Faltando pouco menos de três meses para as provas deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos candidatos já estão ansiosos a espera do cartão de confirmação de inscrição, que confirma o local de prova e outras opções feitas pelos participantes.
Antes de mais nada, vale esclarecer que, pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) não irá enviar o documento pelo Correio no endereço dos candidatos. Para reduzir custos com o frete e impressão, o cartão será disponibilizado para consulta pela internet, no mesmo endereço de acompanhamento da inscrição (http://enem.inep.gov.br/). Será preciso informar o CPF e a senha cadastradas para entrar no sistema e ter acesso as informações.
Para acalmar os ânimos dos inúmeros leitores que entraram em contato conosco nos questionando sobre a data de liberação do cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016, publicamos esta matéria com a previsão de que o mesmo será liberado somente no mês de outubro, lembrando que a aplicação do exame está marcada para os dias 5 e 6 de novembro.
Nossa previsão se fundamenta nas últimas edições, nas quais, mesmo sendo enviado pelo correio e considerando que havia ainda o tempo de entrega, o cartão era chegava nas mãos dos candidatos nas últimas semanas antes do exame.
Conforme determina o Edital, o cartão de inscrição informará o número de inscrição; data; hora; local de realização das provas; indicação do(s) atendimento(s) se for o caso; opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso).
Portanto, nossa recomendação é para que os estudantes não percam tempo nesta reta final se preocupando com o cartão de confirmação de inscrição, pois de nada adiantará. O foco deve ser mantido nos estudos e na preparação. Basta continuar acompanhando diariamente as notícias e informativos de nosso Portal que divulgaremos aqui quando o acesso ao cartão for liberado.
|
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável por organizar e aplicar o Enem, prorrogou o prazo para servidores públicos do Poder Executivo Federal se cadastrarem para trabalhar no exame nacional. O período, que encerraria no final de julho, agora segue até 14 de agosto.
A partir da inscrição, estes funcionários entrarão na composição da Rede Nacional de Certificadores (RNC). As oportunidades são para exercer funções relacionadas a segurança nos colégios, salas e locais de aplicação, nos dias das provas do Enem 2016 (5 e 6 de novembro).
De acordo com o próprio Inep, os servidores deverão:
Para aqueles certificadores que já trabalharam na edição passada e há interesse em participar mais uma vez neste ano, o instituto alertou que será preciso realizar mais uma vez todos os procedimentos para inscrição, disponíveis para consulta neste Edital.
A participação na RNC é permitida somente a servidores do Poder Executivo Federal que estejam em plena atividade (não poderão se cadastrar os que estão afastados, de férias ou de licença) e que NÃO possuam parentes até segundo grau, cônjuges ou companheiros inscritos no Enem.
|
NO INICIO DO BLOG
13 de agosto de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário