NO INICIO DO BLOG

1 de fevereiro de 2014

Propostas de redação - 2014

 
 
Instrução:  Leia o seguinte texto e a proposta que o segue.
 
         A corrupção tem origem na palavra ruptura, que pode significar o rompimento ou desvio de um código de conduta -  moral ou social - através do qual, o agente, motivado por alguma vantagem,  age desvirtuando as regras de determinado objetivo, contrariando assim o que a sociedade  considera como justo e moral.  No poder público, ela ocorre  quando o comportamento de um determinado agente desvia-se das obrigações formais do cargo que ocupa, buscando vantagens pessoais, dinheiro ou status.
A corrupção não é um fenômeno recente, bem pelo contrário. Analisando alguns fatos históricos, podemos observar a sua presença: ela levou a China à estagnação econômica, infestou a administração do Império Romano, dificultou o desenvolvimento econômico da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos e acelerou o colapso da Rússia. Porém, nas últimas duas décadas, é possível observar uma movimentação mundial em busca de solução ou, pelo menos, minoração desse problema. As iniciativas para combater a corrupção  são inúmeras, traduzidas em tratados e convenções firmados entre países e blocos econômicos, que compreendem preocupações sobre o impacto desse fenômeno na democracia, na justiça social, no desenvolvimento econômico e no comprometimento do Estado e da estabilidade política.
O fato é que, se  a corrupção pode ser definida como uma quebra das  regras do jogo  a fim de se obter algum ganho pessoal, é bom  lembrar que esse entendimento também pode depender do ponto de vista de  quem julga e, ainda, daquilo que se considera o padrão moral de uma sociedade e de uma época.  Provavelmente, um ato que seria reprovável hoje (por exemplo: proteção, clientelismo, nepotismo),   no passado (ou, até, em outra sociedade da  atualidade), poderia ser considerado normal ou lícito.
 
 
 
Temos presenciado, por intermédio da mídia, inúmeros casos de corrupção, nos mais diferentes meios profissionais e sociais e nas diversas esferas públicas.
 Sua redação versará sobre esse tema: Essa série de ocorrências deve-se a uma banalização, por parte de toda a  sociedade, de valores como ética e probidade – ou, pelo contrário, – esses eventos estão vindo à tona justamente porque a sociedade –  consciente de seus deveres e direitos – está cada vez menos tolerante  com esses episódios  e deseja a punição de  seus autores?
O texto que você vai redigir deve ser uma dissertação, ou seja, deverá apresentar um ponto de vista claramente explicitado sobre o tema por meio de uma argumentação consistente. Não estarão sendo avaliadas as suas opiniões ou quaisquer considerações  ou julgamentos pessoais. Estarão sob avaliação a coerência e a coesão do texto, a observação das regras de expressão da Língua Portuguesa, bem como e o desenvolvimento da argumentação em torno do tema proposto.
Sua dissertação deverá ter, no mínimo, 25 e, no máximo, 30 linhas. Utilize lápis apenas no rascunho; a versão final deverá ser escrita a caneta, na folha própria para a redação, com letra legível, de tamanho regular. Não copie trechos dos textos desta proposta sob pena de ter sua redação invalidada
 
 
 
            INSTRUÇÃO – Leia o seguinte texto e a proposta que o segue.
 
            Estamos em uma era em que, a cada momento, surgem inúmeras especializações e infinitas informações. A capacidade humana está distante de poder abarcar todo o saber elaborado. Hoje a sociedade solicita um homem que saiba trafegar não só pelos meandros de uma área específica, mas que também não se iniba com a incerteza e velocidade das transformações da técnica, por exemplo. O mundo contemporâneo tornou-se totalmente globalizado e altamente tecnificado, fazendo surgir uma competição quase selvagem tanto entre as nações como entre as empresas, o que demanda cada vez mais apenas pessoas qualificadas, tanto culturalmente como em escolaridade formal.
            As habilidades exigidas dos profissionais são cada vez mais sofisticadas, pois a evolução do modo de produção despreza o trabalho desqualificado e repetitivo, já que este pode ser substituído eficientemente pela automatização e robotização. (...)
           
 
            Se a educação é um dos principais pilares de uma sociedade desenvolvida, também é requisito para o sucesso empresarial; nesse sentido, as empresas buscam profissionais qualificados e exigem deles uma constante atualização no que diz respeito aos temas de sua área. Mas as exigências não se restringem à capacitação técnica: saber informática, línguas estrangeiras, ler noticiários e revistas especializadas, além de dedicar uma significativa parcela de tempo a questões de trabalho fazem parte da realidade do profissional atual. Não raro, essas demandas geram esgotamento físico e mental, estresse, depressão e podem evoluir para doenças mais graves. Saber lidar com o próprio tempo e buscar sempre mais oportunidades de conhecimento e formação parecem ser as condições para o sucesso profissional; mas, e para atingir-se o sucesso pessoal?
            Sua dissertação deverá tratar do seguinte tema: como pode o trabalhador de nossa época conciliar as demandas profissionais com as demandas naturais de todo ser humano (saúde, família, lazer etc) a fim de atender a todas satisfatoriamente? Para desenvolver o texto, reflita sobre a questão proposta e, a partir das considerações expostas aqui e de sua própria experiência, estabeleça seu ponto de vista e apresente argumentos que o sustentem.
             Estarão sob avaliação a coerência e a coesão do texto, a observação das regras de expressão da Língua Portuguesa e o desenvolvimento de  uma argumentação em torno do tema proposto. Não estarão sendo avaliadas as suas opiniões ou quaisquer considerações ou julgamentos pessoais.
             Sua dissertação deverá ter, no mínimo, 25 e, no máximo, 30 linhas. Utilize lápis apenas no rascunho; a versão final deverá ser escrita a caneta, na folha própria para redação, com letra legível, de tamanho regular. Não copie trechos  do texto desta proposta sob pena de ter sua redação invalidada.
 
 
 

 

Escolha uma das duas propostas a seguir e elabore um texto dissertativo a respeito do tema dado. Lembre-se de que está sendo solicitado a redigir uma dissertação, ou seja, um texto que se caracteriza pelo esforço de reflexão e argumentação do seu autor sobre o assunto em pauta; portanto, eventuais trechos narrativos (depoimentos, exemplos) devem servir apenas de suporte para a sua argumentação. A redação deve ter de 25 a 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular e respeitando-se as margens; o título é obrigatório.
 

Proposta nº 1

 
            Quando se chega ao final do ano, costumamos fazer um balanço das perdas e dos ganhos. É comum, nesses momentos,  refletirmos sobre o que deu certo e errado nas nossas expectativas, a fim de prepararmos as estratégias para o próximo ano: aprender com o que deu certo e, principalmente, refletir sobre as causas do que não teve sucesso. O jargão popular diz que “é caindo que se aprende a levantar”; já os psicólogos dão o nome de “resiliência” a essa  que é uma característica do ser humano: a capacidade de superar  obstáculos e de aprender com os insucessos.
            Seu texto deve tratar desse tema: a capacidade de tirar lições a partir de um fracasso. Se quiser, desenvolva-o contando um episódio, ocorrido com você ou com alguém conhecido, em que um fracasso tenha servido como lição para a vida. Não importa que tipo de fracasso, se o rebaixamento de seu time, se a perda do seu candidato, se uma perda emocional, se a reprovação na escola... O que vem ao caso é a reflexão feita a partir disso e a lição aprendida. Não deixe de apresentar a sua reflexão acerca do tema: sempre podemos aprender com os fracassos?
           
            Proposta nº 2
 
            Jovens sempre recebem críticas dos mais velhos – em qualquer época -  quanto a suas atitudes, opiniões e seu comportamento; sempre foi assim e é natural, pois trata-se de gerações com valores diferentes. Os jovens de hoje  têm sido alvo dessas críticas num aspecto: os relacionamentos. “Ficar” é um verbo que hoje significa namorar por um curto período de tempo; às vezes o tempo apenas de uma noite ou de uma festa; qualquer jovem de nossos dias sabe o que significa “ficar”. As gerações mais velhas acusam esses jovens de, com esse comportamento, banalizarem  algo tão importante como as relações amorosas e, ainda, alegam que o desrespeito a valores como a  fidelidade pode formar uma geração sem moral e sem ética.
            Seu texto deve tratar desse tema: a autenticidade (ou a falta dela) nas relações entre os jovens. Para ajudar na sua reflexão, se quiser, cite exemplos que possam sustentar sua opinião sobre o assunto; mas não deixe de registrar seu ponto de vista acerca do tema: será que faltam valores nos relacionamentos entre os jovens de hoje?

Nenhum comentário: