NO INICIO DO BLOG

9 de novembro de 2009

Modelo de Redação Anulada

Em seu vestibular de 2008, a UNICAMP adotou como tema central a saúde pública: discuta os desafios que as ações preventivas lançam ao estado na promoção da saúde pública; aponte as tensões geradas por essas ações preventivas; explore os argumentos de modo a justificar seu ponto de vista sobre tais desafios e tensões. Veja uma das redações anuladas e o porquê.
A Situação da Saúde Pública Brasileira
A saúde pública no Brasil é precária, mas grande parte da verba que é destinada para esse fim acaba tomando um rumo diferente, e isso acaba prejudicando as pessoas que não tem condições de arcar com as despesas de um convênio ou consultas particulares.
Essa situação é ridícula porque afinal de contas a maior parte da população brasileira é pobre. E como essas pessoas ficam? É claro que elas terão que esperar meses por uma consulta, e isso quando não morrem antes de serem atendidas.
As vezes quando alguém pricisa fazer algum tipo de exame os hospitais públicos não dispõem dos aparelhos necessários para tal exame e essas pesssoas, mesmo sem condições pagam para fazê-los ou não fazem.
No Brasil tem gente precisando fazer cirurgia ou transplantes de algum órgão, mas essas pessoas acabam morrendo na fila de espera ou até tendo problemas piores por não ter feito tal cirurgia ou transplante.
O Brasil tem condições de ter melhoras na saúde, basta o Estado querer, investindo em aparelhos e em tudo que os hospitais precisarem, porque com essa melhora toda população será beneficiada.
O Brasil não está perdido e se a saúde pública melhorasse suas condições ele seria não só visto pelos brasileiros, mas pelos outros países também.
O Brasil está precisando apenas da colaboração do povo brasileiro é dos seus governantes para sair dessa situação em que se encontra a saúde pública.
Gurizada, o que acharam do texto? Primeiro: não respeitou as regras de estrutura textual. Trata-se de um texto sem coerência, sem coesão, poderíamos classificá-lo como cíclico, "aquele que tenta ir e volta sempre ao mesmo lugar". Uma redação também pode ser anulada "em tema", quando o texto foge completamente do tema proposto, ou "em tipo de texto", quando o gênero é desrespeitado em suas principais características.
Afirmações como "basta o Estado querer"ou "o Brasil está precisando apenas de colaboradores do povo brasileiro", além de demonstrar ingenuidade de análise, denuncia completa falta de leitura.
Outro fator, faz "cinco" parágrafos todos iniciados "O Brasil"ou "No Brasil", demonstrando que não houve um releitura do texto.
Por fim, um pérola de incoerência, no trecho:"essas pessoas acabam morrendo na fila de espera ou até tendo problemas piores". Numa sequência gradativa, o que pode ser pior do que a morte?
Bom esse é o tema 4.
Você sabia?
O jeito certo de escrever cinco expressões:
com crase: às vezes, à francesa, à beira-mar,à custa (de),à paisana
sem crase: a boa distância, a despeito de, a par, a toda, a álcool, a diesel, a gás, a gasolina.

Um comentário:

Maria do Carmo disse...

OI!
Estou gostando de ver! Este blog rábom de mais.
Até meus queridos alunos do segundo ano estão pesquisando nele.
Parabéns colega!