Minha outra mulher teve uma educação rigorosa, mas mesmo assim mamãe nunca entendeu por que eu escolhera justamente aquela, entre tantas meninas de uma família distinta.
O verbo grifado na frase acima pode ser substituído, sem que se altere o sentido e a correção originais, e o modo verbal, por:
(A) escolheria.
(B) havia escolhido.
(C) houvera escolhido.
(D) escolhesse.
(E) teria escolhido.
RESPOSTA:
Antes de analisar as alternativas, precisamos identificar as características do verbo sublinhado no trecho a que se refere a questão.
O verbo escolhera encontra-se no modo indicativo e está no pretérito mais-que-perfeito simples, aquele tempo que usamos para denotar uma ação passada anterior a outra ação também passada. Vejamos:
Chegou tarde ao trabalho porque dormira até às dez da manhã.
Chegou tarde indica uma ação concluída no passado, mas que foi posterior à indicada pelo verbo dormira, ou seja, antes de chegar tarde ao trabalho, o sujeito dormiu até às dez horas da manhã. Podemos esquematizar assim:
PASSADO REMOTO > PASSADO PRÓXIMO > PRESENTE
dormira chegou
Agora que já identificamos tempo e modo verbais do termo que nos serve de paradigma, precisamos encontrar, entre as alternativas, aquele que possa substituí-lo sem alterar o sentido e a correção gramatical. Explicando: no trecho citado na questão, a ação de escolher é anterior à ação entender, ainda que ambas estejam no passado. Precisamos escolher a alternativa que mantenha essa noção.
Para acertar esta questão, temos que saber: quando nós juntamos TER ou HAVER no pretérito imperfeito (tinha ou havia) a um verbo no particípio, obtemos o chamado pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo. Logo, havia escolhido (ou tinha escolhido) equivale a escolhera. A única diferença é que um tempo é simples (só um verbo) e o outro é composto (ver auxiliar + principal).
A RESPOSTA, então, é a letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário