A prova de Língua Portuguesa tem como principal objetivo a avaliação das competências de leitura, com-preensão e interpretação da capacidade de reflexão sobre os fatos da língua, não se detendo na verificação imediata do domínio de terminologias e classificações pertencentes à chamada gramática tradicional. É dentro dessa perspectiva que devem ser compreendidos os conteúdos e orientações que se seguem.
CONTEÚDO PARA AS QUESTÕES DE ESCOLHA MÚLTIPLA
Leitura e análise de textos
- Interpretação: compreensão global do texto, significação contextual de trechos e palavras do texto, inferências, função de elementos coesivos
- Estruturação do texto e dos parágrafos
- Variedades de texto e de linguagem
Sintaxe
- Frase, período, oração
- Processos de coordenação e subordinação
- Equivalência e transformação de estruturas
- Discurso direto e indireto
- Pontuação o Regência e concordância
- Funções das classes de palavras
Morfologia
- Estrutura e formação de palavras
- Classes de palavras (emprego)
- Flexão nominal e verbal
Ortografia
- Sistema oficial vigente
- Relações entre fonema e letra
ORIENTAÇÃO PARA A PROVA DE REDAÇÃO
A prova de Redação tem o propósito de aferir a competência comunicativa do candidato, manifestada através de texto de natureza dissertativa. Nesse sentido, pressupõe:
- abordagem coerente com a proposta formulada - compreensão efetiva do tema proposto para a dissertação;
- reflexão articulada sobre dados da realidade - referência a fontes de informação, citações, paráfrases, alusões, com vistas à contextualização; o
- informação e crítica adequadas - posicionamento que pode ser esperado de um vestibulando, dada a sua experiência escolar e de vida;
- estruturação externa e interna apropriadas ao caráter dissertativo - divisão e/ou organização do texto e dos parágrafos da dissertação;
- uso conveniente de vocabulário, processos de coordenação e subordinação, recursos de pontuação, estruturas de língua escrita padrão, e convenções ortográficas.
Para a elaboração do texto dissertativo é importante que o candidato compreenda que, para qualquer tema proposto, vários ângulos de abordagens são possíveis. Ele deve ponderar e discernir acerca daquele que lhe possibilita melhores condições diante da situação específica de produção. Considerando que todo texto instaura uma situação comunicativa - um contato entre o autor e o leitor através da escrita - e que, no caso específico da prova de redação, trata-se de circunstância em que os sujeitos se desconhecem e não partilham do mesmo contexto interacional; o exame criterioso dos aspectos que envolvem o tema proposto assume significação especial. Importa, assim, a necessidade de o candidato refletir, fazer associações e observar as recomendações acima explicitadas, a fim de que a comunicação se estabeleça com eficácia.
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