Enem |
Muito tem se discutido sobre prováveis mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o próximo ano, especialmente após a mudança na gestão do Inep e MEC, órgãos responsáveis pelo sua organização.
Além da redução da avaliação para apenas um dia de prova e extinção da redação, como já se especula, o exame pode deixar de ser usado para certificação do ensino médio e também para candidatos treineiros, que são aqueles que cursam as primeiras séries do ensino médio e prestam o Enem para adaptação às provas.
A novidade foi antecipada pela presidente do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Maria Inês Fini, em reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizada nesta quinta-feira (24). De acordo com ela, as medidas estão sendo debatidas por um grupo de consultores e pesquisadores e têm como objetivos tornar o Enem 2017 um exame sustentável e alinhado a reforma do ensino médio.
Com relação ao exame não ser mais utilizado para certificação desta etapa escolar, a ideia é que essa função seja assumida integramente pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), criado especificamente para conceder diplomas aos adultos com grau escolar incompleto.
Além disso, Maria Inês argumentou que “o exame [Enem] não foi preparado para fazer esse tipo de avaliação”, salientando o dado de que 74 mil obtiveram a certificação no ano passado, dentre os 990 mil candidatos que prestaram as provas com essa finalidade.
Já com relação aos treineiros, a presidente do Inep esclareceu que a ideia é criar um simulado nacional específico a esses candidatos, em data diferenciada da prova oficial, possivelmente em julho. Apesar da intenção de desestimular que eles façam o Enem, Fini não informou se esses alunos serão impedidos de se inscrever no exame.
Continuidade do Sisu e Prouni Estão Asseguradas
Uma das inseguranças de muitos estudantes em relação ao novo Enem diz respeito ao uso do exame por programas do governo federal de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni). Com relação a isso, Maria Inês enfatizou que os direitos adquiridos pelos estudantes serão mantidos no novo modelo:
|
A disciplina de Geografia, que aparece na prova de Ciências Humanas do Enem, tem bastante foco no contexto nacional. Sendo assim, não é incomum aparecer termos como cidades e municípios.
Entretanto, embora muitos candidatos não saibam, tais termos são bem distintos. Devido a essas diferenças, muitos participantes do exame cometem erros de interpretação e, consequentemente, perdem pontos preciosos. Duvida? Então resposnda a seguinte pergunta:
Qual é o maior município do país?
Caso tenha respondido “São Paulo”, temos uma pequena surpresa para você! Sua resposta, que na verdade corresponde a maior CIDADE do país, é o noningentésimo sexagésimo sexto município do Brasil (966º). Em outras palavras, temos quase MIL municípios maiores que São Paulo no território nacional.
Sem mais delongas, vamos às diferenças entre os conceitos de município e cidade:
Município
Espaço territorial político, administrado por uma prefeitura, que se encontra dentro de um estado ou unidade federativa. O município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana). Olhando um mapa, podemos dizer que qualquer estado brasileiro é composto, territorialmente, de várias partes chamadas municípios.
Cidade
Como já adiantado, denomina-se cidade a área urbana de um município. Aliás, não é qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições de seus moradores, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que estejam próximas a ela.
Agora, vajamos alguns dados e curiosidades:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário