NO INICIO DO BLOG

6 de dezembro de 2013

Pronomes de tratamento

Pronomes de tratamento são axiônimos, ou seja, nomes que constituem formas corteses de tratamento, expressões de reverência, títulos honoríficos, etc. São pronomes como outros quaisquer, inclusive empregados da mesma forma que os pronomes pessoais, porém são utilizados em situações formais específicas antepondo-se a determinadas palavras que designam cargos ou posições sociais de prestígio, como já mencionado acima.

A conjugação dos pronomes de tratamento é da 3ª pessoa, mas normalmente se identificam mais com a segunda pessoa, já que se referem à pessoa com quem se fala. Um exemplo disso é o pronome “você” que substitui o pronome “tu” em muitas regiões que tem como língua oficial a língua portuguesa. A substituição já está tão comum que os pronomes “tu” e “vós” estão aos poucos tornando-se arcaicos, já que estão rapidamente perdendo a frequência de seu uso.
Alguns gramáticos mais modernos já chegam até a incluir o pronome “você” entre os pronomes pessoais.
Quanto ao emprego de iniciais maiúsculas ou minúsculas nos pronomes de tratamento, há ainda um certo impasse, porém alguns gramáticos sugerem que se use letras minúsculas nos pronomes mais usuais ou comuns, tais quais: senhor, senhora, doutor, dona, dom, senhorita, professor, você. Já nos demais pronomes, menos usuais e mais formais, utiliza-se letras maiúsculas, como por exemplo: Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Santidade, etc.
Quando se trata das abreviações, no entanto, utiliza-se apenas iniciais maiúsculas, e nunca minúsculas.
Vejamos os principais pronomes de tratamento e a ocasião de seu uso:
Pronome de TratamentoAbreviatura no SingularAbreviatura no PluralUsos
VocêV.VV.Usado para um tratamento mais informal. Em algumas regiões é substituído pelo "tu"
Senhor, SenhoraSr., Sr.ªSrs., Srª.sUsado quando falamos com pessoas com as quais não temos intimidade
Vossa SenhoriaV. S.ªV. Sª.sPouco utilizado atualmente; para quando nos dirigimos à autoridades em geral, como diretores, chefes, vereadores, secretários, etc.
Vossa ExcelênciaV. Ex.ªV. Ex.ªsUsado para referenciar autoridades mais altas, como Presidente da República, Ministros de Estado, Senadores, Deputados, etc.
Vossa EminênciaV. Em.ªV. Em.ªsUsados para falarmos com Cardeais
Vossa AltezaV. A.V V. A A.Para nos referirmos a Príncipes e Princesas, Duques
Vossa SantidadeV.S.            -Para o Papa
Vossa ReverendíssimaV. Rev.mªV. Rev.mªsBispos e Sacerdotes
Vossa PaternidadeV. P.VV. PP.Superiores de Ordens Religiosas.
Vossa MagnificênciaV. Mag.ªV. Mag.ªsReitores de Universidades
Vossa MajestadeV. M.V V. M M.Reis e Rainhas.
 
   
 
Postar um comentário