urbana e aumentar a qualidade de vida dos habitantes.
A primeira proposta se refere à implantação do pedágio urbano, que está em voga em Londres desde 2003 e se mostrou muito bem-sucedido. Esse pedágio consiste em uma tarifa, cobrada em diversos pontos da cidade, para motoristas de automóveis. O efeito imediato dessa proposta é o desencorajamento do uso de automóveis pelos cidadãos. Além disso, o dinheiro dos pedágios torna-se um fundo para investimento em transporte público.
A segunda proposta relaciona-se, justamente, ao transporte público. Sugere-se a ampliação da frota e das linhas de ônibus, além da criação de ciclovias por toda a cidade. Paralelamente a isso, convém implantar o serviço de aluguel de bicicletas públicas, sucesso na França. Com essas propostas, esperamos uma melhoria significativa na mobilidade em Belo Horizonte, portanto exortamos à prefeitura que elas sejam postas em prática.
Atenciosamente, T.M.G
Exemplo 2 Redação – Modelo de Carta Aberta (Nota Alta)
Carta Aberta à Prefeitura Municipal
Como representante da Associação de Moradores do Município, venho, mediante esta carta aberta dirigida à Prefeitura Municipal, na instauração imediata e em longo prazo de medidas com o propósito de melhorar o sistema viário da nossa cidade.
Nos últimos anos, nossa comunidade vem enfrentando o aumento exponencial do número de horas perdidas no trânsito engarrafado, bem como as cada vez mais lotadas viagens de ônibus e trem. O aparente descaso das nossas autoridades públicas, no tocante a essa questão crucial, levou os associados a realizarem uma abrangente pesquisa sobre os métodos utilizados por diversas cidades do mundo, visando a reverter quadros de estagnação da mobilidade urbana.
A Associação pôde constatar, dessa forma, que uma possível solução imediata é o polêmico pedágio urbano. Apesar da repulsa à primeira vista que essa medida pressupõe, ela vem sendo aplicada com sucesso em Londres desde 2003, sendo a receita arrecadada nos pedágios revertida em investimentos no transporte público. É importante também lembrar outra medida europeia, que consiste em oferecer bicicletas públicas, de aluguel, para a população, bem como a construção de ciclovias – oferecendo um meio de transporte alternativo.
Contudo, ressalto que a maior parte das melhorias apenas virá a partir de medidas que atinjam nossa sociedade no futuro. Dessa forma, faz-se necessária uma verdadeira revolução municipal, que consista na descentralização dos pólos empregatícios da cidade, bem como na informatização dos serviços públicos. É absolutamente inadmissível que o cidadão perca longas horas no trânsito por morar distante do seu trabalho, sendo muito mais lógico empregá-lo próximo à sua residência, mediante incentivos fiscais a empresas que se instalem nos subúrbios da nossa urbe.
Eu e meus colegas associados, bem como a sociedade em geral, esperamos que nossas reivindicações sejam atendidas, a partir de um planejamento conciso que possa melhorar nossas condições de transporte.
Sem mais, S.I.N.

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