NO INICIO DO BLOG

23 de março de 2017

20 TEMAS DE REDAÇÃO PARA PESQUISAR, LER E ESCREVER UMA REDAÇÃO

1. Família: O seu conceito, a discussão sobre as novas formas de família, a adoção, a união e adoção por casais homossexuais, a guarda compartilhada nos casos de divórcio.
2. Água: A falta, os problemas enfrentados pela sua falta, o problema na vida da população do sudeste nos últimos anos e há cerca de um século no nordeste do país. A prova pode solicitar do estudante a discussão das políticas públicas para reverter o problema e também ao comportamento da população para evitar o gasto de água.
3. Mobilidade Urbana: Esse é um problema na maioria dos países, inclusive no Brasil, ainda mais nas grandes cidades do país. A discussão de melhorias e fornecimento de opções de transporte e ainda na melhoria para o uso de transporte alternativo (bicicletas). O tema pode pedir que o estudante trate desse problema analisando o ponto de vista de ciclistas, pedestres e motoristas, além de requerer proposta da melhoria e resolução dos conflitos.
4. Preconceito racial: Um tema bem presente na mídia e nas discussões da população. O tema ainda pode tratar da relação entre o preconceito e o esporte, onde já ocorreu alguns episódios de preconceito. O tema ainda pode discutir sobre o preconceito no cotidiano, suas causas e soluções para esse problema.
5. Campanhas: A vacinação e suas campanhas promovidas pelo Governo tem gerado grande discussão entre a população, ainda mais a vacinação contra o HPV, que é feita em meninas de até 13 anos de idade, e contra o Sarampo. O estudante deve se preparar ainda para discutir sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e programa como o Mais Médicos, que mesmo sendo um assunto passado pode vir a tona no Enem 2017.
6. Meio ambiente: É um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que esta ameaçado devido a extração de petróleo e outros.
7. Redes Sociais: Seu uso, o impacto na vida das pessoas e da sociedade, a ética e a moral nas redes sociais, pode ser o tema da redação do Enem 2017, além de ser atual e presente na vida da maioria das pessoas, as redes sociais ainda desempenham papel de socialização, opinião informação e debate entre as pessoas.
8. Bullying: Uma prática bem atual, esse problema se estende em países no mundo todo, ainda mais no período escolar, onde as crianças e jovens são o principal alvo dessa prática. A redação pode vir a discutir as causas e soluções para esse problema constante e crescente na sociedade atual.
9. Tecnologia: Os avanços tecnológicos estão a cada dia crescendo, com isso muitos debates e discussões também. O assunto pode ser tema de prova da redação do Enem 2017, a discussão dos benefícios, malefícios e impactos na vida das pessoas.
10. Esportes: Com o acontecimento da Copa do Mundo, no Brasil em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o tema dos esportes tem sido muito divulgado, além da discussão da sua importância na vida e formação das crianças, adolescentes e jovens. Com tamanho impacto e importância tem a chance de esse ser o tema de prova.
11. Ocupação: A conscientização dos jovens e adolescentes no país é cada vez maior, a atual cena de ocupação de escolas públicas têm chamado a atenção, trazendo a tona a importância do diálogo e respeito pela opinião desses jovens. O tema pode levantar questões como a importância da Educação e da participação dos estudantes nas políticas públicas para essa importante área.
12. Violência: Um tema sempre recorrente e infelizmente atual, podendo ser o tema de prova, discutindo as causas, políticas públicas e soluções possíveis para esse problema.
13. Crianças: O seu direito, a proteção, e diversas questões atuais relacionados a crianças pode ser o assunto do Enem 2017, sempre atual, cada vez mais importante e necessário.
14. Desigualdade: O Brasil ainda é um país bastante desigual, esse assunto é sempre presente e discutido pela população. O tema pode discutir as causas e possíveis soluções para sanar ou diminuir a desigualdade crescente no país.
15. Estética: A beleza e a estética são assuntos presente na mídia e redes sociais, com uma certa discussão sobre aceitação dos padrões, sendo possível verificar a valorização maior pelas pessoas e até marcas das diferenças de peso, raças e diferentes tipos de beleza e conceitos de estética, podendo ser esse o tema de redação do Enem 2017, devido a sua relevância e atualidade.
16. Sustentabilidade: Muito tem se falado sobre esse assunto, a preservação do meio ambiente através de boas práticas das pessoas e empresas se faz cada vez mais necessária. A prova pode vir a levantar questões como a coleta seletiva, a diminuição de produtos químicos e poluentes no meio ambiente entre outras questões relacionadas.
17. Aedes Aegypti: O mosquito que vem assolando o pânico na população nos últimos anos, devido a ser o agente transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e a febre Chikungunya. A prova deve discutir as políticas públicas para evitar o problema e alternativas para diminuir ou solucionar a epidemia causada por esse mosquito.
18. Geração de energia: Esse pode ser tema de prova, devido a grande importância para todos, vindo a discutir as fontes não renováveis como petróleo, gás natural e carvão mineral, e as fontes renováveis como a energia eólica (ventos), energia solar e também energia das águas. O tema pode vir a discutir a mudança das energias não renováveis pelas renováveis, seus impactos, benefícios e mudanças causadas na vida das pessoas e do meio ambiente.
19. Redução da maioridade penal: No Brasil a maioridade penal é de 18 anos, porém a uma discussão e projeto de lei para a diminuição da idade penal vir a ser de 16 anos no país. A prova pode discutir as razões, benefícios, malefícios e causas da diminuição da idade penal no Brasil.
20. Liberdade de expressão: A mídia, as redes sociais, são sinônimos de expressão e liberdade, porém é discutido até onde é possível exercer esse direito sem ferir o outro.
Esses são apenas alguns temas possíveis para a prova de redação do Enem 2017. O estudante deve ficar sempre bem informado para estar preparado e com conhecimento sobre variados temas e assuntos para fazer uma boa prova de redação no Enem 2017.

Nenhum comentário: