NO INICIO DO BLOG

19 de novembro de 2009

O Pobrema do Messenger

A palavra escrita é uma espécie de mico-leão-dourado da comunicação. Está, infelizmente em extinção. Nunca nos comunicamos tanto. É o e-mail, é o messenger, é o orkut, é o sms, é a conversa no celular. A língua é que mudou. Querida, encolhi as palavras. Também virou "tb", valeu é representado por "vlw". O problema não é falar em código nem abreviar palavras. O dramático é encolher as ideias. Nosso tempo está consumido pelas conversas do tipo"e ahi, td blz?".
Paramos de ler ideias mais complexas. Parágrafos mais densos sumiram de nossas retinas e rotina. Não se escreve bem sem ler bons textos. E como podemos"concertar o pobrema"? Em primeiro lugar, desconfiando que consertar o problema fica melhor na frase. Em segundo, tendo a consciência que não existem milagres. Para fazer uma boa redação no vestibular, para escrever um bom e-mail no primeiro emprego, para conquistar a cara-metade em um bilhetinho é preciso saber aonde queremos chegar ao escrever a primeira palavra. Escrever com clareza é pensar com clareza. O que queremos mesmo dizer?
O segundo passo é não exagerar nas firulas. Melhor ser um bom Elano do que um Robinho atrapalhado. Frases mais curtas evitam erros. E não é vergonha alguma formar frases com poucas palavras. Raymond Chandler fez a fama com seus livros policiais no século passado. Com frases tão secas como um dry martini.
Duas dicas simples para melhorar seus textos: a primeira é óbvia, pense no quer dizer antes de escrever a primeira letra. A segunda, demanda mais tempo, ainda que não necessite ser penosa. Leia. Qualquer material. Jornal, revista, livro e até bula de remédio. Comece pelos assuntos prediletos, depois para a informação geral. Lembra-se da Oração de São Francisco, aquela que dizia que"é perdoando que se é perdoado, que é dando que se recebe"? Poderíamos acrescentar um verso à oração: é lendo que se escreve. (Adaptado)
Quis, com esse texto, mostrar a vocês que a leitura é imprescindível. Embora já tenhamos conversado muito acerca disto, sempre é bom ler a opinião de um outro autor.

Um comentário:

Unknown disse...

Este texto, representa o pensamento que muitos de nós temos em relação a escrita. O msn tem tirado de nós o hábito de escrevermos com clareza. Porém, só quem pode superar este problema somos nós mesmos, com atitude e interesse.