NO INICIO DO BLOG

5 de novembro de 2009

O que fazer até o dia da prova?

1. Um ponto essencial:
mantenha-se bem informado. Além de ser um ótima forma de ampliar a cultura e o vocabulário, com a leitura de jornais e revistas você vai adquirir maior familiaridade com o modo correto de organizar argumentos.
2. Editoriais de jornais são ótimos exemplos de textos dissertativos escritos com excelência:
faça uma leitura atenta, observando o encadeamento das ideias e o uso da pontuação. Um bom treino é, ao menos uma vez por semana, fazer paráfrase dos textos, ou seja, rescrevê-los usando outras palavras.
3. Treinar é preciso:
você já ouviu a frase" fazer se aprende fazendo"? Com a redação se dá o mesmo. A única maneira de aprender é escrevendo. Assim, escreva ao menos uma redação por semana. Para isso, você pode consultar os vestibulares anteriores e escrever sobre os temas pedidos.
4. Largue o computador de lado e escreva à mão:
ao treinar as redações, um grande auxílio é fazê-lo usando apenas papel, lápis e borracha. Além de não se "viciar" com o corretor ortográfico do computador, sendo capaz de identificar os próprios erros gramaticais, você aprimorará a caligrafia para chegar na prova com um letra legível.
5. Olho no relógio:
o tempo pode ser o grande vilão na hora da redação. Assim, sempre treinando, fique atento para terminar o texto dentro do prazo próximo àquele exigido nos vestibulares: 1h e 30 min.
Redação no vestibular - Editora Abril

Um comentário:

Blog da professora sagave disse...
Este comentário foi removido pelo autor.