NO INICIO DO BLOG

22 de novembro de 2009

Dicas Para um bom Texto

1.A citação é um recurso importante em redações opinativas, pois demonstra vínculo cultural e habilidade de relacionamento de textos. É o mesmo que dizer que nossas opiniões fazem parte de um debate sempre aberto.
2.A PROGRESSIVIDADE ARGUMENTATIVA também é um critério importante de avaliação da redação. Uma boa dica é fazer com que o leitor receba os aspectos opinativos da dissertação em ordem gradativa, aos poucos, dos argumentos mais simples aos argumentos mais rogorosos, com dados estatísticos, fatos históricos marcantes e citações de especialistas.
3 " Os fins justicam os meios" CUIDADO, pois é uma citação direta. Lembram, esse conteúdo está no blog, quando direta cite o autor. Pensamento de Maquiavel ( de onde vem a expressão maquiavélico) O correto é o uso das aspas. Ok!
4. Há uma grande diferença entre aonde e onde. Utiliza-se"aonde" quando funciona como para onde, pois o "a" é igual para. Já onde quando o referente for lugar.
5. A vírgula será obrigatória quando um conector de coordenação; entretanto, contudo, porém, portanto, todavia, vier no interior da oração coordenada de que faz parte.
6. A expressão ATRAVÉS DE, cujo sentido original equivale a "de um lado para outro", "por", também já é aceita pela norma culta como sinônimo de "por meio de". Entretanto, para melhorar o estilo de seu texto, evite usar o tempo todo, optando pelos termos"por meio de" e "por intermédio de"sempre que possível.
7. A terceira pessoa do plural é adequado à produção de um texto dissertativo. Nesse sentido, o vestibulando pode optar por construções impessoais como : sabe-se, discute-se, ou usar a primeira do pessoa do plural ao longo do texto: sabemos, discutimos. Entretanto, é preciso ficar atento para manter a focalização escolhida em toda a redação, evitando misturar os dois tipos de registro.
8. O uso da estrangeirismo deve ser evitado em uma redação. Portanto, prefira termos em português ou aportuguesados.
9. A colocação do pronomes oblíquos átonos junto a verbos no infinitivo é facultativa, podendo se uilizar tanto a próclise quanto a ênclise.
10. O significado de vultuoso, rosto inchado e vermelho, é bem diferente de vultoso, volumoso, em grande quantidade. Se o candidato escrever ...em grandes investimentos vultuosos... quis dizer;..investimentos de rostos inchados... Complicado não!!!!!!!!!
11. O jeito certo de escrever palavras que podem gerar dúvida: abstinência, alto-falante, ascensão, bem-sucedido, decapitar, pichar, porta-voz, siso, adolescente, adolescência, consciência, consciente, privilégio, beneficente, rubrica, bem-vindo, chulo, empecilho, exceção, invólucro, persuasão, prazeroso, prevenir...
12. A fim de : locução equivalente a para - Ele chegou mais cedo a fim de terminar a tarefa de ontem.
Afim: significa que tem afinidade, semelhança ou ligação. Maria e a irmã tinham temperamento afins.
Estar a fim de: usado coloquialmente com o sentido de estar com vontade. CUIDADO, numa redação o melhor é avitar o uso dessa expressão.
13. Locuções prepositivas, como"ao mesmo tempo em que" e "a ponto de"são expressões invariáveis da língua portuguesa. Entretanto, no decorrer dos anos, algumas acabaram sendo alteradas pelo uso oral e quase sempre são empregadas de forma incorreta. Confira alguns exemplos para não errar.
A ponto de
Ao mesmo tempo em que
Apesar de que
Na medida em que
Uma vez que
14. O uso da vírgula sempre que possível obriga o deslocamento do pronome oblíquo átono para depois do verbo. A próclise deve ser evitada depois de sinais de pontuação de um modo em geral.

Nenhum comentário: