No inicio do blog

1 de agosto de 2016

Abaixar ou baixar?

Abaixar ou baixar?


Abaixar ou baixar? Você já ficou em dúvida na hora de usar as duas palavras? Verbos sinônimos, abaixar e baixar quase sempre podem ser empregados nas mesmas situações.




Abaixar ou baixar são verbos sinônimos. Contudo, existem duas situações em que apenas o verbo “baixar” deve ser empregado
Abaixar ou baixar são verbos sinônimos. Contudo, existem duas situações em que apenas o verbo “baixar” deve ser empregado


Você é daquelas pessoas que prestam atenção em tudo que os amigos escrevem nas redes sociais só para ficar corrigindo os possíveis erros (ainda que mentalmente)? Se a sua resposta é sim, certamente morre de rir – ou quase tem um infarto – quando lê sentenças do tipo...
Eu abaixei o aplicativo de receitas culinárias no meu celular.
Abaixei um monte de vírus no meu computador!
Parece um crime inafiançável usar o verbo “abaixar” para fazer referência à palavra download, não é mesmo? Erro digno de chacota, não é verdade?
Não, não é verdade, pois os verbos abaixar e baixar são sinônimos. Então, por que a estranheza ao notar que alguém optou pelo verbo “abaixar” em vez de “baixar” quando a intenção foi a de referir-se à tecnologia (download)? Bom, isso acontece porque, nessa situação, o verbo “baixar” costuma ser empregado com maior frequência, o que não significa que usar o “abaixar” esteja proibido. Se você tem dúvidas na hora de usar esses verbos, veja só algumas dicas de português que podem ser muito úteis para evitar deslizes gramaticais na modalidade escrita.
Abaixar ou baixar?
Veja as situações em que o uso do verbo “baixar” é obrigatório:
1ª: Quando for verbo intransitivo, isto é, quando não exigir um objeto direto ou indireto, ainda que acompanhado de um adjunto adverbial. Veja os exemplos:
O preço das verduras e frutas baixou ontem.
A febre da paciente baixou.
O nível de risco para investimento nos países emergentes baixou.
2ª: Quando o verbo “baixar” tiver significado de “expedir” (remeter, despachar, promulgar, dar resolução):
O síndico baixou uma norma que impede o trânsito de animais no condomínio.
Os vereadores baixaram um decreto que impede o acesso de visitantes à câmara.
O presidente do sindicato baixou uma lei que libera os filiados da contribuição sindical.
Nessas duas situações (e somente nelas), o verbo “baixar” é obrigatório na norma culta; nas demais situações, é indiferente usar abaixar ou baixar, certo?
Postar um comentário