Exercícios sobre Acentuação - Gabarito
OBS.: Os exercícios estão segundo o Novo Acordo Ortográfico.
d) vêem - vêem - convém
d) voo, herói, veemêntes
d) ele vê / eles veem
1. (IBGE) Assinale a opção cuja palavra não deve ser acentuada:
a) Todo ensino deveria ser gratuito.
b) Não ves que eu não tenho tempo?
c) É difícil lidar com pessoas sem carater.
d) Saberias dizer o conteudo da carta?
e) Cuiaba é uma cidade que não para de crescer.
2. (OSEC) O plural de tem, dê, vê; é, respectivamente:
a) têm, dêem, vêm d) têem, dêem, vêm
b) tem, dêem, vêem e) têem, dêem, vêem
c) têm, deem, veem
3. (FGV-RJ) Assinale a alternativa que completa as frases:
I - Cada qual faz como melhor lhe ....... .
II - O que ....... estes frascos?
III - Nestes momentos os teóricos ....... os conceitos.
IV - Eles ....... a casa do necessário.
a) convém, contêm, reveem, proveem
b) convém, contém, revêem, provém
c) convém, contém, revêm, provém
d) convêm, contém, revêem, provêem
e) convêm, contêm, revêem, provêem
4. (SANTA CASA) As palavras após e órgãos são acentuadas por serem respectivamente:
a) paroxítona terminada em “s” e proparoxítona
b) oxítona terminada em “o” e paroxítona terminada em ditongo
c) proparoxítona e paroxítona terminada em “s”
d) monossílabo tônico e oxítona terminada em “o”, seguida de “s”
e) proparoxítona e proparoxítona
5. (SANTA CASA) As silabadas, ou erros de prosódia, são freqüentes no uso da língua. Assinale a alternativa onde não ocorre nenhuma silabada:
a. Eis aí um protótipo de rúbrica de um homem vaidoso
b. Para mim a humanidade está dividida em duas metades: a dos filântropos e a dos misântropos.
c. Os arquétipos de iberos são mais pudicos que se pensa
d. Nesse ínterim chegou o médico com a contagem de leucócitos e o resultado da cultura de levêdos.
e. Ávaro de informações, segui todas as pegadas do éfebo.
6. (BB) Afirmativa falsa:
a) Dôce é acentuada graficamente
b) Há acento indevido em raíz
c) Falta acento em ruina
d) Têm está acentuada por indicar plural
e) Funil não deve ser acentuada graficamente
7. (BB) Único segmento errado quanto à acentuação gráfica: Tens ideia de quanto é inútil bancar o mártir? Nesse rítmo, acabas perdendo o juízo.
a) ideia b) inútil c) mártir d) rítmo e) juízo
8. (ESAF) Em todas as alternativas as palavras foram acentuadas corretamente, exceto em:
a) Eles têm muita coisa a dizer.
b) Estude os dois primeiros ítens do programa.
c) Afinal, o que contém este embrulho?
d) Foi agradável ouvir aquele orador.
e) Por favor, deem-lhe uma nova chance.
9. (ADM. POSTAL CORREIOS) Marque o item que completa corretamente a frase: Aqueles que ............... do interior, ............... a cidade grande como o mundo que lhes ............... .
a) vêem - vêm - convêm
b) vêm - veem - convêm
c) veem - vêm - convem
e) vêm - vem - convem
10. (ADM. POSTAL CORREIOS) Assinale a opção em que os vocábulos não obedecem à mesma regra de acentuação gráfica:
a) idéia - herói - escarcéu
b) concluído - saúde - atribuí-lo
c) amá-lo - fazê-lo - vendê-lo
d) consequência - mágoa - homogêneo
e) cáqui -possível - amável
11. (CARLOS CHAGAS) Terminado o .........., o .......... recebeu .......... aplausos.
a) vôo - herói - veemêntes
b) voo - heroi - veemêntes
c) vôo - heroi - veementes
e) voo, herói, veementes
12. (ETF-SP) Assinalar a alternativa correta quanto à acentuação:
a) Para por o sotão em ordem foram necessárias duas pessoas.
b) Aqueles índios se alimentam de raizes e andam nús pela floresta.
c) Já faz três mêses que saí da presidência da emprêsa.
d) O elevador só para se o botão for acionado.
e) O remedio que combate esse virus já foi descoberto?
13. (TTN) Assinale a frase incorreta quanto à acentuação gráfica:
a) A funcionária remeterá os formulários até o início do próximo mês.
b) Ninguém poderia prever que a catástrofe traria tamanho ônus para o país.
c) Este voo está atrasado; os senhores tem que embarcar pela ponte aérea e fazer conexão no Rio para Florianópolis.
d)O pronunciamento feito pelo diretor na assembleia revestia-se de caráter inadiável. e)Segundo o regulamento em vigor, o órgão competente tomará as providências cabíveis.
14. (TTN) Assinale o trecho que apresenta erro de acentuação gráfica:
a) Inequivocamente, estudos sociológicos mostram que, para ser eficaz, o chicote, anátema da sociedade colonial, não precisava bater sobre as costas de todos os escravos.
b) A diferença de ótica entre os díspares movimentos que reivindicam um mesmo amor à natureza se enraízam para além das firulas das discussões político-partidárias.
c) No âmago do famoso santuário, erguido sob a égide dos conquistadores, repousam enormes caixas cilíndricas de oração em forma de mantras, onde o novel na fé se purifica. d) O alvo da diatribe, o fenômeno da reprovação escolar, é uma tolice inaceitável, mesmo em um paradígma de educação deficitária em relação aos menos favorecidos.
e) Assustada por antigas endemias rurais, a sociedade brasileira tem, enfim, consciência do horror que seria pôr filhos em um mundo tão inóspito.
15. (UF-PI) Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam acentuadas corretamente:
a) Quero pôr um ponto final nessa polêmica.
b) Com desconfiança, apos sua rúbrica em todos os documentos.
c) Preferem maçã à péra.
d) Lavou o pêlo do animal com sabão comum.
16. (CESGRANRIO) Assinale o item em que ocorre erro ortográfico:
a) ele mantém / eles mantêm
b) ele dê / eles dêem
c) ela contém / elas contêm
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