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19 de fevereiro de 2014

Verbos - classificação





 Verbos Irregulares

Você já sabe que os verbos irregulares são aqueles que não seguem os paradigmas das conjugações, ou seja, apresentam variações de forma nos radicais ou nas desinências. Para que o estudo desses verbos se torne mais fácil e prático, tenha sempre em mente o esquema de formação dos tempos simples, pois as irregularidades dos tempos primitivos geralmente se estendem aos tempos derivados correspondentes. Por isso vamos organizar nosso estudo a partir desse esquema de formação dos tempos simples.

Prática

1. Observe o modo e o tempo verbais nas frases abaixo:

Quase sempre (freio) meu ímpeto no momento certo.
E necessário que você (freie) seu ímpeto no momento certo.

Complete as lacunas das frases abaixo utilizando os verbos indicados nos mesmos tempos e modos apresentados nas frases-modelo:


a) Não ( ateio ) fogo ao mato seco! Não provoco queimadas! (atear) É necessário que não se ( ateie ) fogo ao mato seco! Não se devem provocar queimadas!
b) Os garotos daquele bairro frequentemente ( bloqueiam ) a praça com seus carros. Isso não é certo! (bloquear) Algo tem de ser feito para que os garotos daquele bairro não ( bloqueiem ) mais a praça com seus carros.
c) Sempre ( penteio ) os cabelos imediatamente depois que os lavo. (pentear) E recomendável que você ( penteie ) os cabelos imediatamente depois de lavá-los.
d) ( receio ) que não poderei participar do evento. (recear) Não quero que você ( receie ) participar do evento.


2. Passe para o plural cada uma das frases abaixo:

a) Ceio diariamente. Tu não ceias?
Ceamos – ceais
b) Sempre folheio um livro. Tu não folheias nunca?
Folheamos – folheais
c) Freio com firmeza antes das curvas. Tu não freias?
Freamos - freais
d) Não granjeio simpatias com facilidade. Tu granjeias?
Granjeamos - granjeais
e) Nunca lisonjeio ninguém. Tu lisonjeias?
Lisonjeamos - lisonjeais
f) Não semeio ventos para não colher tempestades. Tu semeias?
Semeamos - semeais

Prática II

1. Observe o modelo:
Estou muito cansado. Não acredito que você não ( ). (estar)
Estou muito cansado. Não acredito que você não (esteja).

a) Estamos muito chateados. Não é possível que vocês não ( ).
b) Estou muito contente. Não é possível que tu não ( ).
c) Estás muito alegre. Não é possível que ela não ( )
d) Estais muito preocupados. É possível que eles também ( )
e) Estou muito ansioso! É impossível que vós não ( ).
f) Eles estão muito satisfeitos. Não é possível que nós não ( )


2. Observe o modelo:
Jamais ( ) lá; se um dia ( ), ficará satisfeito. (ir)
Jamais (foi) lá; se um dia (for), ficará satisfeito.


a) Jamais ( esteve ) lá; se um dia ( estiver ), ficaremos satisfeitos. (estar)
b) Jamais ( deu ) seu donativo; se um dia ( der ), será bem-vindo. (dar)
c) Jamais nos ( aprouve ) esse comportamento; se um dia nos ( aprouver ), teremos abandonado nossos princípios. (aprazer)
d) Jamais ( couberam ) três carros nessa garagem; se um dia ( couber ), será um verdadeiro milagre. (caber)
e) Jamais ( disse ) esse tipo de coisa; se um dia ( disser ), terei mudado de nome. (dizer)
f) Jamais o ( contradisse ); se um dia o ( contradisser), terás mais orgulho de ti. (contradizer)
g) Jamais ( fez ) esse tipo de proposta; se um dia ( fizer ), poderás arrepender-te. (fazer)
h) Jamais ( satisfez ) suas vontades; se um dia ( satisfizer ), ficarei desapontado comigo. (satisfazer)
i) Jamais ( houve ) algo entre eles; se um dia ( houver), será uma surpresa. (haver)
j) Jamais ( quis ) sua presença; se um dia ( quiser ), teremos mudado de opinião. (querer)
l) Jamais ( soube ) a verdade; se um dia ( souber ), ficará desiludida. (saber)
m) Jamais ( foi ) infelizes; se um dia ( for ), farão o possível para que as coisas mudem. (ser)
n) Jamais ele ( trouxe ) seus amigos; se um dia ( trouxer ), serão bem-vindos. (trazer)


3. Reescreva as frases abaixo, substituindo a forma verbal composta pela forma verbal simples correspondente. Há alguma alteração de significado nas frases com a substituição?

a) Eles jamais (tinham vindo) aqui.
b) Ele (tinha feito) aquilo por vingança.
c) (Havíamos trazido) o equipamento necessário para a experiência.
d) (Tinha havido) um problema com o motor do carro.
e) Ela o (tinha visto) com outra mulher na festa.
f) (Tinhas anteposto) teus interesses aos da classe.
g) Notamos que o ar se (tinha rarefeito).
h) Nada se (tinha apurado) até então.
i) Nunca (tínhamos estado) ali.



Verbos defectivos

Chamam-se defectivos os verbos que não possuem conjugação completa, ou seja, deixam de ser flexionados em algumas formas. Em geral, o fator determinante da classificação de um verbo como defectivo é de natureza morfológica ou eufônica. Se fosse completo, o verbo falir, por exemplo, apresentaria, no presente do indicativo, "eu falo, tu fales, ele fale". Falo é forma do presente do indicativo de falar; fales e fale são do presente do subjuntivo do mesmo verbo falar. Isso implicaria um problema morfológico, ou seja, formas iguais para verbos diferentes. Convém dizer que esse argumento não se aplica a todos os verbos que apresentam formas iguais. Trazer e tragar, por exemplo, não são defectivos, mas apresentam formas idênticas (trago é primeira pessoa do singular do presente do indicativo dos dois verbos). Ir e ser também apresentam formas idênticas (fui, fora, fosse, for), mas não são defectivos.
Se fosse completo, o verbo computar apresentaria no presente do indicativo formas como "computo, computas, computa" - palavras de sonoridade um tanto quanto "suspeita". Por isso o verbo computar é dado nas gramáticas e dicionários como defectivo.
Esses motivos nem sempre conseguem impedir o uso efetivo de formas verbais consideradas oficialmente "erradas". O próprio verbo computar é um exemplo disso. Com o desenvolvimento e a popularização dos computadores, não há quem não diga "computa". Na prática, esse verbo acaba sendo conjugado em todos os tempos, modos e pessoas.


Insistimos em que os preceitos colocados pela gramática normativa nem sempre condizem com o uso cotidiano da língua. Mas, no texto formal escrito, é mais do que recomendável que você procure seguir os padrões da língua culta. Você verá a seguir que o problema dos verbos defectivos ocorre basicamente no presente do indicativo e formas derivadas (presente do subjuntivo e imperativos).


Exemplo de verbos defectivos 

Abolir, falir, adequar, aguerrir, combalir, comedir-se, falir, fornir, foragir-se,


Verbos abundantes


Verbos abundantes são aqueles que apresentam mais de uma forma para determinada flexão. Esse fenômeno costuma ocorrer no particípio, em que, além das formas regulares, terminadas em -ado ou -ido, surgem as formas irregulares, também chamadas curtas ou breves.


- aceitado, entregado, enxugado, expressado, expulsado, findado, isentado, limpado, matado, salvado, segurado, soltado

- aceito, entregue, enxuto, expresso, expulso, findo, isento, limpo, morto, salvo, seguro, solto


Prática

1. Nas frases abaixo, seria preciso empregar um verbo defectivo justamente numa das flexões condenadas pela língua culta. Sugira formas de completar as frases, utilizando sinônimos ou locuções verbais:
a) É possível que se ( ) aquela casa na semana que vem. (demolir)
b) É desejável que se ( ) essa exigência descabida. (abolir)
c) É provável que se ( ) aquele muro. (colorir)
d) É possível que as fontes de energia se ( ) antes do tempo previsto. (exaurir)
e) É indispensável que se ( ) daqui todo foco de corrupção. (banir)



2. Utilize os verbos entre parênteses no tempo e modo do modelo:
O retirante não se precaveu contra as dificuldades da viagem.

a) Ela ( ) o patrimônio perdido? (reaver)
b) Eu não me ( ) e ( ) prejuízos com a enchente. (precaver; ter)
c) Nós ( ) tudo o que nos pertencia. (reaver)
d) Você ( ) a carga ao espaço disponível? (adequar)
e) O Congresso ainda não ( ) muitas das leis do tempo da ditadura. (abolir)
f) Muitas empresas () por causa da queda do poder aquisitivo da classe média. (falir)
g) Ela se ( ) e ( ) o pior. (precaver; afastar)
h) A herdeira ( ) os bens deixados pelo pai. (reaver) i) ( ) o que nos pertencia. (reaver)


3. Preencha as lacunas com a forma apropriada do particípio verbal. Indique as frases em que se pode usar mais de uma forma.

a) O candidato foi ( ) com mais de duzentos mil votos. Muitos dos que o haviam ( ) na eleição anterior votaram nele novamente. (eleger)
b) Ele jamais foi ( ) pelos colegas de trabalho. Diziam que no passado ele tinha ( ) gordas propinas de uma poderosa multinacional. (aceitar)
c) O imposto já foi ( ). Menos mal, porque todo o dinheiro deste mês já foi ( ), e não há perspectiva de que outro seja ( ) (pagar, gastar; ganhar)
d) Àquela altura, já poderia ter ( ) seus débitos, se não tivesse ( ) todo o dinheiro que tinha ( ) (pagar, gastar; ganhar)


Aprofundamento

1 (Univ. Alfenas-MG) Mesmo que nós ( ), não conseguiríamos que eles ( ) os papéis que os chefes ( ) em segredo.

a) interviéssemos, requeressem, mantêm
b) intervissemos, requeressem, mantém
c) interviéssemos, requisessem, mantêm
d) intervissemos, requisessem, mantém
e) interviéssemos, requeressem, mantêem


2 (Univ. Alfenas-MG) Assinale a alternativa que contém a forma correta dos verbos medir, valer, caber e datilografar, na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, pela ordem.

a) meço, valo, cabo, datilógrafo
b) meço, valho, caibo, datilografo
c) mido, valo, caibo, datilógrafo
d) mido, valho, caibo, datilografo
e) meço, valho, caibo, datilógrafo


3 (Univ. Alfenas-MG) Eles não ( ) em bancos e nós sabemos que vocês não ( ) dinheiro para que eles lhes () o aval exigido.
a) creem, têm, deem
b) creem, têem, dêem
c) creem, têm, dêem
d) crêm, têm, dêm
e) creêm, teêm, deêm


4 (Fac. Santo André-SP) Dentre as frases abaixo, assinale a que apresentar erro na flexão dos verbos.
a) Ele não creu em nenhuma das histórias contadas por nós.
b) Quando eu vir seu pai, avisá-lo-ei sobre a dívida.
c) Será muito melhor para todos, se você manter a calma.
d) Eles intervieram em nossa disputa, depois de um tempo.
e) Assim que puserdes a roupa no armário, poderemos sair.


5 (UFRPE/UFPE) Relacione as frases cujos verbos destacados estão no mesmo tempo, modo e pessoa gramatical.

1) Que todo homem é um diabo não há mulher que o (negue).
2) (Vem), eu te farei da minha vida participar.
3) (Ide) em paz, o Senhor vos acompanhe.
4) Estou preso à vida e (olho) meus companheiros.
5) Tu não me (tiraste) a natureza...

( ) (Cala) essa canção soturna.
( ) (interrogai)-as agora que os reis tremem no seu trono.
( ) (Debruço)-me na grade da banca e respiro penosamente.
( ) (Trouxeste)-a para o pé de mim
( ) Mesmo assim elas procuram o diabo que as (carregue) A sequência correta é:


a) 3, 2, 4, 5,e1.
b) 4, 3, 2,1 e 5.
c) 5,1, 4, 2 e 3.
d) 1, 4, 5, 3e 2.
e) 2, 3, 4, 5 e 1.


6 (Univ. Alfenas-MG) Assinale a alternativa que o verbo está conjugado de forma correta na norma culta

a) O juiz não interviu no resultado do jogo.
b) Só um jogador manteu a calma na confusão.
c) Quando seu pai ver seu boletim, vai ficar alegre.
d) Eu requeri transferência para outra escola.
e) Quando ela vir de São Paulo e ver você, vai gostar.


7 (ACAFE-SC) Somente uma das opções está incorreta. Assinale-a:
a) leio - lês - lê - lemos - ledes – leem
b) valho vales - vale - valemos - valeis- valem
c) venho - vens - vem - vimos - vindes - vem
d) vou - vais - vai - vamos - ides – vão
e) divirjo - diverges - diverge - divergimos - divergides - divergem


8 (ITA-SP) Assinale o item em que as formas dos verbos trazer, ser, pôr e ir correspondam ao seguinte exemplo: "Preferir, prefere!"
a) tragas!, sejas!, ponhas!, vás!
b) trazei!, sede!, pondes!, ide!
c) traga!, se!, ponha!, vá!
d) traze!, sê!, põe! vá!
e) traga!, seja!, ponha!, vai!


9 (UNICAMP-SP) Nas suas aulas de gramática, você deve ter estudado a conjugação dos verbos irregulares. Esse conhecimento é necessário na escrita padrão. Nos trechos abaixo encontram-se formas verbais inadequadas:


I (Os astecas) não só conheciam o banho de vapor, tão prezado na Europa, como mantiam o hábito de banhar-se diariamente. (Superinteressante, out. 1992)

II. Um grupo de defesa dos direitos civis ameaçou intervir se o juiz Mike Mc Spaden ir adiante com seu plano de aprovar o pedido de castração. (Folha de S.Paulo, 13 fev. 1992)

a) Identifique as formas verbais inadequadas.
b) Que formas deveriam ter sido empregadas?
c) Como se poderia explicar a ocorrência das formas inadequadas nos trechos acima?


10 (CESGRANRIO-RJ) Assinale o período em que aparece uma forma verbal incorretamente empregada com relação à norma culta da língua.
a) Se o compadre trouxesse a rabeca, a gente do oficio ficaria exultante.
b) Quando verem o Leonardo, ficarão surpresos com os trajes que usava.
c) Leonardo propusera que se dançasse o minueto da corte.
d) Se o Leonardo quiser, a festa terá ares aristocráticos.
e) O Leonardo não interveio na decisão da escolha do padrinho do filho.


11 (F. C. Chagas-SP) Não te ( ) com essas mentiras que ( ) da ignorância.
a) aborreces, provêem
b) aborreça, provém
c) aborreças, provêm
d) aborreça, provêem
e) aborreças, provém


12 (CESESP-PE) Assinale a alternativa que estiver incorreta quanto à flexão dos verbos.
a) Ele teria pena de mim se aqui viesse e visse o meu estado.
b) Paulo não intervém em casos que requeiram profunda atenção.
c) O que nós propomos a ti, sinceramente, convém-te.
d) Se eles reouverem suas forças, obterão boas vitórias.
e) Não se premiam os fracos que só obteram derrotas.


13 (F. C. Chagas-SP) Ele ( ) que lhe ( ) muitas dificuldades, mas enfim ( ) a verba para a pesquisa.
a) receara, opusessem, obtera
b) receara, opusessem, obtivera
c) receiara, opossem, obtivera
d) receiara, opossem, obtera
e) receara, opossem, obtera


14 (F. C. Chagas-SP) Caso ( ) realmente interessado, ele não ( ) de faltar.
a) estiver, haja
b) esteja, houve
c) estivesse, houvesse
d) estivesse, havia
e) estiver, houver


15 (F. C. Chagas-SP) Quem ( ) o Pedro, ou pelo menos ( ) falar com ele, ( )-o em meu nome.
a) ver, poder, advirta
b) vir, puder, adverta
c) vir, puder, advirta
d) ver, puder, adverta
e) vir, poder, adverta


16 (F. C. Chagas-SP) Sem que ninguém tivesse ( ), o próprio menino ( )-se contra os falsos amigos.
a) intervindo, precaviu
b) intervindo, precaveio
c) intervido, precaveu
d) intervido, precaveio
e) intervindo, precaveu


Gabarito
1 a)
2 b)
3 a)
4 c)
5 b)
6 d)
7 c)
8 d)
9 MANTIAM – IR / MANTINHAM - FOR
10 b)
11 c)
12 e)
13 b)
14 d)
15 c)
16 e)

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