Quando se anunciou que haveriam mudanças no Enem a partir deste ano, surgiram rumores e especulações indicando que a Redação poderia ser extinta do exame (veja). No entanto, com a liberação da consulta pública sobre alterações na prova no dia de ontem, o ministro da educação acabou com a tensão e confirmou que a redação será mantida na edição de 2017:
A expectativa era que a retirada da redação fizesse parte das pautas discutidas pela consulta pública, também lançada nesta quarta-feira (18). Como não consta na discussão e após a declaração do ministro, não resta dúvidas que teremos a avaliação textual no Enem 2017.
O que não se sabe ainda é se o exame terá apenas um dia de aplicação, com menos de 100 questões e a própria redação, ou continuará sendo realizado em dois dias. Isso será definido somente no Edital, que deve sair após o encerramento do prazo para participação na consulta, que termina em 10 de fevereiro.
O que temos de certo é que a prova de redação continua tendo peso enorme no desempenho final do Enem e que deve continuar trazendo proposta/tema que abrange uma problemática nacional e que exige solução com base no respeito aos Direitos Humanos.
Além disso, deve manter o critério de avaliação com base nas cinco competências e também a atribuição de notas numa escala de 0 a 1.000 pontos, como tem ocorrido nas últimas edições.
|
NO INICIO DO BLOG
20 de janeiro de 2017
ENEM E A REDAÇAÕ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário