NO INICIO DO BLOG

17 de novembro de 2009

Comentando uma Redação

Tema - 12 Transgredir faz parte das ações humanas ou ela pode ser entendida como violação às normas? (UFRGS)

Transgredir para evoluir

Observem que o título já indica qual vai ser a linha geral do texto.

O ato de transgredir é absolutamente normal. Do contrário, não haveria mudança. O modo de ver e de pensar, o próprio homem enfim, não se encontraria em constante evolução.Triste seria viver assim, até porque, quando as regras não servem mais, é preciso mudá-las.
O autor demonstra compreensão do tema proposto. Ele expressa seu ponto de vista sobre o assunto e a orientação que vai ser seguida nos desenvolvimentos: transgredir faz parte das ações humanas, porque está relacionada com a evolução.
É da natureza humana buscar sempre o melhor para si. Quanto mais o homem compreende o mundo, mais ele o transforma para seu próprio bem. E nessa busca pela dominação total, barreiras, é claro, têm de ser superadas, até porque, é justamente eliminando os limites de sua compreensão que os homens são capazes de ir além, de chegar onde querem. Portanto, também é natural não aceitarem o que lhes impede, tampouco se conformarem com o que já não tem o mesmo valor que tinha ou teve, com o que atrapalha o seu processo de evolução. Desafiar, inovar, trangredir faz parte das ações humanas que objetivam a passagem para um estágio evolutivo superior.
A argumentação é clara, coerente e consecutiva, isto é, neste momento do texto são acrescentadas ideias novas com intuito de especificar, sustentar o que foi afirmado na introdução.
Os avanços na medicina obtidos através das células tronco, por exemplo, são fruto da pesquisa, do estudo, do trabalho de pesssoas que não tiveram medo de desafiar a concepção religiosa, a moral do Estado e da Justiça, os limites impostos por uma mentalidade que tem medo de transgredir, até porque, muitas vezes, os limites a sustentam. Mesmo sendo uma questão polêmica, não se pode negar que o uso das células tronco é uma inovação que tem capacidade para trazer grandes possibilidades de cura não somente para pessoas que precisam de um transplante, mas também para a cura do câncer ou o controle do vírus que provoca o HIV. Se realmente os cientistas não tivessem essa postura de enfrentamento e desobediência à moral de sua época, não saberíamos tudo que sabemos hoje sobre a nossa própria vida.
O todo transita do geral para o particular com eficiência.O relato evidencia um esforço para configurar um aspecto original, não previsível a ele. O exemplo se ajusta à análise, conferindo veracidade às afirmações anteriores.
Quanto mais o homem enfrentar o estabelecido para buscar melhoria das condições de sua vida, mais transformações positivas ocorrerão. Sendo assim, não há por que fazer tudo de maneira pré- estabelecida. Transgredir é a regra. Não há por que negar ou subestimar as mudanças, desde que elas realmente promovam um benefício para todos nós.
São estabelacidas relações apropriadas entre a ideia principal e os argumentos que sustentam o texto. É observado o princípio da não contradição; o texto apresenta continuidade temática e assume uma posição bem definitiva sobre o tema proposto.
Há margens bem definidas, quatro parágrafos. Os parágrafos possuem mais de um período cada. Quanto ao caráter dissertativo predomina a análise; a argumentação sobrepõem-se ao relato, ao exemplo. Um excelente texto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa, muito obrigado Professora Sagave, esse seu blog me ajudou muito em minha redação sobre a transgressão. Muito obrigado mesmo, seu blog é d+
foi eu aqui ó
William Richer