NO INICIO DO BLOG

7 de novembro de 2009

Coerência Textual

Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser interligadas de maneira clara, formando,assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo.
Não basta, portanto, que o texto tenha coesão, mas é preciso também que o raciocínio exposto não apresente lapsos, hiatos, deslocamentos abruptos das informações e excesso incoerente de ideias.
Então gurizada! Prestem atenção...
1. Manter a ordem cronológica: não se deve relatar antes o que ocorre depois, a não ser que se pretenda criar um clima de suspense ou tensão, porém nunca esquecendo que, no final, a tensão deve ser resolvida.
2. Uma informação nova deve se ligar a outra, já enunciada: à medida que o texto avança, as novas ideias devem se relacionar às antigas, de maneira que todas permaneçam interligadas.
3.Evitar repetições: uma ideia já enunciada pode ser repetida - e, em alguns casos, é imprescindível que isto ocorra - , mas desde que acrescentemos uma informação nova ao raciocínio, um novo elemento, capaz de aclarar ainda mais o assunto de que estamos tratando. Ou seja, devemos evitar redundâncias: à medida que escrevemos, o texto se amplia graças à agregação de novas ideias, e não porque insistimos no que já foi tratado ou usamos um excesso de palavras.
4. Não se contradizer: uma tese exposta e defendida no início não pode ser atacada no final do texto. Se o objetivo é discutir sobre diferentes argumentações em torno de um mesmo tema, deve deixar claro quem defende qual ideia.Nesses casos, todo cuidado é pouco: a contradição não deve ser assumida pelo autor, mas sim, surgir da diversidade de opiniões.
5. Não escamotear a realidade: um dado concreto, real, só pode ser contestado com base em investigações científicas. Um fato de conhecimento público pode ter novas versões, mas com base em depoimentos fidedignos. Encobrir a realidade com rodeios ou subterfúgios, apenas para dar maior veracidade a uma ideia, acaba sempre comprometendo a qualidade do texto - e, às vezes, abalando a reputação do autor.
6. Evitar generalizações: afirmar, de forma infundada ou não, que algo é verdadeiro em grande parte das situações, ou para a maioria das pessoas, demonstra falta de argumentos ou preconceito do autor, quer dizer, nunca coloque em seu texto que "todos" os políticos são corruptos, que "todos" os homens são... pois é, cuidado com as generalizações.

Nenhum comentário: