NO INICIO DO BLOG

13 de março de 2017

INSCRIÇÃO ENEM


Dentre as mudanças anunciadas na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017), há novidades sobre a isenção da taxa de inscrição que confirma participação na prova.
Uma das novidades é que passam a ser beneficiados com a isenção do Enem estudantes cadastrados no Cadastro Único (CadUnico), programa do Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária do Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal. Podem se inscrever no CadUnico famílias de baixa renda, que são aquelas com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total.
Outra novidade importante diz respeito a comprovação de participação no referido programa, que será feita mediante inserção do número de Identificação Social (NIS). Ao inseri-lo no campo, o sistema de inscrição do Enem 2017 permitirá busca automática das informações.
Vale esclarecer que a regra da isenção automática para estudantes que irão concluir o ensino médio neste ano em escolas públicas de todo o Brasil continuará valendo normalmente, sendo que o reconhecimento do sistema também será automático após o preenchimento do questionário que exige a indicação da escola em que o aluno está matriculado.
Para estudantes que não se encaixam na norma da isenção automática e não estão inscritos no CadUnico mas fazem parte de família de baixa renda, será permitido, em situação excepcional, a declaração de que atende às condições do decreto e da lei que permitem a gratuidade para participação no exame. Nestes casos, se for verificado que a declaração é inverídica o candidato pode ser eliminado em qualquer etapa do processo.

Valor da Taxa de Inscrição do Enem 2017

Muitos candidatos, especialmente aqueles que não se enquadram nas condições de isenção e que deverão pagar a inscrição do Enem 2017, devem estar se perguntando qual o valor da taxa. Até o momento isso ainda não foi definido pelo MEC e tal informação deve ser confirmada somente com a divulgação do Edital do Enem 2017, prevista para a primeira dezena de abril. Há uma expectativa, no entanto, de que o valor continue em R$ 68, mesmo cobrado na edição do ano passado.

Nenhum comentário: