No inicio do blog

13 de agosto de 2016


Faltando pouco menos de três meses para as provas deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos candidatos já estão ansiosos a espera do cartão de confirmação de inscrição, que confirma o local de prova e outras opções feitas pelos participantes.
Antes de mais nada, vale esclarecer que, pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) não irá enviar o documento pelo Correio no endereço dos candidatos. Para reduzir custos com o frete e impressão, o cartão será disponibilizado para consulta pela internet, no mesmo endereço de acompanhamento da inscrição (http://enem.inep.gov.br/). Será preciso informar o CPF e a senha cadastradas para entrar no sistema e ter acesso as informações.
Para acalmar os ânimos dos inúmeros leitores que entraram em contato conosco nos questionando sobre a data de liberação do cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016, publicamos esta matéria com a previsão de que o mesmo será liberado somente no mês de outubro, lembrando que a aplicação do exame está marcada para os dias 5 e 6 de novembro.
Nossa previsão se fundamenta nas últimas edições, nas quais, mesmo sendo enviado pelo correio e considerando que havia ainda o tempo de entrega, o cartão era chegava nas mãos dos candidatos nas últimas semanas antes do exame.
Conforme determina o Edital, o cartão de inscrição informará o número de inscrição; data; hora; local de realização das provas; indicação do(s) atendimento(s) se for o caso; opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso).
Portanto, nossa recomendação é para que os estudantes não percam tempo nesta reta final se preocupando com o cartão de confirmação de inscrição, pois de nada adiantará. O foco deve ser mantido nos estudos e na preparação. Basta continuar acompanhando diariamente as notícias e informativos de nosso Portal que divulgaremos aqui quando o acesso ao cartão for liberado.



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável por organizar e aplicar o Enem, prorrogou o prazo para servidores públicos do Poder Executivo Federal se cadastrarem para trabalhar no exame nacional. O período, que encerraria no final de julho, agora segue até 14 de agosto.
A partir da inscrição, estes funcionários entrarão na composição da Rede Nacional de Certificadores (RNC). As oportunidades são para exercer funções relacionadas a segurança nos colégios, salas e locais de aplicação, nos dias das provas do Enem 2016 (5 e 6 de novembro).
De acordo com o próprio Inep, os servidores deverão:
Garantir a integridade dos malotes nos locais de provas, certificar todos os processos de aplicação do Enem e reportar ao Inep, imediatamente, quaisquer situações em desacordo com as normas de segurança.
Para aqueles certificadores que já trabalharam na edição passada e há interesse em participar mais uma vez neste ano, o instituto alertou que será preciso realizar mais uma vez todos os procedimentos para inscrição, disponíveis para consulta neste Edital.
A participação na RNC é permitida somente a servidores do Poder Executivo Federal que estejam em plena atividade (não poderão se cadastrar os que estão afastados, de férias ou de licença) e que NÃO possuam parentes até segundo grau, cônjuges ou companheiros inscritos no Enem.
Postar um comentário