No inicio do blog

30 de agosto de 2016

TEMPO NA PROVA DO ENEM



Faltando pouco mais de dois meses para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, é hora dos candidatos começarem a traçar estratégias de resolução das provas para mandar bem nos dias 5 e 6 de novembro.
Devido a grande quantidade de questões (180 em dois dias), além da redação, que deverá ser escrita no domingo, o tempo será um dos principais obstáculos dos estudantes no momento da realização do Enem 2016. Por isso, desenvolver um plano para manter seu controle é fundamental e deve fazer toda a diferença para um ótimo resultado. E é exatamente disso que trataremos neste artigo.
Antes de mostrar nossa estratégia, vale lembrar a distribuição das provas no exame e o tempo de duração de cada dia, descritos abaixo:
  • Dia 1 – 45 questões de Ciências Humanas + 45 de Ciências da Natureza, em 4h30min de duração;
  • Dia 2 – 45 itens de Linguagens e Códigos + 45 de Matemática + a Redação, em 5h30min.
Considerando que uma hora é tempo o suficiente para elaboração, rascunho e escrita da redação na Folha de Resposta, em cada dia de provas temos 90 questões para serem resolvidas em 4h30. Fazendo uma divisão simples, chegamos a conclusão que o tempo médio de resolução de cada questão no Enem deve ser de 3 minutos, certo?
Errado! Na prática, é preciso ser mais rápido. Todas as questões devem preenchidas no gabarito antes dos candidatos deixarem a sala de prova. Estimamos que o tempo para isso seja de cerca de 20 minutos.
A partir desta informação, a estratégia elaborada pelos especialistas do maior Portal do Enem define que os candidatos devem gastar um tempo médio 2,5 minutos por questão. Desta maneira, resolverão cerca de 24 questões por hora, encerrando as 90 questões de cada dia em 225 minutos, ou seja, 3h45 min. Assim, terão ainda 45 minutos ao final da resolução das provas, sendo que 20 serão usados para preenchimento do gabarito e os outros 25 poderão ser aproveitados para questões pendentes.
Confira o esquema de nossa proposta na imagem a seguir.
tempo_esquema
Reforçamos mais uma vez a importância de se preocupar previamente com a administração do tempo no Enem 2016. Edição após edição, é comum vermos candidatos se lamentando após as provas por deixarem questões em branco ou terem que “chutar” muitos itens devido a falta de tempo, o que pode por em risco todo o ano de preparação e a realização do sonho da conquista da vaga numa grande universidade.

Afinal, Como Chegar de Fato Adaptado a Esta Estratégia?

Não tem segredo. A única forma de aprender a colocar esta estratégia em prática é treinando. De nada adiante ter consciência dela e aplicá-la pela primeira vez somente nos dias das provas. Quanto mais treinar, melhor. Por isso é essencial realizar simulados e provas anteriores.
Postar um comentário