NO INICIO DO BLOG

11 de novembro de 2009

Redação do ENEM II

A construção de um bom texto faz diferença em qualquer vestibular. Disso ninguém tem dúvida. No ENEM, porém, uma situação específica pode fazer com que os candidatos que dominam a escrita da produção textual se saiam melhor.
Fique ligado
Calma e sangue frio são cruciais na hora de fazer a redação. Mas não esqueça também que ela deve ser feita com caneta azul ou preta, senão é zerada. Esse é um dos erros mais comuns, segundo o MEC.
O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa já está valendo, mas não será cobrado no ENEM. As novas regras vão coexistir com as antigas. Logo, a redação poderá ser escrita com ou sem as modificações.
Atenção ao enunciado
Antes mesmo de pegar a caneta para escrever, procure entender bem o que o tema pede.
Elabore a planta da sua construção
Alguns preferem fazer mentalmente, outros no canto da folha, sugiro que se faça um bom esboço do texto antes de começar a escrevê-lo.
De que lado do muro você está?
Defina sua opinião em relação ao tema e a exponha o quanto antes. Não se preocupe: sua posição, em si, não será avaliada. O que está em questão é a sua capacidade de construir um texto dissertativo e argumentar para convencer o leitor.
Liste os pilares de sustentação
Tenha pelo menos três argumentos, sejam eles a favor, contra ou de ambos os lados da discussão. Quanto mais concretos forem, melhor, e é necessário que eles se relacionem para que o texto não vire uma enumeração de exemplos.
Faça o acabamento
A conclusão deve trazer uma hipótese de solução para o problema. Evite generalismos como "se todos fizerem a sua parte o mundo melhora". Procure novamente ser concreto, evite expor ideias novas nesse momento e não repita a introdução.
Uma prova sem mudanças
Ao contrário da maior parte do exame, a redação não sofreu modificações(até o momento) em relação ao ano passado. Segundo o MEC, será cobrado um texto do gênero dissertativo argumentativo sobre um tema político, social ou cultural. Tradicionalmente, esse tema é relacionado ao cotidiano e às atualidades. Outro fator, façam 25 a 30 linhas, ignorem as 7 e, menos de 15.
Fique de olho no que acontece pelo mundo
A redação cobra temas relacionados a fatos da atualidade e do cotidiano. Portanto, para argumentar bem é necessário estar bem informado sobre o que acontece pelo mundo. Ler jornais, revistas, ver programas jornalísticos pode ajudar.
Casos em que a redação do ENEM é zerada
A redação que não atende à proposta solicitada ou que não seja do tipo dissertativo argumentativo é avaliada como "fuga do tema", recebendo o conceito D(desconsiderada). Textos identificados de alguma maneira, ou mesmo assinados com o nome do candidato, são classificados como"identificação do candidato".

Nenhum comentário: