NO INICIO DO BLOG

18 de fevereiro de 2014

Será????? Tema de redação Caixa Federal

CEF: Tema inédito e proposta de solução

 
No próximo dia 30 de março, serão aplicadas as provas objetiva e discursiva para a Caixa Econômica Federal.
Em se tratando da prova de redação, os candidatos ao 'cargo' de Técnico Bancário Novo desenvolverão uma redação sobre conhecimentos específicos. Sendo assim, a fim de orientá-los quanto à prova discursiva, apresento a vocês um tema inédito, seguido da respectiva proposta de solução.
 
TEMA PROPOSTO
 
O Conselho Monetário Nacional é um dos órgãos normativos do Sistema Financeiro Nacional. Considerando essa afirmação, discorra, em um texto dissertativo, sobre o CMN.
 
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- a definição do CMN;
- a composição e a(s) responsabilidade(s) do CMN;
- três competências do CMN, no mínimo.
 
Comentário:
Galerinha, inicialmente é preciso destacar que o Conselho Monetário Nacional foi criado em 31 de dezembro de 1964. O CMN é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional.
Posteriormente, vale destacar que o CMN é composto pelo:
a) Ministro da Fazenda (Presidente do Conselho Monetário Nacional);
b) Ministro do Orçamento, Planejamento e Gestão; e
c) Presidente do Banco Central do Brasil.
Com relação às competências atribuídas ao CMN, vale destacar as seguintes:
I. autorizar as emissões de Papel Moeda;
II. fixar as diretrizes e normas de política cambial, inclusive quanto à compra e venda de ouro;
III. disciplinar o crédito em todas as modalidades;
IV. limitar, sempre que necessário, as taxas de juros, descontos, comissões, entre outras;
V. determinar o percentual de recolhimento compulsório;
VI. regulamentar as operações de redesconto;
VII. regular a constituição, o funcionamento e a fiscalização de todas as instituições financeiras que operam no país.
Feitas essas considerações, vamos a uma sugestão de desenvolvimento do tema.

PROPOSTA DE SOLUÇÃO:
 
Criado em 31 de dezembro de 1964, o Conselho Monetário Nacional é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional (tópico frasal, apresentando o primeiro aspecto exigido pela banca). Ao longo dos anos, o CMN sofreu alterações em sua composição e em suas competências (apresentação dos aspectos que serão desenvolvidos nos parágrafos subsequentes, norteando a leitura do examinador).
Atualmente, a estrutura do Conselho Monetário Nacional é composta por três representantes: Ministro da Fazenda (Presidente do Conselho), Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e Presidente do Banco Central do Brasil. Integrante do SFN, o CMN tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e do desenvolvimento econômico e social do Brasil (resposta ao segundo aspecto exigido na proposta temática).
No decurso dos anos, ao Conselho Monetário Nacional foram atribuídas algumas competências (tópico frasal, indicando a ideia central do parágrafo). Dentre elas podem-se destacar as seguintes: autorizar as emissões de Papel Moeda; fixar as diretrizes e normas de política cambial, inclusive quanto à compra e venda de ouro; e limitar, sempre que necessário, as taxas de juros, descontos e comissões, entre outras (resposta ao terceiro aspecto exigido pela banca).
Portanto, percebe-se a importância do CMN não só para o Sistema Financeiro Nacional, mas também para o desenvolvimento econômico e social do país (conclusão, arrematando as ideias discorridas nos parágrafos anteriores).

Nenhum comentário: