NO INICIO DO BLOG

22 de fevereiro de 2014

Temas de concursos CESPE


CESPE e outros concursos




Após recebimento de denúncia anônima, agentes da polícia civil invadiram, no período da noite, quarto de hotel, com o objetivo de proceder à busca e à apreensão de materiais e documentos supostamente utilizados por determinado hóspede em crimes relacionados à clonagem de cartões de crédito. Os materiais e os documentos obtidos durante a invasão do quarto de hotel foram as únicas provas que alicerçaram a denúncia oferecida pelo MP. Com base nessas provas, foram tomados depoimentos de diversas testemunhas, os quais serviram, também, de fundamento para a condenação do réu. 
Com base nessa situação hipotética, redija texto dissertativo sobre a (in)constitucionalidade da operação policial, abordando, necessariamente, de forma justificada, os seguintes aspectos: 

 direitos e garantias fundamentais aplicáveis ao caso;  
 (im)possibilidade jurídica de utilização, em processo judicial, das provas obtidas na referida operação. 



Reparem que , obrigatoriamente, os dois aspectos acima deverão ser citados, mas vejam que eles tratam de dois assuntos diferentes dentro do mesmo tema. Então é como se fossem duas redações dentro de uma só. Como são apenas dois aspectos, pode-se fazer uma introdução nos moldes tradicionais, ou seja, como explicamos aqui no blog, na página INTRODUÇÃO. Porém , no caso do exemplo abaixo, da ANCINE,  como são quatro aspectos a serem desenvolvidos, já se deve começar falando sobre o primeiro, e assim sucessivamente, não esquecendo da objetividade.

ANCINE 2013
Em 2003,o cinema nacional viveu o auge de um ciclo de sucesso iniciado nos
anos 90, com a implementação de uma política de fomento ao desenvolvimento do
audiovisual, ancorada em incentivos fiscais estabelecidos pelas leis n.ºs 8.313/1991
(Lei Rouanet) e 8.685/1993 e revigorada em 2001 com a publicação da Medida
Provisória n.º 2.228, que criou a Agência Nacional de Cinema (ANCINE). Em 2003,
29 filmes nacionais foram lançados no circuito exibidor e vistos por quase 22 milhões de
espectadores, o que gerou uma receita de US$ 50 milhões e a conquista de 21% do
mercado interno.
Sérgio Sá Leitão e Manoel Rangel. Internet: (com adaptações).
Considerando as informações acima, elabore um texto dissertativo acerca das razões estruturais e contextuais que levaram à recuperação do cinema brasileiro, apenas uma década após o fracasso de 1992, ano em que foram lançados somente três filmes nacionais, vistos por 36.000 pessoas (0,05% do mercado interno). Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

trajetória recente do setor;
leis de fomento ao desenvolvimento do audiovisual;
fatores que ajudam a explicar o sucesso de 2003;
sintonia entre a oferta de filmes e a demanda objetiva e subjetiva do público


CESPE 
Já o tema a seguir pode ser feito no velho esquema : INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO: 

Para o direito, a cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir nos destinos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração.
Em uma visão mais humana, ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e da sociedade como um todo. A cidadania consiste em diversos gestos, como não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os idosos, ou até os mais básicos como saber dizer obrigado e desculpe. Em suma, o cidadão é aquele sujeito que procura ajudar o próximo sem medir esforços para tanto.

Tomando o texto acima apenas como referência, redija um texto instrucional, de 20 a 30 linhas sobre o tema: manual de comportamento sustentável para o cidadão brasileiro.
                                                               _


O ARGUMENTO DE AUTORIDADE 


Outro ponto a ser lembrado para as REDAÇÕES CESPE  é que esta banca adora o argumento de autoridade, ou seja, você deve, para sustentar seus argumentos pôr o nome de alguma autoridade no assunto - mesmo que ela não exista - para dar respaldo ao que foi escrito. Exemplo:

O sistema financeiro brasileiro é muito sólido. Segundo o Ministro da Fazenda , Guido Mantega*, o Brasil corre pouco risco de sofrer os efeitos da grande crise econômica global.

argumento de autoridade





TEMAS CESPE



 A Carta de Princípios de Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil, de 2003, diz o seguinte:
A postura de responsabilidade socioambiental do Banco do Brasil tem como premissa a crença na viabilidade de se conciliar o atendimento aos interesses dos seus acionistas com o desenvolvimento de negócios social e ecologicamente sustentáveis, mediante o estabelecimento de relações eticamente responsáveis com seus diversos públicos de interesse, interna e externamente.
Assim como uma empresa segue esses princípios, os brasileiros também devem buscar seu desenvolvimento pessoal, preservando os bens naturais e estando conscientes de seu papel na sociedade, ao exercer plenamente sua cidadania.
Considerando esses princípios, elabore um texto dissertativo-argumentativo, abordando o seguinte tema:
Na atualidade, muito pode ser feito pelo cidadão na construção de um Brasil bom para todos.


_______________________________________________________________________________




Consumir: já faz tempo que, nos mais diferentes espaços do planeta, esse verbo tem sido associado à busca da felicidade. No Brasil não é diferente. A mídia vende sonhos e cria indivíduos consumistas, com um marketing feroz voltado para as mais diferentes idades. Isso se traduz não apenas na propaganda propriamente dita, mas até na estrutura e organização das lojas, estrategicamente planejadas para induzir ao consumo. Ter (principalmente produtos de marcas consagradas) pode criar a sensação de status e de pertencimento a um grupo mais desenvolvido. Juntamente com os produtos, adquire-se a ilusão de felicidade. Para completar, os bancos oferecem crédito a jovens ainda sem uma consciência financeira e o índice de pessoas endividadas cresce cada vez mais. É possível escapar dessas armadilhas da sociedade de consumo? Como romper esse círculo vicioso? Como preparar, especialmente o jovem, para se tornar um consumidor mais consciente?

Com base no que está escrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: "COMO SE TORNAR UM CONSUMIDOR CONSCIENTE?"
_________________________________________________________________________________




Em março de 2008, na abertura do Fórum Brasil-México, o presidente Luís Inácio Lula da Silva disse que o Brasil resolveu ser um país capitalista moderno, e que "não há como ser um país capitalista sem que se tenha crédito". De fato, a oferta de crédito no Brasil vem aumentando de forma notável. O Banco Central prevê que esse volume ficará entre 20% e 25% maior neste ano, o suficiente para elevar o montante de empréstimos para 40% do PIB. O panorama é animador, mas também traz temores. Também em março, o Ministério da Fazenda manifestou preocupação com a tendência de alta da inflação, reflexo do maior consumo – uma das conseqüências da fartura de crédito. Entenda como ocorreu a expansão do crédito na economia, e saiba quais são seus principais benefícios e riscos.


Baseado no texto acima, redija um texto expositivo- 

argumentativo, de até 30 linhas, sobre o seguinte tema: 

"Os benefícios e riscos, para a economia,do aumento da 

oferta de crédito"



Não é de hoje que muitas empresas demonstram dificuldade em encontrar profissionais qualificados para ocupar determinados cargos. A falta de experiência, unida a ausência de uma boa formação acadêmica, tem feito com que o mercado fique cada vez mais escasso com relação a especialistas em áreas mais específicas, dificultando o processo de seleção e impulsionando as organizações a investirem cada vez mais em seus próprios colaboradores.
Capacitar profissionais se tornou algo comum, pois na maioria das vezes valorizar funcionários que correspondem às necessidades da empresa e que trabalham de forma adequada e produtiva tem apresentado resultados bastante positivos. Além disso, para que uma instituição ganhe espaço e credibilidade é importante que tenha uma excelente equipe e, consequentemente, ofereça ao mercado um produto de qualidade.
“Por um lado, temos clientes que exigem otimização dos serviços e tecnologias novas, o que cria uma necessidade natural de melhorias e treinamentos. Por outro, temos uma oferta de jovens que chega ao mercado de trabalho com algum preparo formal, mas com pouco preparo prático e específico para as tarefas que irá realizar”, explica Jorge Perlas, diretor de processos da Asyst International, multinacional brasileira de gestão e operação de TI. “Se juntarmos as duas situações é possível chegar a uma resultante que é a capacitação dentro da empresa”.
As áreas de RH e Treinamento auxiliam as empresas nestes processos, no entanto existem diversos programas e ferramentas que também contribuem para o aprimoramento de profissionais. Algumas organizações passaram até mesmo a investir na criação de escolas com cursos técnicos, para retirar de lá seus

futuros colaboradores.



Com base no texto acima e considerando um banco como local de trabalho, redija um texto dissertativo-argumentativo com 20 a 30 linhas

, de um profissional bem capacitado.






Estudos mostram que 64,2% dos brasileiros estão 


endividados.


Rio de Janeiro - O índice de famílias brasileiras que declararam ter dívidas subiu para 64,2%, enquanto 24,4% admite que tem dívidas ou contas atrasadas e 8,6% declara não ter condições de pagar o que deve, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Os índices de endividamento e falta de pagamento entre os consumidores brasileiros em maio, já elevados, superam os registrados tanto no mesmo mês de 2010 como em abril passado, segundo a pesquisa que entrevistou 17,8 mil pessoas.
A porcentagem de famílias brasileiras que declara ter dívidas subiu de 58,7% em maio do ano passado para 62,6% em abril de 2011 e para 64,2% neste mês.
A porcentagem de famílias que admite que tem contas ou dívidas vencidas e que não pagou subiu de 23,4% em abril para 24,4% neste mês, mas ficou abaixo do registrado em maio do ano passado (25,1%).
No total 8,6% das famílias que asseguraram não ter condições de pagar suas dívidas em maio superou o de abril deste ano (7,8%) e o de maio do ano passado (8,5%).
Tendo ciência de os textos acima servem apenas como base, redija um texto instrutivo de até 30 linhas sobre o seguinte tema: Os passos para uma boa saúde financeira







Redação tema CESPE – Concurso PRF 2013

Após recebimento de denúncia anônima, agentes da polícia civil invadiram, no período da noite, quarto de hotel, com o objetivo de proceder à busca e à apreensão de materiais e documentos supostamente utilizados por determinado hóspede em crimes relacionados à clonagem de cartões de crédito. Os materiais e os documentos obtidos durante a invasão do quarto de hotel foram as únicas provas que alicerçaram a denúncia oferecida pelo MP. Com base nessas provas, foram tomados depoimentos de diversas testemunhas, os quais serviram, também, de fundamento para a condenação do réu. 
Com base nessa situação hipotética, redija texto dissertativo sobre a (in)constitucionalidade da operação policial, abordando, necessariamente, de forma justificada, os seguintes aspectos: 

direitos e garantias fundamentais aplicáveis ao caso;  
 (im)possibilidade jurídica de utilização, em processo judicial, das provas obtidas na referida
 operação. 




_________________________________________________________________________________
PROPOSTA 1 » Analista Judiciário - Judiciária - TRT 6ª/ CESPE 

O direito é uma disciplina cultural, cuja prática se resolve em palavras. Direito e linguagem se entrelaçam e se  confundem. Algumas vezes — infelizmente, mais do que o necessário — os profissionais da área jurídica ficam tão 
empolgados com os fogos de artifício da linguagem que se esquecem do justo e, outras vezes, até da lei. Nas acrobacias da escrita jurídica, chega-se a encontrar formas brilhantes nas quais a substância pode ser medida em conta-gotas. O defeito — também com desafortunada frequência — surge mesmo em decisões judiciais que atingem a liberdade e o patrimônio das pessoas. 

Redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do seguinte tema: 

A LINGUAGEM É UM PODEROSO INSTRUMENTO DO DIREITO. 
_______________________________________________________________________

Inspeções feitas no Banco Alpha, que possui participação considerável no sistema financeiro nacional,  identificaram 
  • Indícios de fraude;  
  • Patrimônio de referência inferior ao limite do acordo de basiléia; 
  • Passivo a descoberto com risco sistêmico para o SFN. 
Considerando o caso objeto da situação hipotética acima apresentada, redija um texto dissertativo indicando as possíveis soluções para correção dos problemas citadosEm seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: 
  • Regimes especiais de resolução vigentes no Brasil; 
  • Padrões internacionais de resolução bancária. 
*****************************************************************************************************************************************************************************************************




Tema 1 
Disserte sobre os direitos da pessoa presa, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos. 

principais direitos assegurados pela CF e pelo Código de Processo Penal à pessoa presa em flagrante ou por força de mandado judicial; 
consequências da inobservância desses direitos pela autoridade policial; 
direitos do preso em relação à atuação dos meios de comunicação.  



Tema 2 
No âmbito de procedimento investigatório criminal, agentes policiais decidiram interceptar a correspondência de servidor público estadual suspeito da prática dos crimes de peculato e corrupção passiva. 
Os documentos apreendidos abrangiam faturas de cartão de crédito, cartas e envelopes. Simultaneamente, mediante autorização judicial determinando a quebra do sigilo da comunicação telefônica do referido servidor, os agentes policiais gravaram as conversas telefônicas do investigado com várias pessoas.  
As provas obtidas serviram de base para o indiciamento do servidor público e o envio do inquérito policial ao MP para o oferecimento de denúncia. 

Em face dessa situação hipotética, discorra sobre: 
- a constitucionalidade dos procedimentos adotados pelos policiais, indicando os direitos e garantias fundamentais aplicáveis ao caso. 
- e mencionando a possibilidade de o advogado de defesa ter acesso aos elementos de prova produzidos no âmbito do inquérito policial.
________________________________________________________________________


Tema 3
Após o protesto realizado na noite desta segunda-feira (17), em Belém, seguindo as ocorridas em todo o país, novas ações já estão sendo realizadas nas redes sociais. Internautas já agendam novas reuniões e outras manifestações nas ruas da capital.
A exemplo do que ocorreu ontem, um grupo no Facebook já organiza a "2ª Manifestação Belém Livre", como os próprios organizadores chamam, para a próxima quinta-feira (20). De acordo com o grupo, a concentração será a partir da 15h, na escadinha da Estação das Docas. O BRT, obra que ficou parada por cerca de 1 ano, o Passe-Livre, com foco também na melhoria do transporte público, as obras na Usina Hidrelétrica de Belo Monte e educação de qualidade são alguns temas que podem protagonizar os novos atos em Belém.
Nas páginas, ainda são realizadas enquetes que perguntam sobre o comportamento que os manifestantes devem tomar e os objetivos claros dos protestos. Em enquete, os participantes são questionados quanto as atitudes que devem ser tomadas durante os atos. Perguntas como "O que não permitir no protesto: Depredações? Vandalismo Gratuito? Ataques à Policiais e Agentes de Segurança?" servem para organizar focar a manifestação.
Com base no texto acima, redija um texto dissertativo sobre o tema "Manifestações populares" que responda necessariamente e de maneira fundamentada aos seguintes questionamentos: 
* Qual a contribuição das redes sociais nas manifestações populares que ocorrem em todo o Brasil?

* A Forças de segurança podem , de acordo com a lei, agir com violência contra manifestações populares?



tema 4

POLÍCIA CIVIL /PB 
Em meio aos saques e à insegurança, cidades catarinenses atingidas pelas chuvas estão sob uma espécie de toque de recolher decretado pela Polícia Militar. Só poderão ficar nas ruas à noite moradores ou voluntários para ajudar os desalojados.Filas de distribuição de alimentos se espalham pelas cidades.O Globo. Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador,redija texto dissertativo acerca do seguinte tema.
EM MEIO À TRAGÉDIA, A VIOLÊNCIA QUE GERA INSEGURANÇA.
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- aspectos marcantes do quadro de violência e insegurança no Brasil atual;
- que esperar do aparelho policial ante a explosão de violência;
- políticas públicas em áreas marcadas pela insegurança.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




 tema 5
POLÍCIA CIVIL /PB 
Dênio Mattos, deputado federal por determinado estado da Federação, desferiu, nas costas e pelas costas, tiro letal na região torácica da vítima Amélia Mattos, sua ex-esposa, com arma de fogo que comprara no dia anterior, visando à prática do ilícito. Testemunhas afirmaram que o crime fora motivado por sentimento de posse, pois a vítima estava separada do autor do crime e começara a namorar outro rapaz. A morte da vítima foi instantânea. A cena foi presenciada pelo delegado de polícia da 1.ª Delegacia de Polícia Civil do referido estado, com atribuição para apurar o delito, o qual casualmente estava próximo ao local do crime, no dia e hora dos fatos. Acerca da situação hipotética acima apresentada, redija um texto dissertativo, abordando, fundamentadamente, os seguintes aspectos:-
_ faculdade ou obrigatoriedade de prender o autor do crime em flagrante;
- possibilidade de o delegado de polícia instaurar, imediatamente, o inquérito policial respectivo;


- possibilidade de condução coercitiva caso o autor do crime fosse solto antes de ser ouvido formalmente pela autoridade policial;




tema 6 - PF
O Departamento de Polícia Civil do Estado de São Paulo vem investigando os crimes cometidos por três pessoas, maiores e capazes, que atuam no roubo de cargas transportadas em operações interestaduais nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As empresas transportadoras afetadas pelas ações dos criminosos são totalmente privadas, ou seja, não possuem participação financeira de nenhum ente da Federação, não havendo, portanto, em decorrência desses delitos, prejuízo patrimonial direto à União.
Em operação destinada a prender em flagrante os criminosos, apenas um deles foi preso. No momento da prisão, ele ofereceu, ao chefe da equipe policial, cem mil reais para que fosse informalmente libertado. A proposta não foi aceita, e a prisão do criminoso foi efetuada, de acordo com as formalidades legais.
Com base na situação hipotética apresentada acima, redija um texto dissertativo que responda, necessariamente e de maneira fundamentada, aos seguintes questionamentos.
 Havendo necessidade de repressão uniforme dos crimes acima mencionados, poderá o Departamento de Polícia Federal investigar os delitos contra o patrimônio (roubos)?
 Na situação considerada, a proposta feita pelo criminoso ao chefe da equipe policial configurou crime contra a administração pública? Em caso afirmativo, especifique o delito.





tema 7

Após recebimento de denúncia anônima, agentes da polícia civil invadiram, no período da noite, quarto de hotel, com o objetivo de proceder à busca e à apreensão de materiais e documentos supostamente utilizados por determinado hóspede em crimes relacionados à clonagem de cartões de crédito. Os materiais e os documentos obtidos durante a invasão do quarto de hotel foram as únicas provas que alicerçaram a denúncia oferecida pelo MP. Com base nessas provas, foram tomados depoimentos de diversas testemunhas, os quais serviram, também, de fundamento para a condenação do réu. 
Com base nessa situação hipotética, redija texto dissertativo sobre a (in)constitucionalidade da operação policial, abordando, necessariamente, de forma justificada, os seguintes aspectos: 

direitos e garantias fundamentais aplicáveis ao caso;   (im)possibilidade jurídica de utilização, em processo judicial, das provas obtidas na referida operação.

Nenhum comentário: