NO INICIO DO BLOG

7 de novembro de 2009

Uso dos Demonstrativos na Redação

O uso dos pronomes demonstrativos tem sido um dos erros gramaticais mais frequentes nas produções textuais. Dúvida cruel! A solução poderia estar em uma boa gramática, mas são poucos que podem tê-la e os que a possuem acham complicadas as teorias. Colocá-las em prática? Um desafio? Observem.
" O saneamento tem grande efeito sobre o bem estar da população. Por ISSO, é inexplicável o fato DESSE setor não se ter tornado prioridade do atual governo."
Explicando: "ISSO" está se referindo a algo que já foi dito, isto é, o referente é todo o período anterior, centrado em "saneamento"; "DESSE", da mesma forma, observem o referencial, encontra-se no primeiro período. Difícil? Não. Basta prestar atenção.
" A crise de energia demonstrou que a introdução de um novo modelo nos setores de infraestrutura envolve riscos. ISSO não significa, porém, que o modelo privado seja saudável."
Usamos o ISSO, pois o referente está no período anterior. Gurizada! Deu para entender?
Quanto ao este, esta, isto....Bom, colocando em prática, leiam com atenção.
"As principais dúvidas são ESTAS:como determinar quais empresas serão privatizadas? Quem deve exercer o poder concedente: estados ou municípios?"
ESTAS tem como referente dados que estão no período. Tudo bem!
Podemos utilizar este, esta,... também para referência a um elemento imediatamente anterior. Vejam.
"ESSAS questões não são tão complexas quanto as de outros setores, sendo os mais importantes ESTES: o de energia eo de telecomunicações."
O pronome ESTE refere-se ao elemento imediatamente anterior, ou seja, "setor de energia"
Agora com muita atenção, observem.
"ESSAS questões não são tão complexas quanto as de outros setores como o de energia e o de telecomunicações, sendo AQUELE mais importante do que ESTE".
O pronome "AQUELE" refere-se ao primeiro elemento da enumeração, ou seja, "SETOR DE ENERGIA"; o pronome "ESTE" refere-se ao segundo elemento da enumeração, "SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES."
"A privatização e a concorrência em substituição a um modelo estatal envolvem riscos, pois AQUELAS apresentam a incógnita da futura administração;ESTE a garantia do envolvimento da sociedade"; o pronome "AQUELA" refere-se aos primeiros elementos da enumeração"PRIVATIZAÇÃO E CONCORRÊNCIA"; o pronome "ESTE" refere-se ao segundo elemento da enumeração, ou seja, "MODELO ESTATAL."
Este ano; 2009
Este mês; novembro
Esse ano; 2008...
Esse mês; outubro...
Esta semana; atual
Essa semana; passada...

Nenhum comentário: