NO INICIO DO BLOG

5 de novembro de 2016

VAMOS À UFRGS - TEMAS DE REDAÇÃO

É muito legal perceber a evolução dos temas de Redação do Vestibular da UFRGS nos últimos 30 anos. Repare que algumas propostas seriam mais atuais do que nunca e daria muita vontade de escrever.
1986: Gíria/Linguagem
A redação que você vai escrever deverá abordar uma palavra ou expressão de gíria.
1987: Atitude
Sua redação terá como tema, exatamente, uma reflexão sobre uma atitude tomada.
1988: Atitude
O tema da sua redação tomará por base esta pequena história […] Um certo aluno precisava de muita nota. Mais que isso, necessitava concluir naquele ano o 2º grau, pois disso dependia a obtenção de algo muito desejado por ele. Entretanto, por um motivo que considerou sério, não estudou o suficiente para a prova daquela segunda-feira. Chegou o dia, afinal. O aluno dirigiu-se à sala, cumprimentou o professor, sentou-se e preparou seu material. Entre as folhas recebidas, colocou a “cola”, que havia preparado anteriormente. O professor percebeu tudo […]. Essa história, relatada apenas em suas linhas gerais, é o ponto de partida para a sua dissertação, que deverá conter uma reflexão sobre a situação apresentada, apreciando e discutindo as atitudes dos personagens, os motivos que as determinam e os critérios de valor utilizados por eles.
1989: Experiência
Sua redação partirá de uma hipótese: suponha que a Universidade, constatando que um número relativamente alto de alunos troca de curso devido ao desconhecimento da realidade do curso escolhido, tenha deliberado oferecer a todos os alunos aprovados neste vestibular de agora a oportunidade de viverem uma experiência de um ano – antes de começarem seus estudos regulares – ao longo do qual eles mesmos decidiram o que fazer (estágios, viagens, estudos específicos, vivências, etc.), segundo seus interesse pessoal e de acordo com o curso e a profissão escolhidos.
1990: Transformações
Que revolução estamos vivendo? Que transformações estão acontecendo, das quais talvez nem todos nós estejamos nos dando conta? […] É para responder a essa pergunta que você fará sua redação. Escolha uma mudança significativa que você percebe estar ocorrendo (em qualquer área: nas ciências, nas artes, nos esportes, nos costumes, nas instituições sociais, etc.) e escreva sobre ela: em que ela consiste, quais suas causas, suas manifestações no cotidiano, qual o grau de consciência que as pessoas têm dela e que modificações possivelmente ela trará no futuro.
1991: Música
A significação especial que certas músicas têm para nós.
1992: Viagem
As oportunidades de aprendizagem que viajar proporciona.
1993: Diferença e exclusão
A maneira como os grupos humanos lidam com a diferença e com a exclusão.
1994: Inclusão
Os critérios de inclusão em um determinado grupo e as razões pelas quais você não quer fazer parte dele. Identifique um grupo humano do qual você não quer fazer parte, defina suas características, comentando-as, e exponha por que você não quer integrar esse grupo.
1995: Dificuldade de comunicação
Dificuldades de comunicação e estratégias para superá-las. Identifique um ou mais momentos em que você teve dificuldades em se comunicar com alguém, explique as razões para tais dificuldade e discuta o desfecho do episódio.
1996: Solidão
Procure caracterizar esse sentimento e identifique um episódio ou um momento na sua vida em que você tenha se sentido solitário. Discuta as causas e consequências dessa experiência, buscando avaliar o papel que ela exerceu na formação de sua personalidade.
1997: Vestibular
Que formulações deve haver no Concurso Vestibular da UFRGS?
1998: Crítica
A crítica positiva ou negativa, e seus efeitos no comportamento do indivíduo.
1999: Competição
A competição como fator de organização da sociedade, suas virtudes e seus efeitos negativos.
2000: Ética
É possível relativizar um principio ético em nome de um bem maior?
2001: Verdade
O que você prefere: a verdade que incomoda ou a ilusão que reconforta?
2002: Ser homem e ser mulher
O que significa ser homem e ser mulher em seu mundo e para você.
2003: Amor
Pode o amor servir de justificativa para qualquer atitude tomada em nome dele?
2004: Esperança
Nos dias de hoje, ter esperança é lutar pela concretização de projetos pessoais, ou significa alimentar utopias?
2005: Transgressão
A transgressão faz parte das ações humanas, ou ela pode ser entendida como violação às normas?
2006: Talento
Basta ter talento para conquistar um lugar no mundo?
2007: Razão e emoção
O que é mais importante pra você: vivenciar situações racionalmente previsíveis ou vivenciar outras que o surpreendam e despertem sua emoção?
2008: Tipificação da brasilidade
Considerando que o brasileiro pode ser caracterizado por diferentes traços de personalidade e de comportamento e que estes podem ser representados em inúmeras histórias individuais, – escolha uma ou mais personagens da Literatura Brasileira que você julgue representativas da brasilidade; – determine como e por que elas representam este ou aquele traço de um brasileiro típico; e – redija uma redação, de caráter dissertativo, justificando suas escolha e defendendo seu ponto de vista.
2009: Questões Econômicas e Sociais no Rio Grande do Sul
A proposta pressupõe conhecimentos sobre os parâmetros de qualidade de vida em nosso Estado, exigindo, assim, do candidato informações prévias ligadas à aprendizagem a fim de contextualizá-las. Isso demonstra que o vestibulando deveria apresentar conhecimentos interdisciplinares no texto.
2010: Incivilidades e Infrações
Incivilidades que as pessoas cometem cotidianamente, como por exemplo, a ocupação de assentos reservados a portadores de necessidades especiais, grávidas e idosos. Escolha dois ou mais assuntos e redija um texto dissertativo argumentando de que forma eles afetam a vida em sociedade.
2011: Profissão docente
Análise da relação dos jovens com a profissão docente: permitiu reflexão sobre a diminuição dos interesse na área do magistério por parte dos futuros profissionais, considerando uma pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas e duas tabelas com a relação de candidatos por vaga nos vestibulares da UFRGS de 2005 e de 2011.
2012: Os Adamastores da Língua Portuguesa
“Este texto revela que a última ‘Flor do Lácio’ criou raízes e gerou frutos; ao cruzar mares e atravessar fronteiras, acabou por construir uma comunidade que compartilha a mesma herança linguística, mas não a mesma identidade. Cada uma dessas comunidades construiu suas memórias com base na história que edificou. Ademais, em alguns desses territórios, a língua portuguesa também acabou por se renovar, por apresentar uma feição singular, pois objeto de criação dos falantes de cada comunidade lusófona. Nessa perspectiva, o nosso idioma é, antes de tudo, uma entidade social que, como tal, se movimenta através do tempo e adquire novas configurações, edificando sua história. Assim, é certo que os países lusófonos, em alguma medida, revelam determinada identidade no cenário econômico mundial, mas ao mesmo tempo, é da manifestação particular dessa língua, em cada país lusófono que a noção de pertencimento a uma Nação se constrói tanto em territórios da Europa, quanto da África, da Ásia e da América. Considerando que é por intermédio do nosso idioma que nossa identidade enquanto Nação se configura, que essa identidade se revela na percepção da língua portuguesa como herança, como memória e como criação e que cada um desses aspectos pode ser observado não só dentro de nós próprios como no âmbito coletivo, nacional e global, escolha um ou mais desses três aspectos que você julgue importantes acerca da língua portuguesa; determine como e porque eles representam, para essa língua, algum tipo de “Adamastor”; e redija uma redação, de caráter dissertativo, justificando sua escolha e defendendo seu ponto de vista”.
2013: Limites do humor
O papel e os limites do humor na sociedade.
2014: O livro clássico
Considerando que um livro clássico, o seu clássico, é aquele que nunca saiu da sua cabeça, aquele que você sempre pensa em voltar a ler, aquele que você recomendaria ao seu melhor amigo, identifique um livro que seja o seu clássico; explique por que ele mereceu esse lugar em sua vida.
2015: Amizade
Na sua opinião, o que é a amizade nos dias de hoje?
2016: O livro nos dias de hoje
O livro na era da digitalização do escrito e da adoção de novas ferramentas de leitura.

Nenhum comentário: