NO INICIO DO BLOG

25 de novembro de 2009

Linguagem de um Texto Dissertativo-Argumentativo

Por ser um texto, que se desenvolve por meio da análise de diversos aspectos associados à questão central, a dissertação apresenta algumas características bem definidas com relação à linguagem.
A primeira observação a ser feita diz respeito ao uso dos verbos. O presente do indicativo predomina em textos expositivos.

Miscigenação de raças, classes sociais e profissionais, desenhos habitacionais cotidianos e irregulares, sede do poder e da pobreza, o centro urbano reúne em si vitória e derrota, felicidade e dor, contradição. Há o que busca a vida tranquila na Rocinha, há o que busca apenas o lazer no shopping center, o reduto mundial do consumismo. Cidade é permissão. Cidade é coação. (...)A cidade é o espaço singular onde nascemos, vivemos e morreremos; que conhecemos tão bem, mas que explicamos sem explicar. A cidade ou não tem explicação, ou permite todas explicações.
O presente do Indicativo não tem, no caso de uma análise, uma conotação temporal, ou seja, ele não faz referência a acontecimentos que ocorrem no momento da enunciação. Sua função é permitir a generalização própria do encaminhamento analítico. Nesse sentido, assume um valor atemporal.
Outra característica distintiva da linguagem das dissertações é a preferência por substantivos abstratos. Isso se explica pela necessidade que temos, quando analisamos, de definir, de comparar, de argumentar, sempre buscando a construção de um discurso mais generalizante.
Também como uma necessidade decorrente da construção de um discurso mais abrangente, deve-se evitar as formas de primeira pessoa no texto, a não ser que o tema exija, por exemplo, a UFSM teve como tema em 2009;"Você tem fome de que?" O candidato poderia usar a primeira pessoa. Esse cuidado se explica pelo desejo de fazer com que o texto seja encarado não como expressão de um olhar subjetivo, particular, mas sim como uma argumentação racional, válida para todas as pessoas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado pela ajuda.