NO INICIO DO BLOG

3 de dezembro de 2013

Crase - concursos

Para que o fragmento de texto abaixo respeite as regras de regência da norma culta, assinale a opção que preenche corretamente as lacunas na ordem indicada. Desde julho de 2000 a revista BANCO HOJE vem estimulando debate em torno das transformações que envolvem _____ implementação do SPD. O esforço empreendido é muito inferior ______ vantagens no que diz respeito ____evolução do sistema financeiro nacional e _____ oportunidades de integração com o mercado global. (BANCO HOJE, março de 2001, com adaptações)
 
 
carregando
No enunciado "os serviços essenciais à população" é obrigatório o emprego do acento para marcar a crase. Nas alterações do enunciado feitas abaixo dispensa-se o acento por não haver a crase. Numa das alterações, entretanto, podese usar o acento por se tratar de um caso de crase facultativa. Esta alteração está na opção:
 
carregando
Nas orações abaixo, uma apresenta incorreção quanto ao uso do sinal indicativo da crase. Assinale-a:
carregando
Assinale a alternativa que melhor completa a oração a seguir: "A professora ........ lhe falamos é aquela. .....outra é ..... diretora do curso".
 
carregando
Assinale a alternativa que melhor completa a oração a seguir: "O livro ....... autor foi premiado está sendo editado .... pressas .... aquela grande editora"
 
carregando
Ocorre crase da preposição "a" e do artigo "a(s)" , que deveria ter sido assinalada, nos seguintes períodos do texto: I- O reconhecimento da imunidade de que trata o inciso III é subordinado a efetiva observância dos seguintes requisitos pelas entidades nele referidas; II- Não distribuírem qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a título de lucro ou participação no seu resultado; III- Aplicarem, integralmente, no País, os seus recursos visando a manutenção dos seus objetivos institucionais; IV- O disposto neste artigo não exclui a atribuição, as entidades nele referidas, da condição de responsáveis pelos tributos que lhes caiba reter. V- O disposto neste artigo não as dispensa da prática de atos previsto neste Código.
 
carregando
A necessidade ou não do sinal de crase está inteiramente observada na frase:
 
carregando
Quanto à ocorrência do sinal de crase, a frase inteiramen-te correta é:
 
 
Leia o texto e marque a afirmação incorreta.
 
carregando
Atente para as seguintes frases: I. À qualquer hora estamos dispostos a assistir à cenas de guerra. II. Àquela hora da noite, ainda estávamos atentos à transmissão das cenas da guerra. III. Daqui a uma hora esse canal passará a transmitir a comunicação que o Presidente fará à Nação. Quanto à necessidade de usar-se o sinal de crase, está inteiramente correto o que se lê em
 
carregando
A necessidade de deslocamentos de populações entre pontos geográficos diferentes deu origem ...... uma infra-estrutura física e ...... criação de veículos que poderiam mover-se ...... velocidades cada vez maiores.
carregando
Justifica-se inteiramente o emprego do sinal de crase em:
 
carregando
Está correto o emprego do sinal de crase em:
 
carregando
O uso do sinal indicador da crase é facultativo em:
 
carregando
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto. Em um universo em que nada poderia escapar ___medida e ao número, os domínios que ignoram ____ quantificação - ____ consciência e os valores - deixam de ter direito ____ existência. Não só ____ digitalização facilita ____ tomada de poder dos engenheiros sobre o saber de outros cidadãos, como também nega qualquer possibilidade de existência de uma outra compreensão do mundo, de um outro projeto de sociedade. (Adaptado de Victor Scardigli, trad. Fábio de Castro, "Um mundo totalmente digital?", Correio Braziliense, Caderno Pensar, 10/10/2002)
 
carregando
O emprego do sinal da crase contraria a norma culta no item:
carregando
Quanto à necessidade ou não de utilização do sinal de crase, está inteiramente correta a frase:
 
carregando
Assinale a opção que preenche as lacunas de forma gramaticalmente correta. No que diz respeito ____ taxa de inflação, ainda que os resultados estejam longe da meta (mais de 7% ante ____ meta de 4%), é preciso reconhecer que diante dos acontecimentos de 2001 não se trata de um mau resultado. Todos sabemos que os "choques de oferta" não se prestam ____ ser controlados facilmente pela manipulação da taxa de juros e que freqüentemente, quando ocorre um choque é melhor encontrar um caminho mais longo para retornar ____ meta do que forçar uma volta rápida com maiores custos em matéria de crescimento. (Antonio Delfim Netto)
 
 
carregando
Quanto à necessidade ou não de utilização do sinal de crase, a frase inteiramente correta é:
 
carregando
 
carregando
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de grafia das palavras. O Tribunal de Contas da União, por meio do(1) Acórdão(2) nº 1.137, de 13 de agosto de 2003, apresentou o resultado de trabalhos de inspeção realizados junto aos Órgãos Centrais, à(3) Delegacia da Receita Federal em Brasília e à Delegacia Especial de Instituições Financeiras em São Paulo, tendo por objeto avaliar o controle exercido pela Superintendência da Receita Federal sobre à(4) rede arrecadadora de receitas federais. Em diversos trechos de seu relatório, aquele Tribunal reconhece os benefícios advindos(5) do Projeto de Reestruturação do Controle da Rede Arrecadadora de Receitas Federais - Projeto Nova Rarf. (Adaptado de www. receita. fazenda.gov.br, 10/09/2003)

Nenhum comentário: