NO INICIO DO BLOG

14 de novembro de 2009

Cuidados Especiais Quanto ao Uso da Norma Culta

Gurizada! Alguns problemas enfrentados na escrita das produções textuais, vamos a elas...
1. "Dado" os índices de pesquisa.../ A concordância é normal,...Dados os índices das pesquisas.../ Dado o resultado.../ Dadas as suas ideias.../Ficou "sobre" a mira do assaltante. Sob significa debaixo de.../ Logo - Ficou sob a mira do assaltante./ Escondeu-se sob a cama. Sobre equivale a em cima de ou a respeito de.../ Estava sobre o telhado./ Falou sobre a inflação.
2. "Ao meu ver". Não EXISTE artigo nessas expressões. A meu ver, a seu ver, a nosso ver...
3. A festa começou às 8 hs ou 8:00hs TERRÍVEL. Logo vamos ao correto: 8h e 30 mim, 14h. Assim 20 km, 10m, 50 kg. ok!
4. É hora "dele" chegar. Não se deve fazer a contração da preposição com artigo ou pronome, nos casos seguidos de infinitivo. É hora de ele chegar. Depois de esses fatos terem ocorrido. Certo!
5. "Haja visto"seu empenho...A expressão é haja vista e não varia. Haja vista seu empenho. Haja vista suas críticas.
6. Comprou um TV "a cores". Veja o correto - Comprou uma TV em cores. Transmissão em cores. Desenho em cores.
7. "Onde"...onde só pode ser usado para lugar. A casa onde ele mora.Nos demais casos, use em que. A tese em que ele defende essa ideia. O livro em que...
8. Comeu frango ao invés de peixe. Em vez de indica substituição. Comeu frango em vez de peixe. Ao invés significa apenas ao contrário. Ao invés de entrar, saiu.
9. A promoção veio de encontro aos seus desejos. AO ENCONTRO DE expressa uma situação favorável. A promoção veio ao encontro dos seus desejos. DE ENCONTRO A significa condição contrária. A condição dos salários foi de encontro as suas expectativas.
10. Chamei-o e o mesmo não atendeu. Não se pode empregar "o mesmo" no lugar de pronome ou substantivo. Chamei-o e ele não atendeu.
11. O time empatou em 2 a 2. A preposição é por. O time empatou por 2 a 2. Observe que ele ganha por....e perde por...
12. Ele foi um dos que "chegou" antes. Um dos que faz a concordância no plural. Ele foi um dos que chegaram antes.
13. Queria namorar com a colega. O com não existe. Queria namorar o colega.
14. As pessoas esperavam-o. Quando o verbo termina em: m, ão, õe, os pronomes o, a, os, as tomam a forma no, na, nas, nos. As pessoas esperavam- no. Põe-no. Dão-nos.
15. A questão não tem nada "haver" com você. A questão na verdade, não tem nada a ver ou nada que ver. Da mesma forma - Tem tudo a ver com você. Ok!
16. "Fica" você comigo. Fica é imperativo do pronome tu. Para a terceira pessoa, o certo é, fique você comigo. Venha prá caixa você também.
17. A feira inicia amanhã. Algo se inicia. A feira inicia-se amanhã.
18. Todos somos cidadões. O plural de cidadão é cidadãos.
19. Chegou em São Paulo. Verbos em movimento exigem a, e não em. Chegou a São Paulo. Vai amanhã ao cinema. Vou ao banheiro.
20. "Tratam-se de". O verbo seguido de preposição não varia nesses casos, Trata-se dos melhores profissionais. Precisa-se de empregados.
21. "Aluga-se casas". O verbo concorda com o sujeito. Alugam-se casas. Fazem-se consertos. Compram-se terrenos. Aluga-se casa.
22. Quebrou o óculos. Concordância no plural: os óculos, meus pêsames, felizes núpcias.
23. O correto é: exceção, paralisar, beneficente, chuchu, privilégio, empecilho,ascensão....
24. Preferia ir "do que" ficar. Preferia ir a ficar. O verbo preferir rege preposição a.
25. Vou assistir ao jogo. Esse verbo rege preposição a. De igual forma: desagradou a.., obedeceram/ desobedeceram a/ aspirava a (no sentido de almejar)/ visava a (no sentido de ter por objetivo).
26. Há dez anos atrás. Há e atrás indicam passado na frase. Use apenas: há dez anos ou dez anos atrás.
27. Houve muitos acidentes. Haver, com sentido de existir, fica sempre na terceira pessoa do singular, Houve muitas rebeliões. Há vários alunos na sala.
28. Faz cinco anos. Fazer, quando exprime tempo é impessoal. Faz quinze dias. Fazia dois séculos.
29. Hoje são 14 de novembro. Hoje é dia 14 de novembro. É uma hora. São 14 horas. Ok!
30. Vossa Senhoria está equivocado. Pronomes de tratamento sempre na terceira pessoa. Vossas Senhorias estão equivocados. Perceberam, terceira pessoa do singular ou terceira do plural.

Nenhum comentário: