NO INICIO DO BLOG

18 de fevereiro de 2014

Exercícios sobre os relativos

Língua Portuguesa: Questões do CESPE

14/02/2013
Olá, alunos do EuVouPassar!

Hoje, compartilharei alguns comentários acerca de duas questões do CESPE/UnB, banca que organizará  o concurso da Caixa Federal.

Texto para as questões abaixo.
 
A soberania popular pode ser exercida, juridicamente, por meio de três modelos: democracia participativa ou direta, democracia representativa ou indireta e democracia semidireta.
Na democracia direta, o povo participa diretamente da vida política do Estado, exercendo os poderes governamentais, fazendo leis, administrando e julgando. É, pois, aquela em que o povo exerce de modo imediato as funções públicas. Na democracia indireta ou representativa, o povo não exerce seu poder de modo imediato, mas por meio de seus representantes, eleitos periodicamente, a quem são delegadas as funções de governo.
A democracia representativa pressupõe um conjunto de instituições que disciplinam a participação popular no processo político, que formam os direitos políticos que qualificam a cidadania, como, por exemplo, as eleições, o sistema eleitoral, os partidos políticos; enfim, mecanismos disciplinadores para a escolha dos representantes do povo.
Na democracia semidireta, são assegurados instrumentos de participação direta do povo nas funções de governo. Esses instrumentos de participação dão ao povo, conservadas, embora em parte, as formas representativas, a palavra final relativa a todo o ato governativo. Como exemplo desses instrumentos, podem ser citados o referendo e o plebiscito.
 
Internet: (com adaptações).
 
 
1. (TRE-MS/2013) No texto, a palavra
 
A) "soberania" (linha 1) poderia, sem prejuízo para o sentido original do período, ser substituída por autoridade ou superioridade.
B) "vida", na linha 2, está empregada com mesmo sentido que essa palavra possui na seguinte frase: salvar a vida do paciente.
C) "imediato" (linha 3) está empregada com o sentido de direto, ou seja, que age ou se produz sem intermediário.
D) "processo" (linha 4) poderia ser corretamente substituída por decurso, sem prejuízo para o sentido original do texto.
E) "instrumentos" (linha 6) está empregada como sinônimo de utensílios.
 
Comentário: A alternativa correta é a letra (C). No contexto, o vocábulo "imediato" está empregado com a acepção de "direto", conforme mencionou o examinador da banca.
            Nas demais opções, temos:
 
a) Errada. No contexto, o vocábulo "soberania" não significa necessariamente "autoridade" ou "superioridade". Portanto, a substituição sugerida pelo examinador alteraria o sentido original do trecho.
b) Errada. No trecho "da vida política do Estado", o vocábulo "vida" está empregado em sentido conotativo, divergindo, pois, da acepção encontrada na frase "salvar a vida do paciente", cuja acepção é denotativa, dicionarizada.
d) Errada. No contexto, o vocábulo "processo" foi empregado com a acepção de "método". Por sua vez, "decurso" refere-se à passagem do tempo.
e) Errada. Contextualmente, o vocábulo "instrumentos" está empregado com sentido figurado, significando "aquilo que é empregado para conseguir um resultado", divergindo, portanto, da significação de "utensílio" (objeto).
 
Gabarito: C.
 
2. (TRE-MS/2013) O sujeito da oração cujo núcleo do predicado é a forma verbal "formam" é
 
A) indeterminado.
B) a expressão "um conjunto de instituições" .
C) a expressão "os direitos políticos" .
D) o pronome "que" imediatamente antecedente.
E) oculto.
 
Comentário: Atenção à pegadinha da banca! Reparem que, no contexto, o pronome relativo "que" retoma o segmento "um conjunto de instituições", sujeito semântico de "formar". Como se percebe, ocorre a concordância do verbo "formar" com o vocábulo "instituições", estando, pois, correta a flexão do mencionado verbo no plural. Os candidatos mais afoitos marcariam a opção (B).
Contudo, no excerto "A democracia representativa pressupõe um conjunto de instituições que disciplinam a participação popular no processo político, (um conjunto de instituições) que formam os direitos políticos que qualificam a cidadania", o sujeito sintático da forma verbal "formam" é o pronome relativo "que". Logo, a resposta da questão encontra-se na assertiva (D).
 
Gabarito: D.

Nenhum comentário: