No inicio do blog

14 de agosto de 2016

REDAÇÃO ESSA

Análise da prova de Redação da EsSa

Para a prova de redação, a banca organizadora apresenta as seguintes orientações:
 Redação
Gênero textual; textualidade e estilo (funções da linguagem; coesão e coerência textual; textual; tipos de discurso; intertextualidade; denotação e conotação; figuras de linguagem; mecanismos de coesão; a ambiguidade; a não-contradição; paralelismos sintáticos e semânticos; continuidade e progressão textual); texto e contexto; o texto narrativo: o enredo, o tempo e o espaço; a técnica da descrição; o narrador; o texto argumentativo; o tema; a impessoalidade; a carta argumentativa; a crônica argumentativa; a argumentação e a persuasão; o texto dissertativo-argumentativo; a consistência dos argumentos; a contra-argumentação; o parágrafo; a informatividade e o senso comum; formas de desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo; a introdução; e a conclusão.
A prova de redação vale 10,0 pontos. Destes, 20% (2,0) são para gramática e ortografia. Os outros 80% (8,0) são para a construção do texto. 
O que tem mais peso são os critérios “Tema” e “Argumentação”. Isso significa que, se o candidato constrói um texto que aborda 100% a proposta e traz posicionamentos e justificativas relacionadas e coerentes com o tema, consequentemente a nota dos outros critérios também seja alta.
Por isso, o objetivo é saber como abordar o tema e como fazer para garantir uma boa argumentação. Até porque, entre os critérios utilizados para dar grau zero a uma redação, é a “fuga total ao tema proposto”.
Nas propostas, a banca costuma apresentar um fragmento de texto para o candidato o interprete e escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o assunto central desse fragmento. Logo, é preciso ficar atento a toda a proposta e entender o texto motivador.
Vale destacar que a banca espera que o candidato não fique preso ao fragmento apresentado; espera-se que o texto não traga argumentos previsíveis, repetitivos e insuficientes. Ou seja, a redação deve apresentar um ponto de vista suficientemente abrangente de acordo com a proposta apresentada, além de utilizar variados recursos que conquistem a adesão do leitor às ideias defendidas.
Postar um comentário