NO INICIO DO BLOG

6 de janeiro de 2017

INSCRIÇÕES SISU - DE OLHO!


Na tarde de ontem, quinta-feira, o Ministério da Educação (MEC) postou uma matéria em sua página oficial confirmando que as inscrições no Sisu 2017 – Sistema de Seleção Unificada – estarão abertas entre 24 e 27 deste mês de janeiro, conforme já havíamos previsto aqui.
De acordo com a portaria que regulamenta o processo seletivo, esta edição preencherá 238.097 vagas em 6.484 cursos de 131 instituições públicas de ensino superior, das quais fazem parte 61 universidades federais.
Além disso, o MEC também providenciou uma mudança que visa flexibilizar ainda mais a autonomia das instituições participantes do Sisu na forma de usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) para inscrição e cálculo da nota final dos candidatos.
Desta edição em diante, as universidades e institutos federais que ofertam vagas não terão a obrigatoriedade de indicar notas mínimas (saiba mais) nas provas do Enem para que os candidatos possam se inscrever em cada opção de curso e turno.
A portaria determina que as instituições terão autonomia para continuar a fazê-lo, para trocar as pontuações mínimas por uma média mínima referente a todas as pontuações do exame ou ainda utilizar os dois critérios combinados.
Conforme o próprio MEC, além de aumentar a liberdade das instituições para uso das notas do exame, a mudança deve ainda refletir em mais oportunidades para estudantes que conseguem média considerada adequada para um curso/turno, mas que têm desempenho inferior em uma das provas das áreas objetivas ou na redação.
Além dessas novidades, o edital publicado no Diário Oficial da União ainda realize um ajuste para facilitar a prática operacional das instituições após a convocação dos selecionados. Para isso, diferencia e caracteriza matrícula de registro acadêmico, confusão que gerava problemas com diversos estudantes.

Nenhum comentário: