NO INICIO DO BLOG

6 de janeiro de 2017

UFRGS - 2017

Pare e conte. Quantos textos você produziu na semana que passou? Um, bom, dois, ótimo, três, excelente. A prática sempre foi a melhor amiga da perfeição. Mas se o estudo da redação ainda está na leitura de dicas e textos alheios, pare e comece a escrever. A prova de redação é a única oportunidade de o candidato mostrar o que pensa e como organiza o pensamento por meio da escrita. Por isso, o texto é muito valorizado nas universidades públicas e obrigatório pelo Ministério da Educação para o ingresso no Ensino Superior. Na planilha de avaliação de redação do concurso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o quesito estrutura e conteúdo apresenta 10 itens ao avaliador que vão gerar a metade da nota. Nesta etapa, erros de gramática não são computados.
No topo da lista da avaliação holística (impressão global do texto) está a abordagem do tema. Este é um item importante e poderá gerar penalidade máxima. Para treinar a abordagem, a dica é escolher um tema em provas anteriores, ler com atenção e identificar a pergunta. O que a universidade quer saber?
Ao lado do tema, a clareza do ponto de vista e a consistência argumentativa formam o núcleo básico da redação exigida pela universidade. O que pensa o candidato a respeito do assunto proposto? Qualquer resposta é válida, desde que seja clara e apresente a posição do autor com as suas razões, seus argumentos.

Nenhum comentário: